Novidades, Relógios

Por uma boa causa (take 1): Oris Staghorn Restoration Limited Edition

Oris Staghorn Restoration Limited Edition - Press Event_03.tif

A Oris prossegue a sua campanha em prol da preservação da vida marítima com o lançamento do Staghorn Restoration Limited Edition – um modelo de mergulho da linha Aquis personalizado e dedicado à Coral Restoration Foundation, que fomenta a recuperação dos corais ao largo de Key Largo. Estivemos lá para acompanhar o lançamento do novo relógio.

Oris Staghorn Restoration Limited Edition © Oris

Oris Staghorn Restoration Limited Edition © Oris

A Oris lançou os seus primeiros modelos de mergulho na década de 60, mas foi sobretudo a partir da década passada e ainda mais na viragem do milénio que se começou a especializar mais na conceção de uma linha completa de instrumentos para profissionais – destacando-se a parceria com os mergulhadores de elite Carlos Coste, Roman Frischknecht e Jérôme Delafosse. A partir da presente década, e ao mesmo tempo que estabelecia o nome Aquis como designação para a sua renovada gama de mergulho, a marca de Hölstein lançou-se também na criação de versões limitadas destinadas a preservar a fauna e a flora marítima; depois dos modelos dedicados à Grande Barreira de Coral (2010), às Maldivas (2011), a Tubbataha (2012), ao Kitiwake (2013), ao Mar Vermelho (2015), a El Hierro (2015), novamente à Grande Barreira de Coral (2016) e ao Tubarão Martelo (2017), o mais recente foi idealizado em honra da Coral Restoration Foundation.

© Miguel Seabra / Espiral do Tempo

© Miguel Seabra / Espiral do Tempo

E foi precisamente na sede da Coral Restoration Foundation, na ilha de Key Largo, a sul de Miami, que a Oris apresentou o seu nono exemplar associado à beneficência marítima: o Staghorn Restoration Limited Edition, numa tiragem limitada a 2.000 peças. E estivemos lá não só para tomar conhecimento do relógio como também para o testar, dentro e fora de água – sobretudo em mergulho propriamente dito, mais precisamente na área dos recifes de coral que têm sido recuperados pela fundação. Daremos mais detalhes sobre o trabalho específico da organização noutro texto que divulgaremos em breve, sendo que este se foca mais no relógio em si. Um relógio que, de facto, merece protagonismo pelo que vale e pela válida causa para o qual contribui através de uma parte da sua venda: o cheque a entregar à Coral Restoration Foundation vai ultrapassar os 100 mil euros…

© Miguel Seabra / Espiral do Tempo

© Miguel Seabra / Espiral do Tempo

O Staghorn Restoration Limited Edition tem um preço aconselhado de venda ao público em Portugal de 2.000 (com bracelete em cauchu) ou 2.200 euros (com bracelete em aço) e, dos 2.000 exemplares, apenas 13 virão para Portugal – pelo que vale mesmo a pena apanhar um antes que desapareçam. Porque se trata de um atraente relógio desportivo que, não sendo tão técnico como as versões dotadas de profundímetro ou com a evolução das marés, apresenta primorosos pormenores dignos de registo.

© Miguel Seabra / Espiral do Tempo

© Miguel Seabra / Espiral do Tempo

A estrutura do Staghorn Restoration Limited Edition assenta no modelo básico Aquis de segunda geração desvelado este ano, com a sua caixa multi-peças de 43,5mm que garante estanqueidade a 300 metros de profundidade (existe na coleção o tamanho maior 45,5 com estanqueidade a 500 metros) e calibre automático Oris 752 (um aperfeiçoamento do SW 220-1). A data surge numa janela colocada às 6 horas e o dia da semana é exibido através de um indicador laranja que vai surgindo por baixo de sete aberturas num anel interior do mostrador.

© Paulo Pires / Espiral do Tempo

© Paulo Pires / Espiral do Tempo

As restantes caraterísticas incluem vidro de safira, indicadores luminescentes Super-LumiNova, protetores da coroa de rosca e luneta rotativa unidirecional com recheio em cerâmica negra polida (que contrasta com a escala dos minutos em branco e laranja) para cálculo dos tempos de mergulho. O mostrador raiado, de um azul oceânico profundo, combina idealmente com os tons laranja – que não só são inspirados nos corais Staghorn, mas também porque o laranja é uma das cores que asseguram melhor visibilidade em condições de luz precárias debaixo de água.

© Miguel Seabra / Espiral do Tempo

© Miguel Seabra / Espiral do Tempo

Tivemos oportunidade de fotografar o Staghorn Restoration Limited Edition dentro e fora de água em Key Largo e no Recife Pickles; a nova caixa Aquis de segunda geração é bem mais elegante e estilizada, sendo que o diâmetro de 43,5 mm assegura não só toda a robustez exigida a um relógio desportivo (sobretudo de mergulho), mas também se afigura suficientemente elegante para ser utilizado em outras circunstâncias e na grande maioria dos pulsos – ao passo que o tamanho superior de 45,5 mm, utilizado por exemplo no Hammerhead Limited Edition (em tributo a uma variante ameaçada de Tubarões Martelo) também lançado este ano, já se torna mais exigente devido ao diâmetro e volume.

© Oris

© Oris

Como é hábito na Oris, o Staghorn Restoration Limited Edition também apresenta a possibilidade de alternativa entre uma bracelete em aço inoxidável (uma combinação fotografada na mais recente edição impressa da Espiral do Tempo) e uma bracelete em cauchu com fecho de segurança equipado de extensor para ajustes mais precisos (no verão o pulso aumenta um pouco de volume com o calor; utilização sobre fato de mergulho). A bracelete de cauchu de origem do Staghorn Restoration Limited Edition é preta para condizer com a luneta, mas o relógio fica igualmente bem com braceletes azul (a combinar com o mostrador), laranja ou branca.

© Miguel Seabra / Espiral do Tempo

© Miguel Seabra / Espiral do Tempo

Enquanto edição limitada, o Staghorn Restoration Limited Edition apresenta caraterísticas que lhe são particulares – para além da gravação do coral Staghorn que lhe dá nome e inscrições alusivas (incluindo a numeração do exemplar) no fundo da caixa, o estojo é ecologicamente concebido a partir de algas e inclui um medalhão com a reprodução da gravação do fundo do relógio.

© Oris

© Oris

Um bom relógio por uma boa causa… que abordaremos brevemente noutro artigo dedicado à Oris e à Staghorn Restoration Foundation!

© Miguel Seabra / Espiral do Tempo

© Miguel Seabra / Espiral do Tempo

O Oris Staghorn Restoration Limited Edition está disponível em Portugal por 1.900 euros na versão com bracelete em cauchu e por 2.100 euros na versão com bracelete em aço.

Consulte o site da Oris ou o site da Torres Distribuição para mais informações.