Histórias

HISTÓRIAS – Montblanc e UNICEF: por uma boa causa

Montblanc e Unicef

A Pousada de Lisboa, no Terreiro do Paço, foi o palco escolhido pela Montblanc Portugal para abordar a parceria entre a marca e a UNICEF – uma associação que dura há já mais de uma dúzia de anos mas que promete ser reforçada através de uma coleção de edição limitada que apoia o trabalho da UNICEF com o objetivo de superar o fato de que continua a ser negado o direito à educação a 1 em cada 11 crianças em idade escolar em todo o mundo.

Montblanc e Unicef

Em Portugal, o evento de celebração da parceria entre a Montblanc e a UNICEF teve lugar na Pousada de Lisboa. © Montblanc

Com Nuno Teixeira, responsável da Montblanc em Portugal, como anfitrião e tendo Madalena Marçal Grilo (diretora executiva da UNICEF no nosso país) e Zaim Kamal (diretor criativo da Montblanc) por convidados especiais, a Pousada de Lisboa acolheu um evento destinado a celebrar a continuidade da associação entre a tradicional marca de origem germânica e o Fundo das Nações Unidas para a Infância.

Montblanc e Unicef

Ao centro, Madalena Marçal Grilo, diretora executiva da UNICEF em Portugal; à esquerda, Nuno Teixeira, responsável da Montblanc no nosso país; à direita, Zaim Kamal, diretor criativo da Montblanc. © Montblanc

No seguimento do anúncio feito no início de abril em Nova Iorque, a Montblanc e a UNICEF renovam a parceria por mais 13 anos – tendo por objetivo primordial a educação infantil e a melhoria de condições de aprendizagem para mais de 5 milhões de crianças em todo o mundo através de projetos de alfabetização e material escolar. A Montblanc assegura à partida um mínimo de 1,5 milhões de dólares e três por cento da venda de cada peça – das canetas aos relógios – da Montblanc for UNICEF Collection.

A importância da palavra escrita

Montblanc e Unicef

A Montblanc tem vindo a colaborar com a UNICEF nos últimos 13 anos e a parceria já gerou mais de 10 milhões de dólares destinados a beneficiar programas de educação em todo o mundo. © Montblanc

O tema da cerimónia intimista que reuniu algumas dúzias de convidados na Pousada de Lisboa foi a escrita, tendo sido mostrado um emocionante vídeo. Como manifestação física da língua falada, a palavra escrita é um dos principais pilares da civilização humana – e, estando a sua génese enraizada na cultura da escrita, a Montblanc acredita que a palavra escrita é um dom precioso que deve ser concedido a cada ser humano. No entanto, embora a educação seja amplamente reconhecida como um direito humano fundamental, das cerca de 650 milhões de crianças em idade escolar, cerca de 59 milhões não frequentam a escola. Para além disso, outros 92 milhões de crianças não chegam ao final do primeiro ciclo e, das que o fazem, 130 milhões ainda não aprenderam os conceitos básicos de leitura e matemática.

Montblanc e Unicef

A Montblanc acredita que a palavra escrita é um dom precioso que deve ser concedido a cada ser humano. © Montblanc

Percebendo que a educação e as palavras têm o poder de mudar o mundo, ajudando a quebrar os ciclos geracionais de pobreza e doenças, a Montblanc tem vindo a colaborar com a UNICEF nos últimos 13 anos e a parceria já gerou mais de 10 milhões de dólares destinados a beneficiar programas de educação em todo o mundo. Tal como a UNICEF, a Montblanc está empenhada em ajudar todas as crianças, independentemente do seu género, etnia ou origem socioeconómica, a realizarem o seu direito a uma educação de qualidade equitativa e inclusiva.

Montblanc for Unicef

Montblanc e Unicef

A edição limitada Montlanc for UNICEF é composta por instrumentos de escrita, relógios, acessórios e artigos de couro. © Montblanc

O lançamento da nova coleção Montblanc for Unicef  inclui uma edição limitada instrumentos de escrita, relógios, acessórios e artigos de couro – sendo o mais recente capítulo na história de uma associação verdadeiramente especial que tem ajudado milhares de crianças a encontrar a via para uma educação de qualidade e um futuro justo.

Montblanc e Unicef

Meisterstück UNICEF Doué Classique Fountain Pen. © Montblanc

Montblanc e Unicef

Meisterstück UNICEF Solitaire Skeleton 149 Fountain Pen. © Montblanc

Montblanc e Unicef

Meisterstück UNICEF Solitaire Le Grand Fountain Pen. © Montblanc

Para destacar a natureza universal da escrita, a diversidade de línguas mundiais é representada no design da nova coleção por seis caracteres manuscritos, sendo cada um deles a primeira letra de seis dos alfabetos mais utilizados no mundo que as crianças aprendem a escrever primeiro – incluindo o romano, o hindi, o árabe e três caracteres asiáticos. Por cada exemplar da coleção Montblanc for Unicef vendido entre 1 de abril de 2017 e 31 de março de 2018, a Montblanc angaria a quantia que será doada para proporcionar mais acesso a crianças a uma educação primária de melhor qualidade.

Montblanc e Unicef

Montblanc Heritage Spirit Orbis Terrarum LATIN UNICEF. © Montblanc

Montblanc e Unicef

Meisterstück Selection UNICEF Slim Document Case. © Montblanc

“Ainda há muito a ser feito para garantir que todas as crianças no mundo tenham acesso adequado à educação, uma causa que a Montblanc apoia orgulhosamente nos últimos 13 anos”, sublinha Nicolas Baretzki, CEO da Montblanc. “Esta nova iniciativa dá às pessoas que são tão apaixonadas quanto nós pela palavra escrita a possibilidade de possuir uma peça Montblanc para esse propósito, ao mesmo tempo que fazem uma contribuição valiosa para o trabalho da UNICEF em comunidades em todo o mundo, onde as crianças nem sempre têm a oportunidade de aprender a ler e escrever. Escrever é realmente um presente especial de que todas as crianças devem desfrutar. ”

Montblanc e Unicef

Meisterstück UNICEF Resin Classique Fountain Pen. © Montblanc

Consulte o site oficial da Montblanc para mais informações.