Novidades, Relógios, Relógios destaque 3

NOVIDADES: Girard-Perregaux Laureato Skeleton

Laureato Skeleton

O termo esqueletizado pode sugerir alguma forma de anorexia. Avisamos os leitores mais incautos de que não é disso que se trata! Muito pelo contrário: exemplo disso mesmo é o novo Laureato Skeleton da Girard-Perregaux. A nossa escolha desta semana.

Laureato Skeleton

Girard-Perregaux Laureato Skeleton está disponível em duas versões: aço e ouro rosa. © Girard-Perregaux

Esqueletizado é um termo relojoeiro que indica que a estrutura mecânica do relógio, nomeadamente em termos de platinas (o equivalente ao chassis, num automóvel) é ‘limpa’ de tudo o que é supérfluo, criando espaços vazios num mecanismo depurado ao máximo. Esta é uma complicação relojoeira especialmente notável, um prodígio da micromecânica que empresta uma enorme elegância ao conjunto. O relógio, ou o seu mecanismo, não perdem qualquer robustez, naturalmente, apesar da aparência ‘filigrânica’.

Esta redução de partes do movimento ao seu mínimo, permite uma excelente visualização do mecanismo – que normalmente não está acessível. Além do desafio em termos técnicos, de arquitetura e de estética, esta possibilidade visual torna-se um objeto de paixão para muitos aficionados. Vários são os relógios com estas características lançadas ultimamente, revelando um crescente interesse do público por estas peças sui generis. É o caso do novo Laureato Skeleton da Girard-Perregaux.

Girard-Perregaux Laureato Skeleton

Laureato Skeleton

Muito especial o trabalho de esqueletização do movimento do Girard-Perregaux Laureato Skeleton. © Girard-Perregaux

O Girard-Perregaux Laureato  foi originalmente desenhado por um arquiteto milanês nos anos 70, tendo a mais nova geração do Laureato sido lançada em 2016 e enriquecida, agora, em 2017, com o novo Laureato Skeleton que indica apenas as horas, os minutos e os segundos e surpreende pelo espetáculo que salta à vista no mostrador.

Neste caso o mecanismo foi meticulosamente esqueletizado e tratado por um processo que lhe confere uma tonalidade antracite. A estrutura aberta permite a visualização de componentes como engrenagens, alavancas e parafusos, em ambos os lados do relógio, através dos vidros de safira no mostrador e no seu fundo. A estrutura também permite a visualização do arranjo invulgar do mecanismo, como a colocação do balanço na posição das 12 horas, o tambor de corda na inusitada posição das 5 horas, além do submostrador dos segundos às 10h. Pelo fundo da caixa, podemos apreciar em destaque o rotor em ouro, também ele esqueletizado, muito elegante.

Laureato Skeleton

O rotor do Laureato Skeleton da Girard-Perregaux é em ouro rosa, nas duas versões do modelo. © Girard-Perregaux.

Em ambas as versões, aço ou ouro rosa, mantém-se o tratamento de antracite dado ao movimento, o que lhe empresta um tom cinza que ‘funciona’ bem quer com o tom do ouro rosa, quer com o do aço – em contraste com o primeiro, em harmonia com o segundo. O rotor é de ouro rosa em qualquer das versões.

Só para relembrar: Girard-Perregaux

Girard-Perregaux é uma marca relojoeira suíça que nasceu em 1791. Com uma história marcada por alguns relógios lendários, combina, como é timbre das grandes casas de alta relojoaria, belos designs com inovação técnica – como foi o caso do afamado Tourbillon with Three Gold Bridges apresentado por Constant Girard-Perregaux em 1889 na Feira Universal de Paris, onde obteve uma medalha de ouro. Em 2013 a Girard-Perregaux recebeu inúmeros prémios pelo inovador Constant Escapement L.M., incluindo o Aiguille d’Or do Grand Prix d’Horlogerie de Genève.

Algumas notas técnicas

Girard-Perregaux
Laureato Skeleton

Referências/ 81015-11-001-11A (aço); 81015-52-002-52A (ouro rosa)
Movimento/ Mecânico de corda automática GP01800-0006, esqueletizado, 28’800 alt/h, rotor em ouro rosa. 173 componentes, 25 rubis.
Funções/ Horas, minutos e pequenos segundos.
Caixa Ø 42mm/ Aço inoxidável ou ouro rosa de 18 kt – o rotor é em ouro rosa em ambas as versões. Vidro e fundo em vidro de safira com tratamento antirreflexos. Estanque até 100 metros na versão em aço e até 50 metros na versão de ouro rosa.
Mostrador/  Anel periférico com indexes horários luminescentes suspensos.
Braceletes/ Aço inoxidável ou ouro rosa 18K com superfícies polida e escovada, alternadamente. Fecho de báscula de três lâminas, em ouro rosa e aço.
Preço/ 33.400€ (aço); 63.250€ (ouro rosa)