Histórias

DUBAI WATCH WEEK 2017 – Day 3

DWW

O terceiro dia da Dubai Watch Week arrancou com uma apresentação da Hublot que passou em revista toda a panóplia de modelos e materiais presentes atualmente na coleção da marca. E como seria de esperar, foram apresentados dois modelos dedicados ao Dubai e inspirados no tecido usado na tradicional Cafia com que os homens cobrem a cabeça no médio oriente.

Seguiu-se o primeiro fórum do dia dedicado exclusivamente à discussão sobre marcas independentes, onde o editor da Quill & Pad questionou um painel composto por François-Paul Journe, Pascal Raffy, da Bovet e Theo Staub, atual CEO da germânica Moritz Grossman. O tema, explorou a condição das marcas que dão os primeiros passos nesta indústria, assim como as dificuldades e oportunidades encontradas ao longo dos anos por diversos criadores, incluindo os nomes representados pelo painel.

O evento seguinte, organizado pela Christie’s, atraiu maioritariamente colecionadores que durante quase duas horas ouviram com visível fascínio o orador John Reardon, atual responsável para a relojoaria do leiloeiro britânico. O tema, que passava em revista a Arte de Colecionar Relógios Vintage da Patek Philippe, revelou o extraordinário conhecimento de Reardon, um dos especialistas internacionais mais cotados na marca genebrina. Presente na sala a assistir à palestra estava Pierre Hagman, o lendário artesão responsável pelas execução das melhores caixas da marca e que, entre outras, executou a caixa do complicado Star Caliber 2000.

The art of collection vintage Patek Philippe por John Reardon Patek

The art of collection vintage Patek Philippe por John Reardon Patek. © Carlos Torres

Pelas 14h00, a editora da Revolution online, Suzanne Wong, provocou literalmente um painel composto por Alexander Friedman, editor da Watchonista, Cara Barrett, editora da Hodinkee, François-Henry Bennahmias, CEO da Audemars Piguet e John Reardon, abordando a temática da escassez de propostas femininas por parte das marcas no que se refere a relógios complicados. Intitulado “Grand Complication – An All Boys club?”, o tema suscitou acesa discussão e foi talvez o forum mais dinâmico até à data.

Painel da discussão  “Grand Complication – An All Boys club?”

Painel da discussão “Grand Complication – An All Boys club?” © Carlos Torres

A Christie´s voltou à cena através de uma sessão dedicada a jovens, entre os 8 e os 15 anos, onde se abordou o tema de como licitar em leilão. Um exemplo da forma como a organização pretende chamar a atenção para a arte da relojoaria nas camadas mais jovens, incluindo este grupo em algumas das apresentações das marcas que decorreram ao longo do dia.

“Intangible Muse” foi o tema que se seguiu na tenda dedicada aos Forums e onde mais uma vez Ian Skellern conduziu um painel composto pelos artistas Antoine Munch e Quentin Carnalle, que forma acompanhados por Fabrizio Buonamassa, designer da Bulgari e James Gurney, fundador do Salon QP. A temática pretendia abordar o tema das descobertas e invenções associadas à medição do tempo, mas acabou por centrar-se maioritariamente no aspeto do design e formas alternativas de pensar o tempo.

Forum “Intangible Muse”

Fórum “Intangible Muse”. © Carlos Torres

Pelas 18h00, o último Forum do dia abordou o tema sobre a personalização de relógios à margem das marcas. Intitulado “The Modification Question – The elephant in the room”, a discussão foi conduzida pelo editor da The Watches TV, Marc André Deschoux, e onde o painel era composto por Gianfranco Ritschel, consultor e formador de relojoaria, Maximilian Busser da MB&F, Ted Gushue, editor da famosa Petrolicious, e Xavier de Roquemaurel, responsável pela marca Czapec.

Forum "The Modification Question"

Forum “The Modification Question”. © Carlos Torres

O dia terminou com uma visita à galeria de arte cinética da MB&F, localizada em Al Serkal, uma região do Dubai que concentra um número importante de galerias de arte de categoria internacional.

MB&F M.AD Gallery

MB&F M.AD Gallery. © Carlos Torres

MB&F M.AD Gallery

MB&F M.AD Gallery. © Carlos Torres

MB&F M.AD Gallery

MB&F M.AD Gallery. © Carlos Torres

MB&F M.AD Gallery

MB&F M.AD Gallery. © Carlos Torres