Atualidades, Histórias

Campanha Generations e Magazine Patek Philippe celebram 20 anos

Foto de Peggy Sirota para a campanha Generations da Patek Philippe (1996)

A Patek Philippe celebra, em 2016, os 20 anos da campanha ‘Generations’ — uma campanha que veio abordar os instrumentos do tempo da marca como objetos criados para atravessarem gerações. Ainda este ano, a marca celebra também duas décadas da sua Magazine Patek Philippe — uma publicação de referência que nasceu do desejo de Philippe Stern partilhar com os clientes as maravilhas associadas ao universo Patek Philippe.

Que 2016 foi um ano de aniversários em relojoaria não é novidade, mas para a Patek Philippe foi mesmo recheado: além dos 40 anos do Nautilus (tema que encontra explorado na edição de inverno 2016), podemos falar dos 20 anos da inauguração do complexo de Plan-les-Ouates e do lançamento do Calendário Anual, que acabou por se tornar num dos mais reconhecidos modelos da marca. Mas há mais. O ano de 2016 celebra ainda os 20 anos do lançamento da campanha ‘Generations’ que se distinguiu por apostar numa linguagem emocional que elevava os instrumentos do tempo Patek Philippe a objetos criados para atravessar gerações.

As imagens escolhidas tinham muita força (e continuam a ter), com pais e filhos a partilharem momentos únicos e com os relógios a surgirem como apontamentos. A mensagem era clara: «You never actually own a Patek Philippe. You merely look after it for the next generation» (Nunca se possui verdadeiramente um Patek Philippe. Apenas se cuida dele para a próxima geração).

Generations Campaign

Dois exemplos da campanha Generations da Patek Philippe: à esquerda, foto de Marden Smith © Patek Philippe; à direita, foto de Robert Wyatt

A campanha foi desenvolvida pela agência Leagas Delaney que teve a preocupação de orientar o foco para o cliente e não para o produto. A abordagem inovadora no domínio da linguagem promocional em relojoaria também passou pela referência às esferas privadas e emocionais associadas a um contexto familiar, bem como uma visão orientada para o futuro, ancorada no slogan «Begin your own tradition.»

Ao longo dos tempos, os momentos familiares têm sido captados pelas lentes de reconhecidos fotógrafos, nomeadamente, Peggy Sirota, Peter Lindbergh, Jeanloup Sieff, Mary Ellen Mark, Ellen Von Unwerth, Marden Smith, Glen Luchford, Craig McDean, Veronique Vial, Robert Wyatt.

Em duas décadas, segundo a marca, a campanha teve um impacto decisivo no domínio da relojoaria e contribuiu para o crescimento da popularidade da Patek Philippe não apenas entre colecionadores, mas no seio do público em geral — ajudando ainda a apelar ao público mais jovem. Em 2007, Generations foi distinguida com o ‘Prix suisse de la campagne horlogère de l’année’ (Prémio suíço para a campanha relojoeira do ano) e continua a distinguir-se no universo da relojoaria. Mais recentemente, o conceito Generations tem vindo a ser acompanhado também por vídeos.

Magazine Patek Philippe

MagazinePatekPhilippe

© Patek Philippe

No entanto, a Patek Philippe tem ainda mais motivos para celebrar: este ano, a Magazine Patek Philippe faz vinte anos também. Lançada em 1996, por iniciativa do próprio Philippe Stern, esta publicação tem, desde o início, o objetivo de partilhar, com os seus clientes, o universo cultural e os valores da marca.

A revista abarca, assim, uma ampla variedade de temas — desde as belas artes e arquitetura, à moda, ao desenho, ao artesanato, à música, ao cinema, passando pela fotografia, por reportagens de viagens, personalidades reconhecidas entre outros. Sempre com ênfase para imagens espetaculares e colaboradores de renome — bem ao nível de uma marca como a Patek Philippe.

Esta publicação traduz-se em duas edições por ano, com uma tiragem de 285.000 exemplares destinados a proprietários de relógios Patek Philippe em cerca de 175 países.

Uma verdadeira inspiração. ET_simb