Atualidades, Relógios

LEILÕES de GENEBRA – Day One (11/11/2017): Phillips – The Crosthwaite & Gavin Collection: Exceptional Heuer Chronographs from the Jack Heuer Era

Heuer_10

 A Heuer, no que se refere aos modelos que antecedem a aquisição da marca pela TAG, tem vindo a ganhar um interesse acrescido por parte de colecionadores e entusiastas fascinados pela variedade de modelos e particularmente pela crescente informação que começa a estar disponível sobre os relógios produzidos durante a época de Jack Heuer.

 

O êxito do leilão da coleção Haslinger, organizado pela Bonhams em dezembro de 2010, já pedia que um leiloeiro voltasse a concentrar a sua atenção no nome Heuer. Um repto que a Phillips decidiu assumir, e cujo interesse e divulgação veiculado pelos media de todo o mundo tornaram numa aposta ganha à partida, com o leilão temático The Crosthwaite & Gavin Collection: Exceptional Heuer Chronographs from the Jack Heuer Era a realizar-se no dia 11 de novembro.

Lot 42 – Heuer Autavia Chronomatic “Siffert”

O Heuer Autavia Chronomatic “Siffert” alcançou o valor de 68.740 francos suíços. © Carlos Torres/ Espiral do Tempo

Os 43 lotes, colecionados ao longo de anos por Richard Croswaite e Paul Gavin, e cujos livros publicados se tornaram uma referência para todos os colecionadores interessados na marca, eram compostos por diversos exemplares das linhas Autavia, Carrera, Monaco, Mareograph e um par de Seafarers com a assinatura da Abercombie & Fitch. Peças que geraram uma elevada expectativa como era possível sentir na tenda montada pela Phillips nos jardins do Hotel La Reserve.

hhh

O lote 19, que incluía o Mareographe, ref.2446CF, foi arrematado por 37.500 francos suíços. © Carlos Torres/ Espiral do Tempo

O primeiro modelo a ganhar a total atenção dos compradores foi o Autavia “Big Sub”. O cronógrafo “tri compax”  ref. 24475N, representado pelo lote 3, recebeu uma série de lances que o elevaram até aos 110.000 francos.

big sub

O Autavia “Big Sub”, ref. 24475N, representado pelo lote 3, recebeu uma série de lances que o elevaram até aos 110.000 francos suíços. © Carlos Torres/ Espiral do Tempo

O Monaco “Dark Lord” identificado com o lote 8 arrastava consigo grandes expectativas, tendo a  estimativa da Phillips colocado o modelo entre os 35 e os 50.000 francos em consequência do estado irrepreensível do relógio. Apesar disso, os lances por este modelo detiveram-se nos 42.000 francos.

O mesmo efeito sofreu o lote 11. O raro Carrera “Indianapolis Speedway” de 1970, com o símbolo característico da prova automobilística às 6 horas tinha um valor estimado entre os 20 e os 30.000 francos. O modelo acabou por trocar de proprietário por 26.000 francos suíços.

aaa

O raro Carrera “Indianapolis Speedway” de 1970, com o símbolo característico da prova automobilística às 6 horas foi arrematado por 26.000 francos suíços. © Carlos Torres/ Espiral do Tempo

O protagonismo deste leilão temático ficou inequivocamente associado ao lote nº16. O Carrera “Yachting”, ref. 2447S, era senhor de um mostrador com uma mistura de nuances entre dourado e salmão acrescentando-se ainda o contador às 3 horas com três triângulos azuis, no que terá sido uma execução de um pedido especial. A estimativa da Phillips para este modelo, compreendida entre os 12 e os 18.000 francos suíços, foi largamente ultrapassada alcançando o modelo 47.000 francos suíços.

qqq

A estimativa da Phillips para o Carrera “Yachting”, ref.2447S, compreendida entre os 12 e os 18.000 francos, foi largamente ultrapassada com o modelo a alcançar os 47.000 francos. © Carlos Torres/ Espiral do Tempo

O último modelo que aqui se destaca apresentava-se num estado quase impossível, tal era qualidade do conjunto e a atração estética que exercia. Com o número de lote 28, o Autavia GMT, numa configuração associada a uma primeira execução, era o primeiro de apenas 8 que hoje são conhecidos. Os 60.000 francos suíços pelos quais foi arrematado não surpreenderam ninguém.

111

Os 60.000 francos pelos quais o Autavia GMT foi arrematado não surpreenderam ninguém. © Carlos Torres/ Espiral do Tempo

Finalmente, o último lote da sessão contou com um participante muito especial para fazer cair o Martelo. O próprio Jack Heuer, que dois dias antes tinha completado o seu 85º aniversário, subiu à tribuna para arrematar o lote 43 composto pelo nº1 da edição limitada do Heuer Autavia comemorativo do seu aniversário. Uma edição especial que agora começa a chegar às lojas de todo o mundo.

qqq

O próprio Jack Heuer subiu à tribuna para arrematar o lote 43 composto pelo nº1 da edição limitada do Heuer Autavia comemorativo dos seus 85 anos. © Phillips

Mesmo assim, a maior surpresa da noite acabou por ser o número fora do comum de licitadores online, que representaram quase metade dos lances ganhos e disputaram intensamente os restantes. Estavam registados online neste leilão da Phillips cerca de 150 compradores. Um número surpreendente, considerando que não é fácil avaliar um relógio corretamente quanto ao seu estado apenas pelas imagens fornecidas.

111

O Autavia ref.1563T atingiu o valor de 31.250 francos suíços. © Carlos Torres/ Espiral do Tempo

Consulte o site oficial da Phillips para saber mais sobre os relógios em hasta e resultados do leilão.