Em Foco, Relógios

EM FOCO – Rolex Oyster Perpetual Day-Date 40 mm

Rolex Day-Date_©EspiraldoTempo

Apesar de toda uma plêiade de ícones pertencente à linha desportiva Professional (desde o Submariner ao Daytona), não haverá nenhum outro modelo tão representativo do que é a Rolex quanto o Day-Date em ouro com bracelete President. Desde a sua criação, em 1956, constitui o status symbol, por excelência, do universo relojoeiro. Mas se simboliza o sucesso pessoal como nenhum outro, também é muito mais do que um ícone de opulência com o selo presidencial: é um relógio que roça a perfeição.

Análise originalmente publicada no número 58 da Espiral do tempo, mas aqui complementada com mais fotos exclusivas.

© Rolex

Rolex Oyster Perpetual Day-Date 40 mm. © Rolex

Originalidade preciosa

© Paulo Pires/ Espiral do Tempo

© Paulo Pires/ Espiral do Tempo

Rolex Day-Date_©EspiraldoTempo

© Paulo Pires/ Espiral do Tempo

Aquando da sua estreia, há já seis décadas, o Day-Date apresentava-se como o primeiro relógio de pulso dotado de uma janela para a data e outra para o dia da semana (indicados por extenso). A Rolex soube alimentar a exclusividade deste relógio e transformá-lo em mito, declinando-o somente em materiais preciosos como o ouro ou a platina. O facto de ter ornado o pulso de vários presidentes contribuiu ainda mais para se ter tornado numa lenda.

Afinação perfeita

© Paulo Pires/ Espiral do Tempo

© Paulo Pires/ Espiral do Tempo

O Day-Date sofreu uma atualização em 2008. Passou então a ter um diâmetro de 41 mm, numa era em que prevaleciam os relógios sobredimensionados (a par da versão de 36 mm). Há dois anos, a marca da coroa resolveu redimensionar o tamanho maior para uma caixa de 40 mm mais consensual. O modelo está disponível em ouro amarelo, ouro branco, Everose (ouro rosa da Rolex) e platina, com lunetas planas ou caneladas e múltiplas opções de mostrador. Sempre acompanhado da bracelete President de três elos com fecho escondido. Mas a versão mais emblemática é a de ouro (amarelo ou Everose) com luneta canelada e mostrador branco ou dourado. Nesta versão, encontramos aplicados algarismos romanos em ouro. Note-se que as quatro horas não são apresentadas com o IV habitual, mas com o IIII relojoeiro, para um melhor equilíbrio do mostrador.

Precisão tripla

© Paulo Pires/ Espiral do Tempo

© Paulo Pires/ Espiral do Tempo

O novo Day-date de 40 mm surge equipado com o novo Calibre 3255 certificado pelo Contrôle Officiel Suisse des Chronomètres (COSC) e com a garantia suplementar de maior precisão segundo os próprios parâmetros da Rolex. Um movimento de corda automática com 14 patentes, incluindo uma relacionada com o escape Chronergy. A precisão é redobrada: os discos do dia e da data mudam simultaneamente e instantaneamente ao bater da meia-noite.

Clique na imagem em baixo para ver a galeria de imagens:

 

Características técnicas

Rolex
Oyster Perpetual Day-Date 40mm

Referência/ 228235/83415
Movimento/ Corda automática Calibre 3255, 70 horas de reserva de corda, certificado Superlative Chronometer.
Funções/ Horas, minutos, segundos, stop seconds, dia da semana e data.
Caixa Ø 40mm/ Everose, estanque até 100 m.
Bracelete/ Everose com fecho de báscula.
Preço/ € 35.200

Consulte o site oficial da Rolex para mais informações.