Em Foco, Relógios

EM FOCO: Patek Philippe Annual Calendar Chronograph 5960/1A (surpreendente proposta)

Patek_Annual_Calendar_entrada

Em 2017, e como anunciámos entretanto, a Patek Philippe lançou uma nova versão do Ref. 5960/1A com mostrador preto texturado; a sequência lógica de um atraente cronógrafo flyback dotado de calendário anual concebido em aço e com um visual desportivo. Estivemos recentemente com esta primeira versão que, quando foi lançada, em 2014, despertou alguma surpresa. 

Análise originalmente publicada no número 58 da Espiral do Tempo.

Patek_Annual_Calendar_05

Patek Philippe Annual Calendar Chronograph 5960/1A © Patek Philippe

A Patek Philippe tem uma longa tradição de cronógrafos associados a calendários perpétuos ou anuais, mas ninguém estava à espera do 5960/1A aquando da sua apresentação. A manufatura genebrina surpreendeu tudo e todos ao introduzir no seu catálogo um atraente cronógrafo dotado de calendário anual concebido em aço e com um visual desportivo, assente sobretudo na utilização contrastante do preto e do vermelho no mostrador. Um relógio de elite com aura contemporânea e pensado para ser utilizado casualmente no dia a dia por uma clientela mais jovem – segundo Thierry Stern, o presidente da marca.

Democrático, mas exclusivo

Patek_Annual_Calendar_02

Patek Philippe Annual Calendar Chronograph 5960/1A © Paulo Pires/ Espiral do Tempo

A Patek Philippe ‘democratizou’ a sua coleção a partir de meados da década de 70 com o lançamento das linhas Nautilus e Aquanaut em aço, já que todos os seus outros modelos nesse metal mais acessível são assaz raros — como alguns modelos Calatrava e cronógrafos lançados na década de 40. O 5960/1 A (o ‘1’ da referência alude à bracelete metálica, e o ‘A’, ao aço) é a declinação em aço de um modelo histórico da marca que normalmente era apresentado em platina ou ouro. A referência 5960 é clássica na coleção da Patek Philippe e alude à sua linha de cronógrafos com calendário anual, assentes no famoso calibre CH 28-520 IRM QA 24H introduzido em 2006 – o primeiro movimento cronográfico automático jamais criado pela manufatura. O 5960/1A em aço veio mesmo substituir todas as anteriores referências 5960 em metais preciosos

Perfeição de mostrador

Patek_Annual_Calendar_04

Patek Philippe Annual Calendar Chronograph 5960/1A © Paulo Pires/ Espiral do Tempo

Patek_Annual_Calendar_03

Patek Philippe Annual Calendar Chronograph 5960/1A © Paulo Pires/ Espiral do Tempo

O Annual Calendar Chronograph 5960/1A é dotado de um dos mais interessantes e bonitos mostradores no catálogo da marca. O branco de um puro tom opalino surge contrastado não só pelo vermelho patente em dois ponteiros (segundos e minutos do cronógrafo) e no disco da data, mas também por ouro negro no caixilho das janelas das indicações do calendário e ainda nos ponteiros das horas, minutos e reserva de corda; os indexes e a escala dos minutos na orla são também a negro, tal como o perímetro do monocontador do cronógrafo (minutos e horas). O azul surge apenas a revezar o branco na indicação dia/noite. As indicações do calendário anual surgem tipicamente em três aberturas na orla superior do mostrador: dia da semana, data e mês.

Espírito desportivo

Patek_Annual_Calendar_01

Patek Philippe Annual Calendar Chronograph 5960/1A © Paulo Pires/ Espiral do Tempo

O mais desportivo dos cronógrafos com calendário anual da Patek Philippe fora da linha desportiva Nautilus surge numa caixa redonda com 40,5 mm de diâmetro, dimensões perfeitas para um relógio intemporal. Os ponteiros do cronógrafo assumem um formato vintage e acompanham a coroa de forte personalidade. Além do mostrador pleno de contrastes, o toque desportivo ou menos formal também é acentuado por uma bracelete em aço de cinco elos.

O Patek Philippe Annual Calendar Chronograph 5960/1A foi-nos gentilmente cedido para analisar e fotografar pela David Rosas.

Características técnicas

Patek Philippe
Annual Calendar Chronograph 5960/1A

Referência/ 6960/1A-001
Movimento/ Corda automática, CH 28-520 IRM QA 24H, 55 horas de reserva de corda (max), 28.800 alt/h
Funções/ Horas, minutos, pequenos segundos, cronógrafo flyback e calendário anual
Caixa ∅ 40,5 mm/ Aço, vidro e fundo em vidro de safira, estanque até 30 m.
Bracelete/ Aço com fecho de báscula
Preço/ € 47.450

Consulte o site oficial da Patek Philippe para mais informações.