Histórias

HISTÓRIAS – UGears: os modelos mecânicos que se podem tornar viciantes…

Ugears_destaque

A UGears é uma marca ucraniana que produz modelos mecânicos de madeira. E funcionam sim. Basicamente, a embalagem guarda as peças já recortadas. Depois, cabe-nos passar algum tempo a montar e desmontar peças até que — com todos os componentes bem montados — a máquina que temos em mãos ganhe vida.

Já sei que ainda é cedo para o Natal, mas foi logo no Natal em que pensei quando vi pela primeira vez um vídeo sobre a UGears — uma marca ucraniana que produz modelos mecânicos concebidos em madeira. E o melhor é que são realmente fantásticos.

A questão do Natal é óbvia: há sempre aquelas pessoas a quem nunca sabemos o que havemos de oferecer porque simplesmente têm tudo (olá, pai!). E depois, das duas uma, ou oferecemos os clássicos pares de peúgas, uma camisola de  lã ou uma garrafa de vinho ou, então, optamos por oferecer uma outra coisa qualquer apenas porque sim.

E eu não gosto disso.

Gosto de oferecer prendas que fazem sentido.

Por isso, fiquei com um sorriso nos lábios com a  UGears. Claro que, por defeito profissional, o facto de se tratar de modelos mecânicos chamou-me logo a atenção. Além disso, são feitos de madeira, a montagem não requer qualquer tipo de cola e todos os componentes estão já cortados. Sendo, assim, tal como puzzle, falamos de ‘apenas’ montagem correta de peças para, por fim, reservar algum tempo para ver tudo a funcionar.

Confesso que adorei qualquer um dos modelos apresentados — e o catálogo até é considerável. Mas também é verdade que alguns me chamaram mais a atenção.

1 — A flor mecânica com uma encantadora bailarina no interior — mechanical flower-etui — que integra 101 componentes e que, infelizmente, já não está disponível:

2 — O temporizador de 20 minutos — model timer for 20 minutes —, que integra 107 componentes:

3 – E a caixa forte, com 179 componentes — mechanical 3D safe model:

Mas vale a pena descobrir em detalhe cada um dos modelos disponíveis. Por outro lado, o próprio site oficial da marca e respetivas redes sociais oferecem-nos momentos bem passados, com vídeos dedicados, por exemplo, à rotina desta empresa, as histórias que estão por trás da criação da marca ou fotografias que nos fazem sonhar.

Obrigatória é a consulta dos vídeos da UGears com as instruções de montagem, também disponíveis em inglês. Sempre ficamos com mais certezas de que os nossos modelos irão  mesmo funcionar. Aqui fica um exemplo:

De resto, acho que o melhor é arranjar uma estante lá em casa e tempo também. Porque acredito que este é um daqueles passatempos que se pode tornar bastante viciante. Mas, para já, acho que vou começar por viciar os outros (e o Natal, como disse, é perfeito para isso).

No site oficial da UGears descobre-se tudo o que há para saber sobre estes modelos mecânicos, inclusive informação de preços e onde comprar. ET_simb

Save

Save

Save

Save