Relógios

Um Shelby Cobra para o pulso

HyperFocal: 0

A histórica parceria entre o universo relojoeiro e o mundo automóvel tem um novo capítulo. Ao longo do presente milénio têm-se sucedido as associações ao mais alto nível entre grandes marcas de ambos os setores e uma das mais recentes é a colaboração entre a Baume & Mercier e a Carroll Shelby Company, iniciada em 2015 e com um desenvolvimento de nonta desvelado no recente SIHH: o novo Clifton Club Shelby Cobra Limited Edition passa a ser a estrela da companhia.

FOTO 1 10344_CliftonClubCobra_Mood_Baume-et-Mercier 2

Um cronógrafo com raça: o Clifton Club Shelby Cobra Limited Edition. @ Baume & Mercier

Já se tinha visto aquando da Dubai Watch Week, no passado mês de Novembro, que Alain Zimmermann, CEO da Baume & Mercier, iria continuar a apostar fortemente na linha Clifton – uma coleção assente no tradicional formato redondo com inspiração vintage que se tornou na trave mestra da marca. E as principais novidades apresentadas pela Baume & Mercier no Salão Internacional da Alta Relojoaria, em janeiro, confirmaram isso mesmo… com uma importante nuance: a criação de uma variante Clifton Club de espírito não só mais jovem e desportivo, mas também com primeiros preços muito competitivos. Com a adição, entre os novos modelos, de um que passa a ser a estrela da companhia: o cronógrafo de mostrador original dedicado ao lendário Shelby Cobra Daytona Coupé.

FOTO 3 CliftonClubCobra_Mood_Baume-et-Mercier 2

A cauda bicolor do Shelby Cobra Daytona Coupé que originou o mostrador repartido. @ Baume & Mercier

Quais as razões do fascínio mútuo entre a indústria relojoeira e automobilística? A resposta pode ser encontrada na partilha de valores comuns, como a mecânica, a estética e o prestígio… para além do facto de relógios e carros serem considerados os brinquedos favoritos do homem! O Shelby Cobra Daytona Coupé foi e continua a ser seguramente um dos mais cobiçados ‘brinquedos’ dos amantes dos desportos motorizados – sendo um dos mais icónicos bólides na história do automobilismo norte-americano, tanto pela beleza das suas linhas como pela coleção de troféus acumulada nas mais famosas corridas de resistência dos anos 60.

FOTO 4 Daytona_Hangar

Um santuário para os aficionados: a garagem da Carrol Shelby e a preparação dos seis Shelby Cobra Daytona Coupé nos anos 60. @ Baume & Mercier

Para celebrar ainda mais o acordo entre a Baume & Mercier e a Carroll Shelby Company, o famoso designer Peter Brock recuperou os seus esboços do lendário carro de há 50 anos e juntou-se ao diretor artístico da marca relojoeira suíça Alexandre Peraldi para personificar essa ligação num conjunto de relógios em edição limitada – e depois dos modelos lançados nos dois últimos anos, a ligação foi exponenciada com a criação dos cronógrafos Clifton Club Shelby Cobra Limited Edition, sendo que todos os detalhes do Shelby Cobra Daytona Coupé foram utilizados na estilização do exemplar que se revelou a grande vedeta da marca no Salão Internacional da Alta Relojoaria.

FOTO 5 Baume-et-Mercier-Clifton-10344_SOLDAT_1446320 2

Clifton Club Shelby Cobra Limited Edition: imagem do mostrador; note-se o detalhe do contrapeso ‘Cobra’ no ponteiro dos segundos do cronógrafo. @ Baume & Mercier

Peter Brock quis algo de diferente e conseguiu-o: “Podemos escolher ser conservadores ou lutar por ser diferentes. Foi essa a atitude que trouxemos para o Clifton Club Shelby Cobra Limited Edition. Um cronógrafo como nenhum outro!”, referiu o lendário designer. Em honra do recorde de velocidade estabelecido em Le Mans no ano de 1964, apenas 196 exemplares numerados estarão disponíveis – com um look caraterístico baseado num mostrador dividido em duas cores principais (azul metálico e cinzento metalizado) inspirado na cauda do lendário bólide, rodeado por uma escala taquimétrica que destaca a velocidade recorde de 196 milhas por hora.

FOTO 6 Baume-et-Mercier-Clifton-10344_BACK_1446319 2

Clifton Club Shelby Cobra Limited Edition: imagem do verso com um rotor de formato especial. © Baume & Mercier

Mas não é só. A caixa de 44 milímetros em titânio e aço polido alberga um movimento cronográfico La Joux-Perret 8147-2 com função fly-back acionado por botões em forma de pedal e a insígnia Cobra com estrias laterais em homenagem ao poderoso motor Cobra 289. O próprio rotor evoca as jantes do Shelby Cobra Daytona Coupé e o ponteiro central do cronógrafo também tem o logótipo Cobra. O simbolismo é reforçado pela correia especial com padrão ‘carbono’ e costura condizente com as nuances vermelhas do mostrador. O cronógrafo é apresentado num estojo que, como não podia deixar de ser, inclui uma miniatura do carro à escala 1:43.

FOTO 7 IMG_0473

O obrigatório wristshot do Clifton Club Shelby Cobra Limited Edition, tirado no SIHH. © Espiral do Tempo/Miguel Seabra

Para além do cronógrafo Clifton Club Shelby Cobra Limited Edition, a Baume & Mercier lançou também um par de cronógrafos Clifton Club com as mesmas cores mas de produção regular e optando por submostradores contrastantes em vez da segmentação no mostrador. Aqui ficam as imagens desses dois modelos e uma do trio para a devida comparação.

FOTO 8 IMG_0475

A versão regular do cronógrafo Clifton Club Shelby Cobra com mostrador prateado e totalizadores azuis. © Espiral do Tempo/Miguel Seabra

FOTO 9 IMG_0476

A versão regular do cronógrafo Clifton Club Shelby Cobra com mostrador azul e totalizadores prateados. © Espiral do Tempo/Miguel Seabra

IMG_0469

Um trio de respeito. © Espiral do Tempo/Miguel Seabra

Os dois cronógrafos regulares são interessantes, mas o Clifton Club Shelby Cobra Limited Edition é o modelo de coleção a perseguir… quem não tem um dos seis ultra-valiosos Shelby Cobra Daytona Coupé dos anos 60 poderá ao menos contentar-se com o seu espírito transferido para o pulso…