Atualidades, Histórias

RECOMENDADO: a semana que passou em destaque (Baselworld, claro!)

Destaque

A passada semana foi intensa com Baselworld, o grande evento de apresentação das novidades da relojoaria e joalharia. Por isso, é natural que muitos dos meios especializados, e não só, se tenham dedicado a este tão importante momento. Deixamos assim, algumas recomendações de leitura que o ajudarão a perceber Baselworld por outros pontos de vista.

1.  100 anos de Baselworld: o grande palco do luxo
Como referimos aqui no nosso site, Baselworld celebrou o seu centenário este ano. Sugerimos uma vista de olhos à abordagem do evento publicada pelo jornal Público em diferentes momentos: um artigo de contextualização, uma interessante infografia que complementa o artigo, uma fotogaleria e ainda a seleção de algumas novidades.

2.  1917 – 2017: A Brief Retrospective Of 100 Years of Baselworld

No ano do centenário da Baselworld,  voltamos a recomendar um artigo de Elizabeth Doerr que nos conta a história da mítica feira dedicada à apresentação de novidades da relojoaria e da joalharia. Fique a saber por exemplo que este evento começou precisamente no dia 15 de abril de 1917 com a designação Schweizer Mustermesse Basel (MUBA), contando com 831 marcas expositoras de diferentes ramos da economia suíça; a Tissot, a Thommen, a Longines e a Ulysse Nardin estiveram entre as primeiras marcas de relojoaria presentes. Note-se que o evento coincidiu com dois importantes momentos: o aumento da popularidade dos relógios de pulso e a ameça que a Primeira Grande Guerra representou para o mundo da relojoaria. Para ler no Quill & Pad.

3. Editors’ Picks: The Best Everyday Watches Of Baselworld 2017
Um apanhado feito pela equipa do site Hodinkee, dos relógios que diariamente mais lhes chamaram a atenção durante Baselworld. Com anotações e fotografias dos relógios no pulso, como não poderia deixar de ser, esta é mais uma forma de conhecer as novidades que foram lançadas  e com as quais poderá contar ao longo deste ano. No Hodinkee.

4. Hands on by Wacthes By SJX
No que toca ao contacto direto e críticas sobre as novidades apresentadas, recomendamos uma visita ao Wacthes By SJK. Pela clareza, pelas fotos e pela variedade. Há muitas análises publlicadas, mas deixamos link para as anotações sobre o Rolex Cellini, por ter sido um relógio que nos despertou bastante a atenção: First Look: Hands-On with the Rolex Cellini Moonphase Ref. 50535 (with Pics, Specs & Prices)

5. Flores Delores and the Oris Chronoris: A Story of Love, Fear, Possession, and Time
Uma original apresentação de um dos novos relógios da Oris desvelados em Baselworld – The Watch and Jewellery Show: em verso e com ilustrações à mão. Senhoras e senhores, eis Flores Delores e o Oris Chronoris! No blogue: Whats On Her Wirst

6. Concluding Baselworld 2017
À boa maneira da revista Revolution, um divertido vídeo com as conclusões sobre a edição de 2017 de Baselworld. Os protagonistas: Suzanne Wong e Sumit Nag. Vale a pena dar uma vista de olhos até porque no que toca a opiniões, é sempre importante ouvir ou conhecer alguma variedade. Na Revolution online

Uma boa semana!