Em Foco, Novidades, Relógios

Baselworld 2017: Patek Philippe Annual Calendar Chronograph 5960/1A (agora com mostrador preto texturado)

Grande_destaque_Patek

É o regresso de um dos modelos mais casual / desportivos da Patek Philippe – o Ref. 5960/1A Annual Calendar Chronograph foi bem recebido em 2014 com a sua caixa em aço e mostrador branco. Agora surge numa versão com um bonito mostrador preto texturado.

Em 2014, a Patek Philippe  complementou o seu catálogo com uma nova versão do seu Ref. 5960 Annual Calendar Flyback Chronograph, num passo um pouco inesperado para quem conhece bem a marca. A surpresa passou pela caixa em aço, tendo em conta os antecedentes deste modelo, sempre lançado com materiais preciosos desde que fez a sua aparição em 2006. Entre 2006 e 2013 foram assim apresentadas versões em ouro rosa, ouro branco e platina deste que foi o primeiro cronógrafo flyback automático com calendário anual da casa genebrina.

E, no passado dia 18 de março, um destes modelos foi mesmo leiloado pela Antiquorum: caixa de 40mm em platina, mostrador antracite e um diamante Top Wesselton entre as asas. No interior, o Calibre CH-28-520/521, certificado com o Selo de Genebra e já com uma série de pormenores técnicos de exceção que passam, por exemplo, pelo balanço Gyromax. Estes primeiros modelos apresentam o calendário anual através de três janelas na zona superior do mostrador (dia da semana, dia do mês ao centro e mês à direita), um indicador de reserva de corda nas 12 horas e um contador às 6 horas para as indicações cronográficas (horas e minutos) e para a indicação dia/noite.

Se os pusermos lado a lado, veremos que entre o modelo agora leiloado e o modelo lançado em 2014 existem significativas diferenças estéticas, mas a mais óbvia diferença é mesmo o material da caixa.

O aço como exceção

Patek Philippe Annual Calendar Chronograph 5960/1A

Patek Philippe Annual Calendar Chronograph 5960/1A: à esquerda a versão de 2014; à direita a de 2017. © Patek Philippe

Pode parecer estranho, mas o facto de a Patek Philippe ter lançado o o Patek Philippe Annual Calendar Chronograph 5960 com caixa em aço foi motivo suficiente para fazer deste um modelo especialmente desejado. Porque numa casa onde conceber relógios com caixa em metais preciosos é quase regra – fora as coleções Nautilus e Aquanaut – o lançamento de um relógio com caixa em aço soa mesmo a especial.

Acrescente-se ainda o facto de ser considerado um dos modelos mais casual da marca, pensado para ser utilizado casualmente no dia a dia por uma clientela mais jovem, segundo o próprio Thierry Stern, presidente da Patek Philippe. O 5960/1A (o ‘1’ da referência alude à bracelete metálica, e o ‘A’, ao aço) veio assim substituir todas as anteriores referências 5960 em metais preciosos e é este ano complementado pela sua cara metade: uma versão com mostrador preto.

Patek-Philippe-5960-1A-black-dial

Patek Philippe Annual Calendar Chronograph 5960/1A. © Patek Philippe

O Ref. 5960/1A Annual Calendar Chronograph era já dotado de um dos mais interessantes e bonitos mostradores no catálogo da marca. Agora, surge num tom preto ébano opalino contrastado pelo vermelho dos ponteiros (segundos e minutos do cronógrafo) e no disco da data, mas também pelas molduras das janelas das indicações do calendário que agora são prateadas, tal como acontece também com a escala que contorna o mostrador.

Patek Philippe Annual Calendar Chronograph 5960/1A

Patek 2

Patek Philippe Annual Calendar Chronograph 5960/1A. © Patek Philippe.

As diferentes janelas alusivas ao calendário, no Patek Philippe Annual Calendar Chronograph 5960/1A. © Patek Philippe.

Equipado com o mesmo calibre CH 28-520 IRM QA 24HO da versão anterior, o mais desportivo dos cronógrafos com calendário anual da Patek Philippe fora da linha Nautilus volta a surgir numa caixa redonda – ainda não temos noção das dimensões, mas supomos que tenham sido mantidos os mesmos 40,5 mm de diâmetro, dimensões perfeitas para um relógio intemporal. Os ponteiros do cronógrafo assumem um formato vintage e acompanham a coroa de forte personalidade.

Em Baselworld iremos conhecer melhor esta novidade da Patek Philippe e teremos certamente mais para contar. Até lá, consulte o site oficial da marca para mais informações.