Em Foco, Relógios

EM FOCO – Oris Big Crown ProPilot Air Racing Edition VI

Oris Big Crown Propilot Air Racing Edition VI

EdT57 — Desde o lançamento do Big Crown Original Pointer Date de 1938, a história da Oris passou a estar intimamente associada à aeronáutica. Trave mestra da coleção, a linha Big Crown expandiu-se recentemente com a variante ProPilot, de personalidade mais contemporânea e militar — e foi com base no Big Crown ProPilot Day-Date que a marca de Hölstein lançou a mais recente edição limitada dedicada à escuderia Air Racing de Don Vito Wyprächtiger: o Big Crown ProPilot Air Racing Edition VI.

Oris Big Crown Propilot Air Racing Edition VI

© Oris

Inspiração e presente

Oris Big Crown Propilot Air Racing Edition VI

© Espiral do Tempo / Paulo Pires

A emblemática linha Big Crown deve o nome à coroa protuberante para que os pilotos pudessem acertar o relógio ou dar corda através da coroa sem descalçar as luvas. A robusta ramificação ProPilot, estreada em 2014 com um tamanho sobredimensionado, apresenta uma interpretação moderna da luneta de bordo serrilhado inspirada nas turbinas dos motores a jato, mas com outros tipos de acabamento e grafismo no mostrador.

Ases pelos ares

Oris Big Crown Propilot Air Racing Edition VI

© Espiral do Tempo / Paulo Pires

Entre as parcerias da Oris no campo da aviação encontra-se o patrocínio do especialista em acrobacia aérea Don Vito Wyprächtiger, que em 2013 se tornou no primeiro piloto não-americano a ganhar a Gold Race nas corridas aéreas de Reno. As edições anuais Air Racing destinam-se a celebrar as façanhas da equipa do piloto suíço e a mais recente mantém o tom de aço escurecido (gun metal), mas opta pelo amarelo para contrastar com o mostrador preto e os indicadores (algarismos, indexes, ponteiros) brancos — sendo amarelo a cor do forro da correia em tela técnica. O fundo inclui a numeração até 1.000 e ainda uma gravação alusiva ao avião Scarlet Screamer e às caraterísticas torres de sinalização do Air Show & Races de Reno.

Oris Big Crown Propilot Air Racing Edition VI

© Espiral do Tempo / Paulo Pires

Propulsor automático

 

Galeria de imagens

 

Se a Air Race é a Fórmula 1 (Formula One Class) do desporto aeronáutico, a motorização do Big Crown ProPilot Air Racing Edition VI assenta num propulsor fiável de corda automática: o calibre 752, baseado no Sellita SW 220-1 com mudança instantânea nas janelas do dia e do dia da semana. ET_simb

 

Caraterísticas Técnicas

Oris
Big Crown ProPilot Air Racing Edition VI

Edição limitada a 1.000 exemplares em homenagem a Don Vito Wyprächtiger
Referência/ OR752.7698.4284-SET
Movimento/ Mecânico de corda automática. Calibre JLC 735, 38 h de reserva de corda, 28.800 alt/h, 26 rubis, ø 25.60 mm.
Funções/  Horas, minutos, segundos, dia da semana e data.
Mostrador/ Preto, ponteiros e indexes com SuperLuminova branca.
Caixa Ø 45 mm/ Aço com tratamento cromado bronze-cinza; vidro em cristal de safira abobadado em ambos os lados com tratamento antirreflexos, estanque até 100 m, fundo com gravação especial.
Bracelete/ Tela técnica com fecho de báscula em aço cromado.
Preço/ € 1.800