Novidades, Relógios

NOVIDADES – Vacheron Constantin Historiques Triple Calendrier 1942 e 1948

Historiques Triple Calendrier - destque

A Vacheron Constantin apresentou recentemente dois novos modelos Historiques que reinterpretam a estética dos relógios dos anos 40. Mas não só de aspetos estéticos se trata. É que ambos os modelos lançados – o Historiques Triple Calendrier 1942 e o Historiques Triple Calendrier 1948 – recuperam também uma complicação que era típica da marca nessa mesma época: o triplo calendário.

Função, design e estética: é assim que a Vacheron Constantin reinterpreta o seu passado. A marca genebrina andou a remexer na sua história para lançar dois relógios com triplo calendário que reinterpretam modelos de 1942 e 1948 do seu portefólio.

Em traços gerais, ambos os relógios apresentados refletem os modelos originais, mas são apimentados com apontamentos contemporâneos. Falamos, assim, de um calendário triplo numa caixa em aço e de um calendário triplo numa caixa em ouro rosa, complementado com indicador de alta precisão das fases da Lua. Nos dois modelos, o mês e o dia semana são apresentados em duas janelas um pouco abaixo das 12 horas.

A caixa de 40 mm de diâmetro, indiscutivelmente Vacheron Constantin, apresenta um conjunto de características típicas da época em causa no âmbito do percurso da marca, nomeadamente uma estrutura de triplo anel e asas em forma de garra, perfeitas para assentar bem no pulso. Por outro lado, o vidro um pouco mais espesso permitiu a aposta numa luneta especialmente fina; já o fundo aberto é a janela perfeita para apreciar o trabalho decorativo dos novos calibres 4400 QC e 4400 QCL na versão com fases da Lua. Com uma frequência de 4 Hz e uma reserva de corda de 65 horas, estes movimentos mecânicos de corda manual são inteiramente desenvolvidos e fabricados pela Vacheron Constantin e, segundo a marca, preservam o espírito original dos calendários de meados do século XX.

Historiques Triple Calendrier 1948 - lifestyle

O Vacheron Constantin Historiques Triple Calendrier 1948 com movimento de corda manual. © Vacheron Constantin

Historiques Triple Calendrier 1948

A caixa de três aneis é uma das características dos novos Historiques Triple Calendrier. © Vacheron Constantin

Historiques Triple Calendrier 1942

E vamos lá especificar: com caixa em aço o Historiques Triple Calendrier é inspirado na referência histórica 4240,  cujas primeiras execuções em ouro amarelo, ouro rosa ou aço foram introduzidas em 1942. Fiel ao original, o modelo agora lançado revela-se discreto e elegante, com funções das horas, minutos e pequenos segundos às 6 horas. As indicações de calendário – a saber: dia da semana, dia do mês e mês –  surgem com uma opção dupla, em bordeaux ou azul-escuro, num mostrador prateado em dois tons típicos da época. O centro é acetinado e brilhante e a zona externa é pontuada com elegantes numerais arábicos, que melhoram a legibilidade. Pequena nota para os ponteiros azuis e para o ponteiro central com extremidade vermelha para indicação do dia do mês, disposta na periferia do mostrador.

Historiques Triple Calendrier 1942 mostrador

Os novos Historiques Triple Calendrier têm uma caixa de 40 mm e asas em forma de garra. © Vacheron Constantin

Historiques Triple Calendrier 1942 fundo

O fundo do Historiques Triple Calendrier 1942 permite apreciar o calibre 4400 QC, um novo movimento de manufatura. © Vacheron Constantin

Historiques Triple calendrier 1948

Como o seu antecessor vintage, o Historiques Triples Calendrier 1948 é o outro modelo lançado pela Vacheron Constantin e surge com caixa em ouro rosa, num tom mais próximo da versão original. Neste caso, estamos perante duas séries limitadas de 200 exemplares cada que reinterpretam a referência vintage da marca 4240L de 1948: um triplo calendário com indicador de alta precisão das fases da Lua,  juntamente com os pequenos  segundos às seis horas.  O mostrador apresenta um centro opalino prateado com uma zona externa acetinada e brilhante. Esta versão é intercalada com números romanos aplicados e indexes na forma de triângulo dourados. As funções de calendário e a janela do ciclo lunar estão disponíveis em duas versões: em bordeaux ou azul-escuro, que se conjugam com correia em pele castanha ou azul-escura de fivela clássica.

Historiques Triple Calendrier 1948 mostrador

O Historiques Triple Calendrier 1948 está disponível em duas versões. Neste caso, trata-se da versão com pormenores em bordeaux. A outra versão apresenta pormenores em azul. © Vacheron Constantin

Historiques Triple Calendrier 1948 fundo

O Historiques Triple Calendrier 1948 da Vacheron Constantin é uma edição limitada a 200 exemplares em ambas as versões (com pormenores azuis e com pormenores bordeax), Está equipado com o calibre 4400 QCL de corda manual, desenvolvido e concebido pela marca. © Vacheron Constantin

Historiques Triple Calendrier 1942

As asas em forma de garra do Historiques Triple Calendrier 1942 garantem melhor conforto no pulso. © Vacheron Constantin

Historiques Triple Calendrier 1942

Nota-se bem nesta imagem os três aneis que compõem a caixas dos novos Historiques Triple Calendrier. © Vacheron Constantin

Notas finais

Em suma, os novos modelos Historiques Triple Calendrier da Vacheron Constantin distinguem-se por uma série de pontos que importa salientar:

* Reinterpretação de uma complicação característica dos anos 40 e em especial dos arquivos da Vacheron Constantin;
* Surgem em duas versões: dois modelos com calendário triplo numa caixa em aço e dois modelos com calendário triplo e indicação das fases da Lua numa caixa em ouro rosa;
* Os modelos com caixa em ouro rosa e com indicação das fases da Lua surgem numa edição limitada de 200 exemplares cada;
* Em ambas as versões, temos a opção de indicações em azul ou em bordeaux;
* Estamos perante modelos equipados com novos calibres de corda manual;
* As caixas de triplo anel têm um diâmetro de 40 mm e asas em forma de garra para melhor conforto no pulso.

Deixamos as fichas técnicas, mas vale a pena consultar o site oficial da Vacheron Constantin para mais informações.

Características Técnicas

Vacheron Constantin
Historiques Triple Calendrier 1942
Referência/
3110V/000A-B425 ( indexes bordeaux e correia castanha); 3110V/000A-B426 (indexes azuis e correia azul)
Relógios certificados com a Punção de Genebra

Movimento/ 4400 QC de corda manual, desenvolvido e fabricado pela Vacheron Constantin, 29 mm (12’’1/2) de diâmetro 4.6 mm de espessura, 65 horas de reserva de corda aprox., 4Hz (28,800 vibrações/hora), 225 componentes, 21 rubis.
Funções/ Horas, minutos, pequenos segundos às 6 horas, calendário completo (dia da semana e mês em janelas, e dia do mês na periferia mostrador).
Caixa ∅ 40 mm / Aço inoxidável, 10.35 mm de espessura, vidro de safira, estanque até 3 bar (30 metros aprox.).
Mostrador/ Prateado, acetinado brilhante, numerais arábicos pintados a preto, anel com os dias do mês pintado a bordeaux ou azul consoante a versão.
Bracelete/ Pele de aligator mississippiensis castanha ou zul-escuro com forro interior em pele de aligátor, costurada à mão. Fivela em aço polido com formato de meia Cruz de Malta.
Preço/ € 20.000

Historiques Triple Calendrier 1942 copy

Historiques Triple Calendrier 1942. © Vacheron Constantin

Vacheron Constantin
Historiques Triple Calendrier 1948
Referência/ 
3100V/000R-B359 ( indexes bordeaux e correia castanha); 3100V/000R-B422 (indexes azuis e correia azul)
Relógios certificados com a Punção de Genebra

Movimento/ 
4400 QCL de corda manual, desenvolvido e fabricado pela Vacheron Constantin, 29 mm (12’’) de diâmetro 4.6 mm de espessura, 65 horas de reserva de corda aprox., 4Hz (28.800 vibrações/hora), 253 componentes, 21 rubis.
Funções/
 Horas, minutos, pequenos segundos às 6 horas, calendário completo (dia da semana e mês em janelas, e dia do mês na periferia mostrador), indicação das fases da Lua.
Caixa ∅ 40 mm / 
Ouro rosa de 18 K 4N, 10.35 mm de espessura, vidro de safira, estanque até 3 bar (30 metros aprox.).
Mostrador/ 
Prateado opalino com exterior acetinado, indexes em ouro aplicados, anel com os dias do mês pintado a bordeaux ou azul consoante a versão.
Bracelete/ 
Pele de aligator mississippiensis castanha ou zul-escuro com forro interior em pele de aligátor, costurada à mão. Fivela em aço polido com formato de meia Cruz de Malta.
Preço/ € 36.900

Historiques Triple Calendrier 1948

Vacheron Constantin Historiques Triple Calendrier 1948. © Vacheron Constantin

PS. Os novos Historiques Triple Calendrier da Vacheron Constantin reuniram consenso assim que foram lançados. E nós juntámo-nos a esse consenso na Dubai Watch Week 2017 que está atualmente a decorrer. Aqui está uma imagem nossa do Triple Calendrier 1942. Maravilhoso.