Atualidades

LEILÕES – Aí estão os relógios Only Watch. Hoje F.P.Journe Invenit et Fecit.

ETO_FPJ_OnlyWatch_Tourbillon_Souverain_Bleu

O Only Watch é um leilão de relógios únicos que se realiza de dois em dois anos, sob o alto patrocínio de Alberto do Mónaco, com o objetivo de angariar fundos a favor de organizações que lutam contra a distrofia muscular de Duchenne. A edição de 2015 já foi anunciada e as marcas começam a apresentar as suas propostas. Eis o relógio único proposto por F.P.Journe Invenit et Fecit.

— 

Há quem lhe chame ‘concurso de beleza’ ou ‘concurso internacional de protótipos relojoeiros’, mas a verdade é que a iniciativa Only Watch se tornou um caso sério no mundo da relojoaria e uma oportunidade para as marcas explorarem ao máximo a sua energia criativa.

Lançado pela primeira vez em 2005, o Only Watch é um leilão internacional de caridade que se realiza bienalmente com o objetivo único de angariar fundos para centros de investigação da distrofia muscular de Duchenne (DMD), um distúrbio genético que afeta, principalmente, crianças do sexo masculino. O DMD traduz-se no gradual enfraquecimento dos músculos e consequentes problemas respiratórios e cardíacos. Segundo a Association Monégasque contre les Myopathies, um em cada 3500 nascimentos é atingido por esta disfunção que, muitas vezes, se revela fatal.

© Only Watch 2015

© Only Watch 2015

Numa organização conjunta e sob o alto patrocínio do príncipe Alberto do Mónaco, a Association Monégasque contre les Myopathies, pela primeira vez a leiloeira Philipps (no passado chegou a ser a Antiquorum) e o Monaco Yacht Show convidam, assim, as marcas interessadas a cederem um modelo único das suas coleções para ser leiloado num evento que este ano vai decorrer em Genebra.

Como é óbvio, este é o momento ideal para firmar posição no setor. Se o primeiro quartel do ano vive animado com os salões de apresentação das principais novidades, nos anos do Only Watch o marasmo do verão é mais facilmente suportável graças à apresentação regular dos protótipos que estarão disponíveis em hasta. E todos são surpreendentes. É que aqui vale tudo: graças à liberdade inerente ao próprio regulamento, as marcas dedicam-se à criação de peças com caraterísticas inéditas e até mesmo excecionais. Não estamos a falar de um Grande Prémio de Relojoaria no qual um grupo de especialistas avalia modelos de acordo com parâmetros específicos. Falamos da oportunidade de ver um público alargado a ‘lutar’ por relógios únicos. Um estímulo para as mentes dos relojoeiros, já que não está em causa a viabilidade comercial em grande escala. O resultado traduz-se em relógios com linhas irreverentes, soluções técnicas fora de série e elementos decorativos à altura de peças de museu.

O leilão deste ano conta já com 40 casas participantes que, aos poucos, vão começando a apresentar os relógios criados para a iniciativa.

Only Watch 2015: F.P.Journe Invenit et Fecit Tourbillon Souverain Bleu

Tourbillon Souverain Bleu

F.P.Journe Invenit et Fecit Tourbillon Souverain, o relógio único da marca do mestre marselhês para a edição de 2015 do Only Watch. © F.P.Journe Invenit et Fecit

Este ano, a F.P.Journe Invenit et Fecit avança com duas novidades: por um lado apresenta o Tourbillon Souverain Bleu que será um digno representante da marca na edição de 2015 do Only Watch; por outro lado, a marca surpreende ao anunciar que este relógio único é o primeiro de uma coleção composta por peças únicas destinadas às futuras edições do leilão. Característica comum a todos os relógios é a caixa concebida em tântalo e o mostrador azul.

Com efeito, o Tourbillon Souverain Bleu surge como o primeiro turbilhão com caixa inteiramente em tântalo. Este material deve o seu nome ao mito grego do ‘Tormento de Tantalus’ e carateriza-se pela dureza extrema que o torna difícil de trabalhar.

Além disso, os reflexos azuis do mostrador cromado potenciam uma hipnotizante dança de cores, de acordo com a incidência da luz. Com movimento de manufatura em ouro rosa de 18 kt, o Tourbillon Souverain Bleu inclui ainda um dispositivo de força constante e segundos mortos.

Apesar de a F.P.Journe anunciar esta futura coleção de peças únicas que têm o tântalo e o mostrador como elementos comuns, a marca tem já na sua coleção regular um relógio que se distingue por estas caraterísticas: o Chronomètre Bleu que começou por ser um modelo complementar, mas que rapidamente se tornou num protagonista devido à sua singularidade. A verdade é que este relógio faz parte da coleção regular, já os modelos Only Watch serão sempre peças únicas.

O Tourbillon Souverain Bleu irá ser apresentado na exibição itinerante Only Watch que arranca em setembro no Mónaco e passa por Hong Kong, Pequim, Nova Iorque, Londres e Genebra. Consulte a nossa agenda para saber as datas.ET_simb