Relógios

EM FOCO: Montblanc 1858 Automatic Dual Time Bronze (viajante elegante)

Watch Finder Montblanc 1858 Automatic Dual Time Bronze

A linha 1858 foi criada para prestar homenagem às raízes militares da manufatura de movimentos Minerva na década de 30 do século XX e dotar a coleção da Montblanc de uma vertente declaradamente neo-vintage, através de modelos de largos diâmetros e mostradores contrastantes com ponteiros catedral. A introdução do bronze para acentuar essa personalidade rétro tornou-se um passo lógico, e o 1858 Automatic Dual Time Bronze faz parte (juntamente com o 1858 Automatic e o 1858 Chronograph Tachymeter) de um trio de grande personalidade que vai ganhando pátina com o tempo.

© Montblanc

© Montblanc

Grafismo vintage

A caixa com 44 mm de diâmetro e vidro convexo reforça o antigo espírito militar que vários elementos de estilo dão aos modelos da linha 1858, começando pelo logótipo Montblanc dos primórdios da marca e passando pelos ponteiros até à própria fonte dos algarismos árabes. A própria luminescência empregue (nos ponteiros e algarismos) é em Super-LumiNova de tons bege que se destaca perfeitamente no fundo negro.

© Espiral do Tempo / Paulo Pires

A luminescência bege atribui um estilo ainda mais vintage ao relógio. © Espiral do Tempo / Paulo Pires

Fascínio bimetálico

O bronze é a mais antiga liga metálica usada extensivamente pelo homem na história da civilização, e essa componente histórica, juntamente com o processo de oxidação ao longo do tempo que lhe dá um charme patinado, reforça a auréola rétro dos modelos da linha 1858. Não sendo precioso, é um metal mais acessível; não sendo comum, acaba por ser uma opção exclusiva — que, no 1858 Automatic Dual Time Bronze, é aplicada na luneta e na coroa para contrastar com a caixa em aço.

© Espiral do Tempo / Paulo Pires

Os tons bronze encontram-se na luneta e na coroa. O acabamento é escovado. © Espiral do Tempo / Paulo Pires

Manufatura histórica

© Espiral do Tempo / Paulo Pires

A correia em pele manufaturada na Pelletteria Montblanc de Florença é o complemento ideal para o relógio. © Espiral do Tempo / Paulo Pires

A aquisição da histórica manufatura de movimentos Minerva permitiu à Montblanc ter acesso a um valioso acervo e canalizar o know-how para a reinterpretação de calibres clássicos. No caso do 1858 Automatic Dual Time Bronze, é utilizado o Calibre MB 29.19 com complicação própria para o segundo fuso horário que permite o ajuste rápido da hora local em incrementos de uma hora, data associada ao tempo local com mudança para trás ou para a frente e funcionamento contínuo durante o ajuste do ponteiro suplementar das horas ao centro.

© Espiral do Tempo / Paulo Pires

O fundo gravado evoca a Manufatura Minerva, adquirida, há uns anos, pela Montblanc. © Espiral do Tempo / Paulo Pires

Características Técnicas

Montblanc
1858 Automatic Dual Time Bronze

Referência/ 116479
Movimento/ Mecânico de corda automática, calibre mB 29.19, 42 horas de reserva de corda, 28.800 alt/h.
Funções/ Horas, minutos, segundos, data, segundo fuso horário e indicação de dia/noite.
Caixa Ø 44mm/ Aço e bronze, vidro de sa ra, fundo em aço, estanque até 30 m.
Bracelete/ Calfe envelhecido com vela em aço.
Preço/ € 5.200
Consulte o site oficial da Montblanc para mais informações.

Relógio gentilmente cedido pela boutique Montblanc da avenida da Liberdade, em Lisboa.