Relógios

ÍCONES – F.P. Journe LineSport

LineSport

Em Genebra — O hiper-galardoado François-Paul Journe estreou uma linha desportiva denominada ‘lineSport’ e que para já tem dois modelos com pouco mais de 50 gramas: o Centigraphe Sport e o Octa Sport. Estivemos com o mestre marselhês para conhecer melhor os dois modelos e ficámos a saber que esta inesperada incursão por caminhos mais desportivos resultou de um desafio proposto por um colecionador de relógios.

Muitos dos modelos ou coleções na indústria relojoeira nascem a partir de uma inspiração específica ou até seguem sugestões particulares — e isso acontece sobretudo na alta-relojoaria e nas marcas de criadores independentes, onde existe uma relação muito próxima entre o mestre relojoeiro e os seus clientes. E foi a partir da sugestão de um cliente e amigo que François-Paul Journe resolveu criar uma nova linha desportiva para a sua prestigiada coleção: a lineSport.

LineSport

O Centigraphe Sport e o Octa Sport de F.P.Journe. © F.P. Journe Invenit et Fecit
| Foto de abertura: F.P.Journe e Jean Alesi © F.P. Journe Invenit et Fecit

 

O amigo é um importante colecionador que decidiu mudar radicalmente a sua vida de homem de negócios e abraçar um estilo de vida mais saudável e radicalmente desportivo, já que passou a correr regularmente em maratonas e a participar em provas de triatlo. Essa mudança não fez o colecionador desinteressar-se pela alta-relojoaria: pelo contrário, desafiou François-Paul Journe a declinar as suas fabulosas criações em versões que lhe permitissem ser utilizadas em competição. E o mestre relojoeiro, que nunca quis ir além de um ou outro modelo na sua coleção que tivesse características mais desportivas mas mantivesse as características da alta-relojoaria, acabou por aceitar o repto. Afinal de contas, os relojoeiros gostam de desafiar os seus próprios limites.


Dois modelos e um na calha

F.P.Journe lineSport — Centigraphe Sport

F.P.Journe Centigraphe Sport — o primeiro modelo da linha Sport da marca. © F.P. Journe Invenit et Fecit

O primeiro passo foi encontrar um material que baixasse o peso total dos relógios mas que pudesse manter o espírito de alta-relojoaria da marca F.P. Journe Invenit et Fecit — incluindo ao nível da construção de mecanismos. Após muita pesquisa, François-Paul Journe optou por uma liga premium de alumínio utilizada na aeronáutica, com um tratamento adicional para tornar a superfície à prova de risco e para que a liga assumisse propriedades anti-corrosivas e anti-alérgicas.

O primeiro modelo lançado foi uma declinação do galardoado Centigraphe (cronógrafo capaz de leituras até ao centésimo de segundo que foi premiado no Grand Prix d’Horlogerie de Genéve); o Centigraphe Sport apresenta uma caixa diferente e uma bracelete específica, albergando um mecanismo em alumínio para um peso total de 55 gramas!

LineSport

O F.P.Journe Centigraphe Sport alberga um mecanismo em alumínio para um peso total de 55 gramas. © F.P. Journe Invenit et Fecit

Como a manufatura F.P. Journe Invenit et Fecit tem a experiência de fazer os seus mecanismos em ouro rosa de 18 quilates (em vez dos tradicionais metal e latão), tornou-se menos difícil a complicada transição para o alumínio e foi feito o mesmo para o mecanismo automático que equipa o mais recente modelo lineSport: o Octa Sport (53 gramas). Segundo François-Paul Journe, o próximo modelo que está na calha é um cronógrafo de corda automática. «Como o Centigraphe será sempre feito em quantidades exclusivas, lançámos o Octa Sport. O próximo será um modelo intermédio com um mecanismo cronográfico automático.»

LineSport

F.P.Journe Octa Sport. © F.P. Journe Invenit et Fecit

A nova coleção apresenta um grau técnico superlativo — se se pensar que François-Paul Journe tinha prometido nunca criar uma linha de vocação desportiva com a chancela F.P. Journe Invenit et Fecit, não há dúvida de que a lineSport é o perfeito exemplo de que mais vale mudar de ideias tarde do que nunca. ET_simb