Novidades, Relógios

SIHH 2017/ Les Cabinotiers Celestia Astronomical Grand Complication 3600

Les Cabinotiers Celestia Astronomical Grand Complication 3600

Pára tudo. Mesmo. Depois do gigante de bolso que foi o Ref. 57260, a Vacheron Constantin apresenta ao mundo um gigante de pulso. O novo Les Cabinotiers Celestia Astronomical Grand Complication 3600 é uma peça única que prova bem como a mestria não é fruto do acaso. A capacidade para conceber um relógio como este tem tudo que ver com tradição de longa data, com construção de conhecimento, e com inovação também. Aqui fica uma apresentação geral, com algumas fotos exclusivas e o testemunho do relojoeiro responsável.

A Vacheron Constantin volta a surpreender em 2017 com o Ateliers de Cabinotiers, o departamento de criação e desenvolvimento de peças extraordinárias — que podem ser ou não encomendadas por clientes. A estrela deste ano chama-se Celestia Astronomical Grand Complication 3600 e o destaque vai para as inúmeras complicações astronómicas que nele podemos encontrar. Trata-se, assim, de um relógio que, ao todo, reúne 23 complicações.

Em exclusivo para a Espiral do Tempo, o relojoeiro que criou o relógio referiu que «o novo Celestia é, face ao Ref. 57260, lançado em 2015, outra demonstração da mestria da Vacheron Constantin no campo das Grandes Complicações — desta vez no formato de relógio de pulso. Além disso, também apresenta soluções criativas e inovadoras, no que diz respeito ao campo das complicações astronómicas.»

E que complicações são essas? Vejamos:

Vacheron_Constantin_Les_Cabinotiers_Celestia_Astronomical_Grand_Complication_3600_soldad

23 complicações dispostas no mostrador principal e num segundo mostrador no verso da caixa. Foto: Vacheron Constantin

Calendário e fase lunar (rodagem de tempo médio)
1. Janela que indica o dia
2. Data indicada por ponteiro
3. Janela que indica o mês
4. Janela que indica o ano bissexto
5. Calendário perpétuo
6. Indicação de dia e noite
7. Indicação de fase lunar de grande precisão
8. Idade da lua

Funções solares (rodagem tropical)
9. Equação do tempo
10. Equação do tempo de rodagem
11. Hora do nascer do sol
12. Hora do por do sol
13. Duração do dia
14. Duração da noite
15. Estações, solstícios, equinócios e signos do zodíaco

Indicador de marés
16. Indicador do nível das marés
17. Conjunção, oposição e quadratura do Sol, da Terra e da Lua

Mapa celeste (rodagem sideral especial)
18. Mapa celeste do hemisfério norte com a indicação da Via Láctea, da eclíptica e do equador celeste.
19. Horas do tempo celeste
20. Minutos do tempo celeste

Outras funções
21. Turbilhão
22. Três semanas de reserva de marcha (6 tambores)
23. Indicação da reserva de marcha

Como se constata, há muito para descobrir, mas o interessante é que não se trata de um relógio cheio à vista, difícil de ler. Na verdade, a legibilidade é um dos aspetos que temos de destacar. E sim, segundo o próprio relojoeiro (cujo nome não pode ser divulgado) «a legibilidade foi, absolutamente, um dos principais objetivos do relógio. Além disso, a combinação de ouro branco da caixa e o cinzento ardósia do mostrador principal é harmoniosa e oferece contraste e legibilidade de funções. Esta legibilidade e a precisão das indicações nos mostradores é o resultado de uma colaboração próxima entre o mestre relojoeiro e o designer,» como o próprio explicou.

Na relação entre o 57260 e este novo Celestia, importa dizer que «ambos os instrumentos do tempo foram desenvolvidos no seio da estrutura Les Cabinotiers, mas as equipas de relojoaria e de engenharia foram diferentes/independentes. No entanto, a equipa de design foi similar para ambos».

Les Cabinotiers Celestia Astronomical Grand Complication 3600

O Celestia Astronomical Grand Complication 3600 reúne 23 complicações numa caixa de 45 mm de diâmetro por 13,6 mm de espessura, em ouro branco de 18 quilates. Tivemos a oportunidade de apreciar uma réplica do Ref.57260 e era monumental. De grandes dimensões, tendo em conta o número de complicações que albergava. É, por isso, que encarar um relógio de pulso de 45 mm que guarda 23 complicações astronómicas acaba por ser algo que não nos deixa indiferentes.

As complicações estão dispostas em dois mostradores: 15 no mostrador principal e as restantes no mostrador que se encontra no verso da caixa.

Vacheron_Constantin_Les_Cabinotiers_Celestia_Astronomical_Grand_Complication_3600_08

Difícil não tentar desvendar esta espécie de mapa de complicações astronómicas. O novo Celestia é impressionante. Foto: Vacheron Constantin

O mostrador principal apresenta a hora civil e a hora solar através de três ponteiros centrais, um calendário perpétuo (o calendário precisa de um ajuste da data a cada 400 anos…), um indicador de marés, constituído por um indicador do nível da maré e uma representação tridimensional da quadratura da Terra, da Lua e do Sol.

Les Cabinotiers Celestia Astronomical Grand Complication 36009720C-000G-B281

O indicador de marés localiza-se às 11 horas, num sub-mostrador que apresenta o Sol, a Terra e a Lua. Foto: Vacheron Constantin

Depois, temos a indicação da fase lunar por meio de dois discos sobrepostos, nos quais podemos ver uma imagem real da lua cheia e nos quais são indicados o dia, a noite e a idade da lua. Um ajuste de um dia a cada 122 anos é tudo o que requer a fase lunar para se manter bem precisa… A estas funções unem-se as horas do nascer e do pôr-do-sol, através de dois ponteiros em duas escalas, bem como a duração do dia e da noite, num indicador às 6 horas.

Les Cabinotiers Celestia Astronomical Grand Complication 3600

Indicadores do dia e da noite, bem como do nascer e do pôr do sol. Estão localizados às 6 horas. Foto: Vacheron Constantin

O dia da semana, do mês e do ano bissexto são apresentados em pequenas janelas, enquanto a data é indicada por um ponteiro em serpentina, num sub-mostrador às 3 horas. Esta série de complicações é complementada por outras dispostas em semicírculo, às 4 horas: os signos do zodíaco, as estações, os solstícios e os equinócios.

Les Cabinotiers Celestia Astronomical Grand Complication 3600 9720C-000G-B281

Os signos do zodíaco, as estações, os solstícios e os equinócios podem ser lidos através de um disco, numa abertura às 4 horas. Foto: Vacheron Constantin

Mostrador no verso

O segundo mostrador, na parte posterior do relógio, está igualmente repleto de funções astronómicas. Com dois discos de safira sobrepostos, distingue-se pelo seu mapa celeste. É aqui que as horas e os minutos do tempo sideral são apresentadas.

Vacheron_Constantin_Les_Cabinotiers_Celestia_Astronomical_Grand_Complication_3600_07

Dois discos sobrepostos em vidro de safira permitem a leitura da hora sideral, tendo como referência o hemisfério norte. Para esta apresentação foi feito um pedido de patente. Foto: Vacheron Constantin

Em primeiro plano, surgem as constelações tal como são observadas desde o hemisfério norte, enquadradas por um anel interior antracite, onde constam os meses do ano, e um indicador de reserva de marcha. Duas elipses (uma vermelha e outra branca), no mesmo disco transparente, correspondem, respetivamente, às projeções da eclíptica e do equador celeste.

Um segundo disco, com uma escala graduada, indica a hora sideral e os quatro pontos cardeais. Num mostrador antracite observa-se um mapa celeste transparente que, por sua vez, permite ver o turbilhão, às 6 horas.

Equação do Tempo de rodagem

Entre os muitos possíveis aspetos a destacar neste relógio, a indicação do tempo de rodagem surge como bastante interessante. Porque não se vê todos os dias.

Vacheron_Constantin_Les_Cabinotiers_Celestia_Astronomical_Grand_Complication_3600_02_AiguilleSoleil

A equação do tempo de rodagem permite indicar a variação que existe entre a hora solar e a hora civil através de um ponteiro central — neste caso, o ponteiro em ouro rosa com um pequeno sol na extremidade é que permite essa leitura imediata. Foto: Vacheron Constantin

A equação do tempo é a diferença que existe entre a hora civil e a hora solar, algo que de um modo geral tende a ser indicado através de um ponteiro que percorre uma escala que vai dos +14 aos -16 minutos (intervalo máximo da diferença entre ambas as horas) e requer um cálculo mental para determinar a hora solar.

No Celestia, a equação do tempo é indicada através um ponteiro central, em ouro rosa, que, de acordo com o relojoeiro, «permite uma ótima legibilidade e uma leitura imediata da variação entre o tempo solar e o tempo médio. Esta opção técnica requer maior complexidade do que a normal escala semi-circular.» Denominada equação do tempo de rodagem, esta foi uma das complicações complicadas de desenvolver (passo a redundância). A solução técnica passou por uma rodagem tropical que simula o ano solar médio, ou seja, o tempo que a Terra demora a dar uma volta completa em torno do Sol: 365,2421898 dias.

Calibre 3600

Vacheron_Constantin_Calibre_3600_02

O impressionante Calibre 3600 que, apesar de reunir 23 complicações, apresenta apenas 8,7 mm de espessura. Foto: Vacheron Constantin

O processo de desenvolvimento do calibre 3600, que dá vida ao relógio, durou cinco anos, desde o início da conceção, totalmente integrada, até aos acabamentos. De corda manual, dispõe de uma reserva de marcha de três semanas, graças a seis tambores montados em dois pares de três. Para otimizar a energia armazenada e a sua transmissão, os tambores foram fabricados com uma liga Bioflex® dúctil e resistente, pelo que as rodagens encaixam perfeitamente. Além disso, os seis tambores garantem um volume considerável de armazenagem de energia e permitem que o calibre seja o mais fino possível. Poupar energia e aumentar a reserva de corda foram os principais objetivos.

O resultado é um movimento de 514 peças, com uma espessura de apenas 8,7 milímetros. Aliás, o próprio relojoeiro refere que um dos grandes desafios desta peça foi precisamente «a implementação de tanta complexidade técnica relojoeira num espaço tão reduzido.»

Desafio superado.

Vacheron_Constantin_Calibre_3600_01

Os tambores distinguem-se bem nesta foto. Ao estarem montados em três garantem um considerável armazenamento de energia — fundamental para manter as 23 complicações em funcionamento. Foto: Vacheron Constantin

Com bracelete em pele de aligátor e fivela em ouro branco, o Celestia Astronomical Grand Complication 3600 foi lançado enquanto peça única certificada pelo Punção de Genebra.

A cereja no topo do bolo é o estojo decorado com madeira marchetada. Já o preço? Cerca de um milhão de francos suíços. ET_simb