Atualidades

ATUALIDADES – Junghans renovada em Portugal

max bill Edition Set 2017_Beauty

A Junghans anunciou hoje uma nova e importante etapa na sua histórica presença em Portugal: passa a ser oficialmente representada no nosso país pela Torres Distribuição. Fundada em 1861 e em tempos considerada a maior companhia relojoeira do mundo, a casa alemã é especialmente reconhecida pelos modelos controlados por radio e sobretudo pelos relógios que têm raízes na histórica associação ao designer Max Bill.

Junghans Firmengebäude

O icónico edifício da Junghans idealizado pelo arquiteto Philippe Jakob Manz ficou completo em 1918. O objetivo da construção era aproveitar ao máximo a entrada de luz natural nos ateliers. © Junghans

Fundada em 1861, em Schramberg, na Floresta Negra, a Junghans é uma das mais tradicionais companhias relojoeiras alemãs e tem produzido relógios de qualidade desde 1871. Se quisermos destacar alguns marcos importantes no âmbito da história da marca, pode-se referir, por exemplo, o facto de em 1903, a Junghans se ter tornado o maior fabricante de relógios do mundo com mais de 3000 colaboradores; por outro lado, em 1951 é referida como a maior fabricante de cronómetros na Alemanha; e em 1956 é apresentada como a terceira maior companhia relojoeira do planeta. Em 1972, a marca germânica destaca-se enquanto cronometrista oficial dos Jogos Olímpicos de Munique.

Arbeiten im Terrassenbau

Os relojoeiros da Junghans a trabalhar nos ateliers; também aqui o modo como estavam posicionados tinha como objetivo a otimização da iluminação natural no espaço. © Junghans

Após uma longa história que teve as flutuações inerentes às diversas crises conjunturais que afetaram globalmente a indústria relojoeira, os empresários Hans-Jochem e Hannes Steim assumem em 2009 o controlo empresarial da Junghans para lhe devolver o estatuto de incontornável marca de relógios alemã – reforçando a paixão, o design, a qualidade e a competência tecnológica como os princípios fundamentais da casa de Schramberg.

Junghans Druckerei3

Exemplos de mostradores e discos relativos às funções de calendário de modelos da Junghans. © Junghans

Ao longo dos tempos, a coleção da Junghans foi-se desenvolvendo para apresentar uma grande variedade de modelos e opções alimentadas por movimentos mecânicos ou de quartzo – sem esquecer a invenção do primeiro relógio de pulso de controlo por rádio, com a qual a Junghans estabeleceu novos padrões em 1990; essa tecnologia, em combinação com o sistema ecológico de energia solar, ainda hoje é aplicada.

A força do design

max bill Edition Set 2017_Box

Junghans Max Bill Edition 2017. © Junghans

Mas a mais emblemática linha da Junghans apresenta outro tipo de inspiração: tem raízes na histórica associação ao arquiteto e designer industrial suíço Max Bill – que começou por idealizar para a marca dois instrumentos do tempo (de parede e de cozinha) em 1956 para, em 1962, desenhar vários modelos de pulso que se tornaram muito cobiçados entre os colecionadores.

max bill Edition 2017_Beauty_041_4762_00

A edição de 2017 dedicada a Max Bill está disponível em duas opções de mostrador: com numerais e só com indexes. Na versão com numerais a bracelete apresenta a parte de trás em tom azul escuro. © Junghans

O evidente pendor estilístico que renega qualquer adorno supérfluo e glorifica o minimalismo essencial tornou-se no fio condutor da linha que a Junghans dedica a Max Bill, com uma panóplia de relógios ou cronógrafos de corda automática ou de quartzo representantes do perfeito exemplo da harmonia entre forma e função que constituía o leit motiv do movimento Bauhaus. Os relógios Max Bill são intemporais, no sentido em que não parecem modernos, nem parecem vintage – a inscrição no fundo diz tudo: ‘Designed by Max Bill’. A arquitetura da caixa e os princípios estéticos da linha Max Bill serviram não só de inspiração para outras gamas da Junghans (a Meister e a Meister Driver) como também para marcas de alta-relojoaria, como acontece nos modelos Venturer da H. Moser & Cie.

max bill Edition 2017_Beauty_041_4763_00

A edição de 2017 dedicada a Max Bill está disponível em duas opções de mostrador: com numerais e só com indexes. Na versão com numerais a bracelete apresenta a parte de trás em tom verde. © Junghans

A edição especial de homenagem a Max Bill lançada este ano foi destacada na apresentação oficial da marca em Portugal enquanto parceira da Torres Distribuição. O modelo comemorativo, como complemento da linha Chronoscope, está disponível em duas versões que podem ser apresentadas num estojo que inclui um relógio de mesa dotado de uma imagem colorida condizente com a que surge no fundo do relógio: o desenho Variation 1, pertencente às Graphic Series de Max Bill; ambas as versões são alimentadas por um calibre de quartzo (o J645.33) de três ponteiros e data, sendo que uma assenta num mostrador caraterizado pelos tradicionais indexes Bauhaus e o outro com algarismos árabes a complementarem o grafismo dos indicadores.

Junghans Limited Edition 1917

O fundo do Max Bill Limited Edition 1917 da Junghans. © Junghans

Criada nos seus primeiros tempos de designer, a colorida imagem geométrica ‘Variation 1’ foi caraterizada por Max Bill como tendo por único objetivo “agradar pela sua presença”. A mesma caraterização se pode estender aos relógios Junghans criados sob a sua influência estética…

A linha Meister Diver © Junghans

A linha Meister Driver (Chronoscope e Day Date) © Junghans

A linha Meister Driver (modelos automáticos) © Junghans

A linha Meister Driver (modelos automáticos) © Junghans

A linha Meister Pilot © Junghans

A linha Meister Pilot © Junghans

A nova linha Form © Junghans

A nova linha Form © Junghans

Como não podia deixar de ser, tirámos não só imagens da apresentação, mas também fotografias e wristshots de alguns dos relógios expostos.

Aqui fica a colectânea:

Junghans

© Espiral do Tempo

A linha Meister Driver Chronoscope.

Junghans Meister Driver Chronoscope. © Espiral do Tempo

Junghans Meister Driver Date. © Espiral do Tempo

Junghans Meister Driver Date. © Espiral do Tempo

Junghans Meister Calendar.

Junghans Meister Calendar. © Espiral do Tempo

Junghans Max Bill Chronoscope. © Espiral do Tempo

Junghans Max Bill Chronoscope. © Espiral do Tempo

Junghans Meister Chronoscope. © Espiral do Tempo

Junghans Meister Chronoscope. © Espiral do Tempo

 © Espiral do Tempo

© Espiral do Tempo

Junghans Max Bill Ladies. © Espiral do Tempo

Junghans Max Bill Ladies. © Espiral do Tempo

Junghans Meister Driver Automatic. © Espiral do Tempo

Junghans Meister Driver Automatic. © Espiral do Tempo

Junghans Form A. © Espiral do Tempo

Junghans Form A. © Espiral do Tempo

© Espiral do Tempo

© Espiral do Tempo

© Espiral do Tempo

© Espiral do Tempo

Consulte o site oficial da Junghans ou da Torres Distribuição para mais informações.