Relógios destaque 3

NOVIDADES: Graham Chronofighter Vintage Nose Art ( parece que as pin-ups ganharam vida…)

Graham Chronofigter Vintage Nose Art

Parece que a Anna, a Nina, a Sally e a Lilly que alegram os mostradores dos novos Chronofighter Vintage Nose Art da Graham-London ganharam vida nas ruas de Hong Kong por estes dias – uma divertida ação no âmbito da apresentação deste quatro novos modelos na Oriental Watch Co. Por enquanto não temos indicação de que as quatro pin-ups venham cá dar um saltinho. Quanto aos relógios em si sabemos que não está previsto. Mas nunca se sabe…

Graham Chronofigter Vintage Nose Art

Na apresentação dos novos Graham Chronofigter Vintage Nose Art em Hong Kong, quatro jovens deram vida às quatro personagens que encontramos nos mostradores dos relógios. Da esquerda para a direita: Sally, Lilly, Nina e Anna. © Graham

Depois de em 2016 ter convencido com uma linha Chronofighter de inspiração marcadamente vintage, a Graham dá um passo de irreverência (o tal passo Graham que já conhecemos tão bem): regressa ao mundo da aviação, que está na origem da coleção Chronofighter, mais especificamente às famosas pin-ups da década de 1940 – ilustrações de jovens bem sedutoras que eram muitas vezes usadas em aviões militares para animar, digamos assim, a moral dos oficiais.

Graham Chronofighter Vintage Nose Art

Éric Loth, o bem conhecido CEO da Graham, muito bem acompanhado durante a ação de apresentação dos modelos Graham Chronofighter Vintage Nose Art em Hong Kong. © Graham

Em Baselworld 2017 estes foram mesmo quatro relógios que destacámos. Na altura, escolhemos pela originalidade, pela boa disposição e pela evocação das origens de um modelo que tem vindo realmente a garantir cada vez mais uma posição de destaque no seio da coleção da marca. Por outro lado, somos adeptos desta espécie de moda que tem vindo a ressurgir aos poucos de mostradores decorados com personagens – assim de repente e bem recente podemos recordar o novo Chanel J12 Mademoiselle.

Graham Chronofighter Vintage Nose Art

Graham Chronofigter Vintage Nose Art

As quatro variantes que compõem os novos Graham Chronofigter Vintage Nose Art. © Espiral do Tempo

A linha Chronofighter Vintage da Graham recupera os códigos do Chronofighter original de 2001, mas interpreta-os de maneira ainda de maneira ainda mais rétro evocando elementos de essência militar dos anos 40.

E no caso dos novos Chronofighter Vintage Nose Art esta essência reveste-se de um toque bem sensual: além do belíssimo acabamento escovado de efeito soleil, os mostradores apresentam do lado direito como motivo decorativo quatro bem dispostas pin-ups: a Anna, a Nina, a Sally e a Lilly. E não há nada que enganar se quiser saber quem é quem. É que por cima das janelas do dia do mês e da semana descobre-se os nomes delas.

Aqui estão os relógios e as personagens que lhes são vida:

Graham Chronofigter Vintage Nose Art

A personagem Anna ao lado da vitrina onde está exposto um dos Graham Chronofigter Vintage Nose Art. Tal como a ilustração do mostrador do relógio, a pin-up veste-se de verde. © Graham

Graham Chronofigter Vintage Nose Art

A Sally que animou as ruas de Hong Kong e o relógio com o seu nome: o Graham Chronofigter Vintage Nose Art Sally. © Graham

Graham Chronofighter Vintage Nose Art Lilly. © Graham

Tal como no relógio, Lilly veste-se de azul e branco. A pin-up surge em destaque na variante com mostrador azul metálico. © Graham

Graham Chronofighter Nose Art

A personagem Nina veste-se de amarelo. Tal como em todos os Graham Chronofighter Nose Art, o nome da pin-up surge destacado por cima das janelas do dia da semana e do mês. © Graham

Quanto à dimensão, os novos modelos apresentam um diâmetro de 44 mm que não é propriamente pequeno, mas é inferior ao de muitas outras versões lançadas nos 15 anos de linha Chronofighter e assenta bem, mesmo em pulsos mais estreitos. Já as braceletes em pele pespontada – azul, verde e e preta consoante o modelo – com fivela em aço além de confortáveis, são o complemento para o espírito rétro de todo o conjunto.

Graham Chronofigter Vintage Nose Art

Graham Chronofighter Vintage Nose Art Sally. © Graham

O sistema de acionamento do cronógrafo tipo gatilho evoca os instrumentos de precisão presos à perna ou por cima do blusão de navegadores dos aviões da Segunda Guerra Mundial, que, através de uma alavanca semelhante à do relógio, acionavam o cronógrafo para medir o tempo entre a largada da bomba e a deflagração no solo. Era mais fácil de usar com luvas, e o facto de estar posicionado à esquerda permitia aproveitar ao máximo a ação do dedo polegar. No caso dos modelos Chronofighter Vintage Nose Art e tal com acontece em toda a coleção Chronofighter Vintage, toda a estrutura da alavanca é em aço e a motorização assenta num movimento de corda automática: o calibre G1747, visível através do fundo transparente.

Cada um dos quatro Chronofighter Vintage Nose Art – dois azuis, um preto e um verde – está disponível numa edição limitada de 1oo exemplares. Não temos ainda indicação de que estes modelos venham para Portugal, mas nunca se sabe!

Cross your fingers!

Algumas notas técnicas
Graham
Chronofighter Vintage Nose Art
Referências/ 2CVAS.B21A (mostrador preto decorado com a pin-up Sally e bracelete preta); 2CVAS.B22A (mostrador preto decorado com a pin-up Anna e bracelete verde); 2CVAS.U05A (mostrador azul decorado com pin-up Lilly e bracelete azul); 2CVAS.U04A (mostrador azul decorado com pin-up Nina e bracelte azul)
Movimento/ Corda automática. Calibre G1747, 48 h de reserva de corda, 28.800 alt/h, 25 rubis.
Funções/ Horas, minutos, segundos, data e dia da semana, cronógrafo com botão de reset e alavanca start & stop em aço.
Caixa Ø 44 mm/ Aço, vidro e fundo em cristal de safira com tratamento antirreflexos, estanque até 100 m.
Bracelete/ Pele cosida à mão com pesponto preto e fivela em aço.
Preço/ Sob consulta

Consulte o site da Graham ou da Torres Distribuição para mais informações.