Novidades, Relógios

NOVIDADES | Oris presta homenagem a Carl Brashear com edição limitada em bronze

Oris_Carl_Brashear_Ed_Limitada

O filme Men of Honor recupera a história de Carl Brashear, o primeiro master diver afro-americano na história da Marinha dos Estados Unidos. Com elenco de luxo, o filme foi lançado no ano de 2000, mas se tivesse sido realizado no ano de 2016, ao interpretar o principal papel, o ator Cuba Gooding Jr. podia contar com um companheiro de pulso à altura: é que a Oris lançou uma edição limitada que presta precisamente homenagem à vida e ao caráter de Carl Brashear.

Fonte: Press Release

Oris Carl Brashear Edição Limitada

Carl Brashear formou-se pela U.S. Navy Diving & Salvage School em 1954. Nessa época os capacetes de mergulho eram feitos de bronze. © Oris

Nascido em 1931, em Tonieville, Kentucky, Carl Brashear alistou-se na Marinha em 1948 com 17 anos de idade e, apesar de ter sido alvo de discriminação racial, conseguiu obter o seu grau de formação do programa de mergulho da Marinha em 1954. Em 1966, perdeu a parte inferior da perna esquerda num acidente ocorrido durante uma missão de recuperação de uma bomba de hidrogénio. Após um extenuante período de reabilitação, em 1968 tornou-se o primeiro mergulhador amputado da Marinha dos Estados Unidos, e em 1970 obteve a credenciação de master diver, tornando-se o primeiro afro-americano a conseguir tal título. É parte da vida deste homem que o filme evoca:

Após uma carreira de mais de 30 anos com distinção na Marinha dos Estados Unidos, Brashear passou à reforma em 1979. Morreu em 2006 aos 75 anos.

 

Oris Carl Brashear Edição Limitada

    O novo Oris Carl Brashear Edição Limitada presta tributo aos feitos lendários de Carl Brashear. © Oris

O novo Oris Carl Brashear Edição Limitada presta tributo aos feitos lendários de Carl Brashear. © Oris

O Oris Carl Brashear Edição Limitada é o primeiro relógio da marca concebido em bronze, um material que envelhece naturalmente e que nos anos de 1950 era utilizado nos capacetes de mergulho em águas profundas. De início o bronze é claro e brilhante, mas com o tempo vai escurecendo, uma vez que o teor de cobre reage em contacto com o dióxido de carbono e a humidade. Isso significa que cada um dos 2000 exemplares da edição limitada irá adquirir ao longo do tempo a sua própria patina, o que faz de cada relógio uma peça única.

Oris Carl Brashear Edição Limitada

O Oris Carl Brashear Edição Limitada é o primeiro relógio da marca com caixa concebida em bronze. © Oris

A nível estético, o relógio inspira-se no Oris Divers Sixty-Five, mas com uma caixa de 42 mm de diâmetro, sendo que a luneta unidirecional é também concebida em bronze, ostentando em relevo uma escala de minutos para controlo dos tempos de mergulho. Neste aspeto, o relógio recupera também alguns dos modelos de mergulho da marca.

Oris Carl Brashear Edição Limitada

O fundo da caixa é personalizado com o capacete de mergulho de Brashear e com o seu lema «Não é pecado cair. Pecado é permanecer no chão.». © Oris

Ao nível de pormenores, destaque ainda para o fundo em aço inoxidável personalizado com um baixo relevo do capacete de Brashear e o seu lema pessoal: «Não é pecado cair. Pecado é permanecer no chão.»

Equipado com movimento automático, o relógio apresenta um mostrador azul escuro — do qual sobressaem indexes aplicados revestidos a ouro rosa e preenchidos com Super-Luminova® — e é estanque até 100 metros.


Característiscas Técnicas:
Oris
Oris Carl Brashear Edição Limitada
Edição Limitada a 2000 exemplares

Oris Carl Brashear Edição Limitada

O Oris Carl Brashear Edição Limitada é apresentado num luxuoso estojo de madeira com a insígnia de master diver da Marinha dos Estados Unidos no interior da tampa. © Oris

Referência/ 733 7720 3185 LS
Movimento/ Automático Oris Calibre 733, baseado no movimento Sellita SW200, com janela de data na posição das 6 horas.
Caixa Ø 42 mm/ Multipeças de bronze e coroa de rosca de bronze. Estanque até 10 bar/100 m. Luneta superior rotativa unidirecional de bronze com escala de 60 minutos para cálculo dos tempos. Marcador de zero com preenchimento em Super-LumiNova®. Vidro de safira, curvo como uma bolha, abaulado nas duas faces, com acabamento antirreflexos no interior. Fundo em aço inoxidável, aparafusado personalizado com gravação especial e com o número de edição limitada.
Mostrador/ Curvo azul-escuro com indexes aplicados revestidos a ouro rosa, preenchidos com Super-LumiNova®. Ponteiros das horas, dos minutos e dos segundos com revestimento de ouro rosa, preenchidos com Super- LumiNova®.
Bracelete/ Cabedal castanho-escuro com fivela de bronze.

Consulte o site oficial da Oris para mais informações.

Save