Em Foco, Relógios

EM FOCO: Chopard L.U.C Traveler One (classe mundial)

© Espiral do Tempo / Susana Gasalho

Na sequência do 20.º aniversário da sua manufatura, L.U.C, estabelecida em Fleurier, a Chopard criou dois novos modelos dedicados aos viajantes, com calibres próprios e fusos horários adicionais: o L.U.C GMT One, com segundo fuso horário, e o L.U.C Traveler One, com os 24 fusos mundiais em simultâneo. Dos dois, o Traveler One é o mais sofisticado, sendo mecanicamente mais complexo e esteticamente mais impactante — sobretudo a versão em aço, com maiores contrastes no mostrador. O primeiro worldtimer da Chopard é um elegante viajante de classe internacional.

© Chopard

© Chopard

Mostrador internacional

O mostrador do L.U.C Traveler One coloca o mundo inteiro num espaço exíguo. O seu grafismo (algo reminiscente do extinto Pro One Diver) assume especial importância através do nome das 24 cidades correspondentes aos fusos horários do planeta no anel exterior e dos algarismos para as horas da referência, para a escala de 24 horas e para a data. O contraste é proporcionado pelos tons laranja e por pormenores vermelhos sobre um fundo maioritariamente preto com áreas em branco e cinzento. O hábito torna a leitura mais simplificada: basta ver a cidade e a hora correspondente no anel das 24 horas.

© Espiral do Tempo / Susana Gasalho

O mostrador do L.U.C Traveler One é um fascinante universo, no qual o grafismo e os algarismos assumem uma estética preponderante. Destaca-se também a utilização criteriosa do laranja. © Espiral do Tempo / Susana Gasalho

Duas coroas

Localizadas à direita da caixa de 42 por 12,1 mm em aço polido e escovado (existem também versões em ouro e platina, de aspeto mais monocromático), as duas coroas contribuem para a estética do L.U.C Traveler One e têm funções bem distintas: a superior destina-se a ajustar o tempo local, enquanto a inferior comanda o disco das cidades correspondentes aos 24 fusos horários. Um relógio de estrutura tradicional com tamanho contemporâneo e estilização moderna acentuada pela força do grafismo.

© Espiral do Tempo / Susana Gasalho

Notam-se bem os diferentes níveis de acabamento – escovado e polido. As duas coras ranhuradas têm funções diferentes: a superior ajusta o tempo local; a inferior ajusta o disco das cidades equivalentes aos 24 fusos horários. © Espiral do Tempo / Susana Gasalho

Calibre de manufatura

O L.U.C Traveler One é alimentado pelo Calibre L.U.C 01.05-L, manufaturado nas instalações da Chopard em Fleurier e a merecer certificado de precisão atribuído pelo COSC. O primeiro movimento worldtimer da Chopard apresenta uma confortável reserva de corda de 60 horas. A estilização do movimento automático e os respetivos acabamentos estão em consonância com os padrões da marca.

© Espiral do Tempo / Susana Gasalho

© Espiral do Tempo / Susana Gasalho

Bracelete

O relógio está equipado com correia em pele preta de aligátor – a combinar com o mostrador -, complementada por fivela em aço personalizada com a gravação do logo L.U.C associado à coleção.

© Espiral do Tempo / Susana Gasalho

© Espiral do Tempo / Susana Gasalho

Algumas notas técnicas:
Chopard
L.U.C Traveler One

Referência/ 168574-3001
Movimento/ Corda automática Calibre L.U.C 01.05-L, 28’800 alt/h, 60 horas de reserva de corda. Certificado COSC.  
Funções/ Horas, minutos, segundos, worldtimer, data.
Caixa Ø 42 mm / Aço, vidro de safira com tratamento antirreflexos, vidro de safira no fundo, estanque até 50 metros.
Bracelete/ Pele de aligátor com fivela em aço.
Preço/  12.610