Atualidades

RECOMENDADO – A propósito do Grand Prix d’Horlogerie de Genève

GPHG_Destaque

Na passada quinta-feira, foram anunciados os 72 finalistas que irão lutar por um lugar ao sol na edição de 2017 do Grand Prix d’Horlogerie de Genève. O grande evento irá decorrer no dia 8 de novembro, depois de uma exposição itinerante que passa também pela Dubai Watch Week. Na edição de 2016, o grande vencedor foi o Ferdinand Berthoud Chronomètre Ferdinand Berthoud FB num ano em cheio para Karl-Friedrich Scheufele. E com o que é que podemos contar em 2017 ? Ninguém adivinha, mas há quem tente. Por isso, aqui recomendamos alguns artigos que nos abrem o apetite para o grande momento que aí vem. 

1. Grand Prix d´Horlogerie de Genève

Para conhecer melhor os finalistas, não há nada como uma visita à fonte. No site oficial do Grand Prix d’Horlogerie de Genève encontra todos os relógios em causa, já enquadrados nas respetivas 12 categorias: Ladies, Ladie’s High-Mech, Men’s, Chronograph, Tourbillon and Escapement, Calendar, Travel Time, Mechanical Exception, Petite Aiguille, Sport, Jewellery e Artistic Crafts.

2. GPHG 2017 Finalists Announced – Plus Our Analysis and Predictions

A apresentação e análise dos relógios finalistas, bem como a habitual tentativa de adivinhação dos vencedores em cada uma das categorias e, claro, o grande vencedor. No site Monochrome, Brice Goulard avança com modelos como o A. Lange & Söhne Tourbograph, o Armin Strom Resonance, o Vacheron Constantin Les Cabinotiers Celestia, o MB&F HM7 Aquapod ou o David Candaux watch, tendo em conta o alto nível dos vencedores dos últimos anos.

3. Complete List And Photos Of All Shortlisted Watches In The 2017 Grand Prix d’Horlogerie de Genève

No Quill & Pad é costume acontecer uma mesa redonda dedicada em exclusivo aos relógios finalistas do Grand Prix d’Horlogerie de Genève. Este ano, não sabemos se iremos novamente contar com essa iniciativa, porém e para já, podemos descobrir a listagem dos vencedores com alguns comentários de Elizabeth Doerr. A razão pela qual recomendamos a leitura do artigo passa, no entanto, pelos links diretos de análise de alguns dos relógios que poderão chegar ao mais apetecido pódio relojoeiro do ano. Para ler no Quill & Pad.

4. GPHG 2017 – Travel Time Category

O WorldTempus tem uma abordagem diferente face a outros sites: todas as semanas e até ao dia do grande evento, poderemos contar com uma análise mais detalhada dos relógios integrados em cada uma das categorias do Grand Prix. Para já, foi publicada a análise dedicada à categoria Travel Time. No Worldtempus.

5. What Advice Can The Late Nicolas Hayek Tell Us About How To Fix Today’s Watch Industry Problems?

Por fim, deixamos uma sugestão que nada tem a ver com o Grand Prix d’Horlogerie de Genève, mas que nos parece de leitura obrigatória face ao atual contexto. Se bem se recordam, na edição de verão da Espiral do Tempo publicámos um artigo sobre o atual estado da relojoaria e a subida de preços na última década. No site A Blog to Watch, recomendamos a leitura de um interessante artigo que recupera uma figura incontornável da recente história da relojoaria: Nicolas Hayek. Como responderia ele ao atual estado da indústria relojoeira?

Uma boa semana!