Atualidades, Relógios

LEILÕES | Heuer Carrera com recorde em leilão

Heuer_Carrera_Ronnie_Peterson_01

No passado dia 14 de maio, a Sotheby’s levou à praça um Heuer Carrera que pertenceu a Ronnie Peterson, enquanto oferta do próprio Jack Heuer em 1972 ao piloto sueco. O relógio foi leiloado pela soma de 225.000 CHF, um recorde no âmbito dos leilões em Genebra.

A Sotheby’s promoveu no passado dia 14 de maio, no Beau-Rivage Hotel, em Genebra, o leilão Important Watches, que compreendeu uma eclética seleção de relógios, representativos da perícia relojoeira suíça.

E se o leilão contemplou, efetivamente, instrumentos do tempo muito interessantes e raros — como um Patek Philippe de bolso, com repetição de minutos, calendário perpétuo e indicação das fases da lua, que se pensa ser um dos dois únicos modelos da referência 844 em ouro branco, ou como um delicioso relógio musical autómato (que faz lembrar mesmo o incrível The Charming Bird da Jaquet Droz) — a Heuer também se destacou graças a um Heuer Carrera de 1972 que foi vendido por CHF 225,000/$226,663, mais de 20 vezes a estimativa. Segundo a leiloeira «não menos do que seis apaixonados colecionadores lutaram pelo relógio numa batalha que durou 10 minutos». O resultado final fica registado enquanto recorde no domínio dos leilões.

Heuer_Carrera_Ronnie_Peterson_soldad

© TAG Heuer

Conhecido como ‘the racing car driver’s watch’, trata-se de um Heuer Carrera Referência 1158, com caixa em ouro de 18 quilates e equipado com o Calibre 12 de manufatura, com indicação da data. O relógio foi oferecido ao piloto Ronnie Peterson por Jack Heuer, em 1972, por ocasião da assinatura do contrato de patrocínio da Heuer, pelo que o fundo da caixa guarda consigo um elemento muito especial: a gravação «Success Ronnie Peterson from Jack W. Heuer».

Além disso, o lote incluía ainda uma placa de ouro comemorativa do prémio Rouge et Blanc Joseph Siffert, pela performance de Ronnie Peterson em Nürburgring, no Grande Prémio da Alemanha, em 1972. Fica a nota de que, quando foi oferecido, este Heuer  Carrera teria um preço de 950 CHF.

O site Hodinkee falou com Jeff Stein do site OnTheDash e especialista em relógios Heuer e o mesmo refere que este relógio tem tudo aquilo que um colecionador de relógios Heuer aprecia: «Gravado para um amado herói da Fórmula 1; oferecido por um prémio que tem o nome de outro herói (Jo Siffert); oferecido por Jack Heuer e sendo o seu modelo favorito de todos os modelos Heuer. Este relógio tem tudo isto e o preço parece consistente com o top Formula One/watch memorabilia

© TAG Heuer

© TAG Heuer

Ainda destacado pelo site Hodinkee, refira-se que o Heuer Carrera agora arrematado no leilão da Sotheby’s é um dos quatro relógios Heuer leiloados nos tempos recentes em Genebra e que, juntos totalizaram $461,333. Os outros três: um Autavia 11063V revestido a PVD, um Monaco ‘Dark Lord’ 74033N e um Autavia 2446.

Como já foi referido no nosso site, o Heuer Carrera celebrou 50 anos em 2013:  «Intimamente ligado ao desporto automóvel, este cronógrafo nasceu e floresceu em plena era da conquista do espaço. Jack Heuer sabia então que a legibilidade seria determinante para os cronógrafos da nova geração e optou por um mostrador simples, mas acompanhado de uma escala até ao quinto de segundo em relevo e um vidro bombeado para proporcionar um efeito tridimensional. O resultado: um relógio belo e depurado, embora sem um nome de batismo à altura. A designação foi encontrada numa conversa de Jack Heuer com um dos dois irmãos Rodriguez, famosos pilotos mexicanos, aquando de uma prova nos Estados Unidos (as ‘12 Horas de Sebring’) em que a Heuer assegurava a cronometragem oficial. Pedro Rodriguez recordou então um lendário rally que atravessava o México nos anos 50 e que deixou de existir devido à sua extrema periculosidade: o ‘Carrera Panamericana Mexico’. A prova era destinada a promover a nova autoestrada panamericana, mas alguns acidentes fatais levaram ao seu definitivo cancelamento. Jack Heuer regressou à Suíça com um apelido carismático para o relógio que passaria a simbolizar o apogeu dos cronógrafos de pulso e que seria posteriormente adotado por grandes campeões da Fórmula 1.» ET_simb