Atualidades

RECOMENDADO | As nossas leituras da passada semana (pouco relojoeiras, para dizer a verdade…)

recomendados 18_12

Se na passada semana, saiu mais uma edição da Espiral do Tempo ( e essa continua a ser a nossa leitura mais do que recomendada!), tal não significa que não tenhamos andado a vaguear por aí. Aliás, foram bastante variadas as leituras da última semana. Sem temas específicos e sem direção, fomo-nos cruzando com artigos que nos apetece recomendar. Deixamos uma seleção que pouco tem a ver com relógios, mas que tem muito a ver com o tempo. E assim iniciamos mais uma segunda feira.

1. Teinture Indigo: L’art du sang bleu

Um artigo breve, mas muito interessante que faz uma viagem pela história do índigo enquanto tintura ancestral que se encontra muito em especial no mundo do vestuário e que, com o tempo, se vai desgastando ou assumindo uma patina que, como o autor refere, se assemelha neste sentido ao trítio dos indexes dos ‘nossos relógio preferidos’. Porque quem gosta de relógios, muitas vezes também gosta de explorar outros mundos e áreas tão intemporais como a relojoaria em si. A ler no site Les Rhabilleurs.

2. Kenny Schachter – art dealer and car collector extraordinaire

Dos relógios aos carros a distância tende a ser curta. E há mesmo quem diga que quem leva a paixão por carros a sério, também leva a paixão por relógios ao mesmo nível. Até é giro mencionar que, recentemente, durante um evento, tivemos em contacto com um piloto que nos disse que, apesar de ser ‘louco’ por automóveis, o que ele gostaria mesmo de colecionar era relógios de pulso. Mas não é o caso nesta entrevista que recomendamos. Kenny Schachter está ligado ao mundo da arte, e coleciona automóveis com grande paixão, deixando-se levar exclusivamente pela estética. Leitura obrigatória no site Classic Driver

3. Arqueologia do traço

Adoramos o cheiro a história, os segredos de códices antigos, os pormenores que estão por trás dos processos de conservação e restauro de documentos e as camadas e camadas que se descobrem e que nos revelam as vidas de outros tempos. Adoramos também o modo como as novas tecnologias se juntam a este mundo antigo para nos oferecer a data e novas perspetivas,  ajudando-nos a compreender melhor os tempos de ontem e os de hoje. Para quem gosta de tudo isto também, convidamos a uma incursão pela Biblioteca Pública de Évora e pelo processo de análise de manuscritos cistercienses do acervo português de modo a compará-los com a coleção do Vaticano e de Troyes. Uma reportagem para ler no site da National Geographic Portugal.

4. The Green Diamond Exhibition You Need to See

A propósito da exposição Green Diamonds: Natural Radiance, patente no Natural History Museum de L.A., que reúne 60 dos mais incríveis diamantes verdes, vale a pena ler uma breve entrevista a David Shara, especialista em gemas da Optimum Diamonds, e que foi, ao longo dos tempos, reunindo a Gamma Collecton da qual fazem parte os diamantes expostos. No site da Robb Report.

5. Happy Wife, Happy Life: What Women Want (In A Watch)

E,  pronto, um artigo dedicado a relógios e que nos  fala sobre aquele importante momento em que um homem resolve… oferecer à sua companheira um relógio de pulso. Aqui para nós, esse é “O” grande momento. Chris Malburg quer ter a certeza de que tudo corre bem e, por isso, criou um guia que o ajuda a seguir os passos certos na hora de escolher o relógio certo para a sua mais que tudo. Para ler no Quill & Pad