Atualidades

RECOMENDADO: a semana que passou em destaque (curiosidades, entrevistas marcantes e a tendência vintage)

Destaque

Nesta segunda feira, as nossas sugestões de leitura passam por algumas curiosidades: curiosidades associadas ao tempo, a relógios vintage, a histórias a personalidades marcantes. Porque o mundo do relógios é isto mesmo. Uma plataforma constante de aprendizagem sobre tanta coisa…

1. Sabe como se acordava a horas antes de haver alarmes?
Começamos com um artigo em português que nos explica de forma simples o modo como as pessoas que trabalhavam por turnos acordavam sempre a horas no início do século passado. Deixamos um isco: graças aos ‘knocker uppers’. Curioso? Então vale a pena dar um salto ao Observador.

2. Kristian Haagen discusses the vintage trend
Kristian Haagen é um nome bem conhecido no mundo da relojoaria: jornalista e escritor, consultor de leilões, orador e reconhecido influencer, é considerado um perito incontornável na nossa atualidade relojoeira. Recomendamos assim uma entrevista a este ‘senhor’ – uma entrevista centrada no mundo dos instrumentos do tempo vintage. Um tema que está tão na ordem do dia. Para ler no Haute Horlogerie Journal.

3. Simon Tran : L’âme de Moonphase.fr
Mais uma entrevista com a mais valia de estar associada a um blog muito interessante. Simon Tran destaca-se pela sua visão da relojoaria e deixa-se guiar pela paixão, pelas histórias, pelas tendências – o mundo vintage da relojoaria, mais uma vez. Mas porque tendência é tendência e são cada vez mais os interessados neste domínio, nada se perde em conhecer melhor quem percebe verdadeiramente do assunto. Simon Tran dinamiza o blog Moonphase fr. Obrigatório. Obrigatório também ler esta entrevista, no site Les Rhabilleurs.

4. Something To Consider: The Average Lot In Christie’s Post-War Art Sale Was Double The Value Of The Top Lot In Its Watch Sale
Se os valores alcançados por alguns relógios nos leilões que têm acontecido nos tempos mais recentes têm dado muito que falar, nada como compará-los com outros leilões de áreas completamente distintas – como a área das artes. Benjamin Clymer faz esta comparação com um leilão dedicado à arte pós-guerra. Mais um artigo recomendado para ler no Hodinkee.

5. Dark Lives Of ‘The Radium Girls’ Left A Bright Legacy For Workers, Science
Kate Moore lançou recentemente um livro sobre as ‘meninas do rádio’. Jovens que no início do século XX foram contratadas pela U.S. Radium Corporation nos EUA para se dedicarem à pintura de mostradores dos relógios com tinta luminescente à base de rádio – num momento em que ainda eram desconhecidos os efeitos nefastos e irreversíveis desta substância. Além do livro, recomendamos a breve entrevista à sua autora. Para ler no npr.

Votos de uma boa semana!