Em Foco, Relógios, Relógios destaque 2

EM FOCO: Jaeger-LeCoultre Master Memovox Boutique Edition (o som do azul)

destque

Para celebrar o 60.º aniversário de um dos seus mais emblemáticos modelos, a Jaeger-LeCoultre criou uma edição exclusiva do mesmo Master Memovox automático que se mantém no seu catálogo em versão regular — inspirando-se em detalhes vintage de um modelo específico dos anos 70, juntando-lhe uma bela cor azul com duas tonalidades. O exercício de estilo rétro pode ser encontrado nas boutiques da Manufatura, mas aconselha-se uma certa pressa: a edição é limitada a 500 exemplares.

Texto originalmente publicado no número 58 da Espiral do Tempo, mas aqui complementado com mais fotos exclusivas.

© Jaeger-LeCoultre

© Jaeger-LeCoultre

Vocação histórica

O Master Memovox Boutique Edition bebeu da inspiração proporcionada pelos modelos Memovox da década de 70: uma versão regular de mostrador azul, sobretudo o chamado Snowdrop Memovox, que teve uma tiragem restrita de cerca de 2.000 peças. A cor, a divisão do mostrador e as aplicações metálicas evocam essas duas versões, em especial com o mesmo Calibre 916. A edição especial usa o atualizado Calibre 956, que soa durante cerca de 20 segundos.

IMG_4208-2

© Espiral do Tempo / Susana Gasalho

Prático e funcional

A caixa em aço, com 40 mm de diâmetro e 14 mm de espessura, apresenta a mesma configuração da versão regular existente na coleção (em aço ou ouro rosa). A coroa superior (às 2 horas) permite carregar manualmente o tambor de corda separado para o alarme na primeira posição e, quando puxada, permite determinar no disco central do mostrador a hora em que o alarme deve disparar numa direção e ajustar a data noutra. A coroa inferior (às 4 horas) carrega manualmente o movimento automático se necessário e, puxada, pode acertar as horas e os minutos.

IMG_4189-2

© Espiral do Tempo / Susana Gasalho

Um som raro

Numa era em que é muito fácil marcar o despertador ou qualquer tipo de alarme a partir do smartphone, o Memovox (‘voz da memória’, em latim), apresenta-se como um anacronismo delicioso: não há nada comparável ao soar de um alarme mecânico, no pulso ou numa mesa. O toque cristalino é suficientemente alto para chamar a atenção, mas discreto de modo a não importunar quem está perto. A Jaeger-leCoultre concebeu o timbre com base numa liga metálica que mantém secreta e o som é inconfundível, diferente dos outros calibres de alarme que são raros hoje em dia na relojoaria mecânica.

IMG_4239-2

© Espiral do Tempo / Susana Gasalho

Características técnicas

 

 

Jaeger-LeCoultre
Master Memovox Boutique Edition

Referência/ Q141848J
Movimento/ Corda automática, Calibre JLC 956, 268 peças, 28.800 alt/h.
Funções/ Horas, minutos, segundos, data e alarme.
Caixa Ø 40 mm/ Aço, vidro de safira e fundo em aço, estanque até 50 m.
Bracelete/ Pele com camada superior têxtil e pesponto azul. Fecho de báscula.
Preço/ € 11.100

Consulte o site oficial da Jaeger-LeCoultre para mais informações.