Novidades, Relógios

Dia de Darwin com os novos Aquatimer

IWC_Galapagos_iguanas_destaque

No dia em que se celebra o aniversário de Charles Darwin — e que por isso foi instituído como Dia de Darwin — relembramos os novos Aquatimer da IWC. Isto porque toda a coleção Aquatimer tem vindo a ser apresentada numa ligação direta ao incrível mundo das Ilhas Galápagos, tendo em conta o apoio da marca à Estação Científica Charles Darwin, uma instituição da Fundação Charles Darwin, sediada nas Galápagos, cuja atividade se centra na preservação da biodiversidade do arquipélago.

Fonte: Press Release

Em 2014, a IWC recuperou a coleção Aquatimer com o lançamento de novos modelos que reuniram o consenso geral. Entre eles encontrava-se o Aquatimer Chronograph Expedition Jacques-Yves Cousteau Edition, lançado em homenagem à expedição que esteve na base do documentário Dragões Marinhos, realizado pelo famoso mergulhador francês sobre as iguanas das Galápagos. Aliás, toda a coleção foi apresentada como estando ligada ao incrível mundo que as Ilhas Galápagos representam, principalmente tendo em conta o apoio da marca à Estação Científica Charles Darwin, uma instituição da Fundação Charles Darwin, sediada nas Galápagos, cuja atividade se centra na preservação da biodiversidade do arquipélago.

Agora, em 2015, a IWC dá à luz três novos espécimes na coleção Aquatimer.


Os novos Aquatimer

IWC_Aquatimer_La_Cumbre_Volcano_e_Automatico_2000

À esquerda: Aquatimer Chronograph Edition ‘La Cumbre Volcano’ (Ref. IW379505); à direita: Aquatimer Automatic 2000 (Ref. IW358001) © IWC Shaffhausen

São três os novos modelos que vêm complementar a coleção Aquatimer e todos eles incluem a engenhosa luneta rotativa exterior que controla um anel interior para ajuste do tempo de mergulho; a este inovador sistema acrescenta-se ainda o sistema IWC SafeDive que garante que o anel interno é ajustado apenas no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. A legibilidade é ainda acentuada pelos ponteiros, algarismos e indexes com revestimento luminescente, que contrastam com o fundo negro do mostrador.

E no caso do novo Aquatimer Chronograph Edition ‘La Cumbre Volcano’ a luneta interior ganha ainda mais vida pelo apontamento vermelho-escuro alusivo ao magma em ebulição, tendo em conta que este relógio evoca precisamente o vulcão La Cumbre, situado na Ilha Fernandina — elemento que volta a surgir na gravação do fundo da caixa. Com a referência IW379505, o novo Aquatimer Chronograph Edition ‘La Cumbre Volcano’ é uma edição limitada a 500 exemplares com caixa em aço revestida a cauchu preto mate e estanque até 30 bar. No interior bate o movimento automático Calibre 89365 de manufatura com reserva de corda de 68 horas e que une às funções regulares (horas, minutos e segundos) a função de cronógrafo flyback.  Ao lançar este novo relógio, a IWC Schaffhausen volta a centrar-se na sua parceria com a Charles Darwin Foundation, sendo que uma parte das receitas das vendas reverterão a favor desta organização.

Já o Aquatimer Automatic 2000 (Ref. IW358001) é relançado com ponteiros e indexes amarelos que sobressaem do mostrador preto. A origem deste relógio remonta a um relógio para mergulhadores-desminadores concebido em 1982 por Ferdinand A. Porsche. Com uma caixa de 44 mm em titânio e uma resistência à agua de até 2000 metros, o Aquatimer Automático 2000 está equipado com movimento manufaturado IWC, Calibre 80110 de corda automática e uma reserva de marcha de 44 horas.

IWC_Aquatimer_Expedition_Jacques-Yves_Cousteau

Aquatimer Automatic Editon ‘Expedition Jacques-Yves Cousteau’ (Ref. IW329005) © IWC Schaffhausen

Com o Aquatimer Automatic Editon ‘Expedition Jacques-Yves Cousteau’ (Ref. IW329005), a IWC dá continuidade a uma série de edições especiais em honra do oceanógrafo francês e, como parceira da Cousteau Society, a marca contribui, entre outros, para a restauração do navio de investigação Calypso de Costeau. No que diz respeito ao relógio em si, este distingue-se pelo seu mostrador azul profundo que salta à vista da poderosa caixa em aço. O fundo é personalizado, à semelhança da edição de 2014, com a gravação da figura de Jacques-Yves Costeau com o seu inconfundível gorro de lã, mas as semelhanças ficam por aqui, já que o novo modelo surge como uma edição simples de três ponteiros data, ao contrário do anterior que era um cronógrafo com indicação do dia do mês e do dia da semana. O novo Aquatimer Automatic Edition ‘Expedition Jacques-Yves Cousteau’ é estanque até 30 bar e tem uma autonomia de 42 horas. ET_simb


Caraterísticas Técnicas:
IWC Schaffhausen
Aquatimer Chronograph Edition ‘La Cumbre Volcano’
Edição limitada a 500 exemplares

Referência/  IW379505
Movimento/ Mecânico de corda automática. Calibre 89365, 68 h reserva de corda, 28.800 alt/h.

IWC Schaffhausen
Aquatimer Automatic 2000 

Referência/  IW358001
Movimento/ Mecânico de corda automática. Calibre 80110, 44 h reserva de corda, 28.800 alt/h.

IWC Schaffhausen
Aquatimer Automatic Editon ‘Expedition Jacques-Yves Cousteau’

Referência/  IW329005
Movimento/ Mecânico de corda automática. Calibre 30120, 42 h reserva de corda, 28.800 alt/h.
Funções/ Horas, minutos, segundos centrais, data.
Mostrador/ Luneta mecânica rotativa de controlo de anel interno com sistema SafeDive; indexes e ponteiros luminescentes.
Caixa Ø 42 mm/ Aço, vidro de safira com tratamento antirreflexos, estanque até 30 bar.
Bracelete/ Cauchu preto com fivela em aço.

Consulte o site oficial da IWC Schaffausen, para mais informações.