Em Foco, Relógios

EM FOCO – Chopard L.U.C Lunar Big Date

Chopard L.U.C Lunar Big Date

EdT49 — Há algo de fascinante num relógio com a indicação das fases da Lua, principalmente se o seu mecanismo tiver sido projetado para auferir uma precisão excecional. É o caso do Chopard L.U.C Lunar Big Date, que mede cada revolução sinódica com a precisão de 29 dias, 12 horas, 44 minutos e 2,8 segundos, o suficiente para não ser necessário nenhum ajustamento desta função ao longo de 122 anos.

Texto originalmente publicado no número 49 da Espiral do Tempo.

Chopard L.U.C. Lunar Big Date

© Chopard

 
Precisão sinódica

Chopard L.U.C. Lunar Big Date

© Chopard

A precisão de uma determinada indicação num relógio mecânico está quase sempre relacionada com a dimensão da engrenagem que lhe está associada. No caso da indicação das fases da Lua, o calibre L.U.C 96.20-L faz uso de uma roda com nada menos de 135 dentes. O suficiente para mais de um século de funcionamento sem nenhum ajustamento.

 
Data legível

Chopard L.U.C. Lunar Big Date

© Chopard

Não há nada mais incómodo do que ter de colocar os óculos para ler a data sobre o mostrador de um relógio. O Lunar Big Date da Chopard faz uso de uma tradição muito saxónica optando por apresentar a sucessão de dias entre 1 e 31 através de uma dupla janela sobredimensionada e colocada de forma proeminente entre o centro do mostrador e as 12 h.

 
Hemisfério sul

Chopard L.U.C. Lunar Big Date

© Chopard

Começa a ser hábito, e o Lunar Big Date não foge à regra: este Chopard contempla igualmente o negligenciado hemisfério sul e indica as fases da Lua observadas a partir deste lado da Terra. Sobre o mesmo disco celeste, um pequeno triângulo aponta para a respetiva fase lunar inscrita na sua periferia.

Chopard L.U.C. Lunar Big Date

© Chopard

O calibre de manufatura L.U.C 96.20-L opta por um microrrotor envolvido por pontes decoradas com Côtes de Genève que escondem dois tambores de corda com uma autonomia de até 65 horas. ET_simb

Chopard L.U.C. Lunar Big Date

© Chopard

 
Caraterísticas Técnicas
Chopard
L.U.C Lunar Big Date

Referência/ 161969-1001
Movimento/ Mecânico de corda automática. Calibre L.U.C 96.20-L, 65 h de reserva de corda, 28.800 alt/h.
Funções/ Horas, minutos, pequenos segundos, data, fases da lua.
Caixa Ø 42 mm/ Ouro branco 18 kt, vidro de safira antirreflexos.
Bracelete/ Pele de aligátor com fecho de báscula em ouro branco 18 kt.
Preço/ € 25.720