Relógios

1919 Datetimer Eternity Black Edition Black & Rubber

1919 Datetimer Eternity Black Edition Black & Rubber

Tivemos a oportunidade de passar alguns momentos com o 1919 Datetimer Eternity Black Edition Black & Rubber. De linhas miminalistas e com uma estética evocativa do antigo Worldtimer, o relógio respira Porsche Design e é um dos rostos da coleção 1919, recentemente lançada pelo estúdio de Zell am See — numa homenagem antecipada à corrente Bauhaus que celebrará 100 anos em 2019.

1919, by Porsche Design

1919 Collection

Não é fácil compreender, à partida, a estrutura da linhagem 1919 da Porsche Design. Limitamo-nos a resumi-la (remetendo o leitor para uma explicação mais detalhada no artigo «1919 Collection: Estilização funcional»). Em traços gerais, a homenagem à Bauhaus compreende duas coleções: a 1919 Collection propriamente dita, que inclui modelos simples com três ponteiros/data (Datetimer Series 1), modelos com indicação de segundo fuso horário (Globetimer Series 1) e modelos com cronógrafo (Chronotimer). Depois, existe a coleção 1919 Eternity assente apenas em modelos depurados de três ponteiros/data  e com uma estética absolutamente Porsche Design. O 1919 Datetimer Eternity Black Edition Black & Rubber insere-se neste último grupo.

1919 Collection Datetimer Eternity Black Edition Series © Porsche Design

1919 Collection Datetimer Eternity Black Edition. Em mãos tivemos o 1919 Datetimer Eternity Black edition Black & Rubber, o primeiro relógio do lado esquerdo: com caixa preta e bracelete em cauchu. © Porsche Design

Segundo a marca, o 1919 Datetimer Eternity celebra o icónico design germânico. Para tal, o relógio — com diferentes declinações — terá sido inspirado pelas linhas puristas e estética funcional do Porsche 356, encorporando uma elegância que remonta aos anos de 1950 e à herança Porsche Design.


1919 Datetimer Eternity Black Edition Black & Rubber

1919 Datetimer Eternity Black Edition Black & Rubber

1919 Datetimer Eternity Black Edition Black & Rubber © Espiral do Tempo / Paulo Pires

Tal como toda a linhagem 1919, o Datetimer Eternity Black Edition Black & Rubber ostenta uma caixa de 42 mm evocativa da estética de caixa do antigo Worltimer (que tinha 45 mm), e que se revela muito confortável. Essa evocação passa sobretudo pelas asas abertas numa arquitetura que culmina numa barra transversal para fixação da bracelete. A versão que tivemos em mãos tem caixa em titânio (elemento comum também a toda a nova coleção), no entanto, revestida a PVD preto mate. A escolha pelo titânio assume-se como uma mais valia graças à leveza e rigidez, bem como às propriedades anti-corrosivas e anti-alergénicas. A coroa apresenta um efeito decorativo picotado para melhor manuseamento e é personalizada no topo com o logo da marca.

Mostrador

1919 Datetimer Eternity Black Edition Black & Rubber

© Espiral do Tempo / Paulo Pires

A coleção 1919 Datetimer Eternity oferece modelos de mostrador amplo escurecido de efeito esfumado, com numerais e indexes brancos de dimensões consideráveis num apelativo contraste que garante excelente legibilidade. No caso do Datetimer Eternity Black Edition Black & Rubber, o contraste é acentuado graças à predominância do preto em todos os elementos do conjunto, para além do mostrador: caixa e bracelete. O estilo de grafismo é fiel ao padrão usado nos relógios Porsche Design, no entanto os numerais 12, 3, 6 e 9 são sobredimensionados. Muito Porsche Design, sem qualquer dúvida, esta abordagem. Simples e funcional.  Às 12 horas encontra-se o logo da marca; às 3 horas, a pequena janela da data. Por fim, uma subtil escala dos segundos emoldura o mostrador e contribui para o jogo de linhas curvas/retas do conjunto.

Bracelete

1919 Datetimer Eternity Black Edition Black & Rubber

© Espiral do Tempo / Paulo Pires

Como o nome do relógio indica, o 1919 Datetimer Eternity Black Edition Black & Rubber apresenta uma bracelete preta em cauchu com textura especialmente macia, e uma ranhura que se prolonga pelo centro como elemento decorativo. O interior da bracelete inclui ainda um padrão que parece ser inspirado nas ranhuras típicas dos pneus, talvez como alusão à relação da marca com o mundo automóvel. O fecho de báscula é em titânio revestido a tratamento PVD preto mate, a condizer com a caixa. A bracelete é ainda personalizada com a referência ‘Porsche Design’.

1919 Datetimer Eternity Black Edition Black & Rubber

© Espiral do Tempo / Paulo Pires

Motorização

O 1919 Datetimer Eternity Black Edition Black & Rubber está equipado  com o movimento automático Sellita SW 200 que dá vida às horas, minutos, segundos e data. Apesar do fundo fechado, o calibre inclui o caraterístico rotor da Porsche Design, evocativo das jantes dos desportivos Porsche. Oferece uma reserva de corda de 38 horas e uma frequência de 4Hz (28.800 alt/h). ET_simb

1919 Datetimer Eternity Black Edition Black & Rubber

© Porsche Design

Caraterísticas Técnicas

Porsche Design
1919 Datetimer Eternity Black edition Black & Rubber

Referência/ 4046901986094
Movimento/ Corda automática. Calibre Sellita SW200, 38 h de reserva de corda, 28.800 alt/h.
Funções/ Horas, minutos, segundos e data.
Caixa Ø 42 mm/ Titânio com tratamento a carboneto de titânio preto mate, vidro e fundo em cristal de safira, estanque até 10 m.
Bracelete/ Cauchu preta com textura LaserFlex e fecho de báscula em titânio com tratamento PVD preto mate.
Preço/ € 3.250

Galeria de imagens

 

Para mais informações consulte o site oficial da Porsche Design ou contacte a Torres Distribuição .

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save