Novidades, Relógios

NOVIDADES | SIHH 2018: IWC em tempo de jubileu

IWC_150_anos_abertura

A IWC está a preparar uma coleção de arromba para celebrar o seu 150º aniversário em 2018 – começando pelo Salon International de la Haute Horlogerie, cuja 28ª edição se realiza dentro de um mês em Genebra. Alguns modelos já foram desvelados, em guisa de aperitivo. Aqui ficam eles…

A IWC – sigla há muito utilizada para definir a International Watch Company – é talvez a mais previsível de todas as marcas expositoras nos grandes certames de relojoaria. A cada ano, já se sabe que a companhia relojoeira suíça fundada pelo americano Florentine Ariosto Jones em 1868 vai pegar numa das suas linhas e renová-la; o processo cíclico quase que evoca a circularidade do tempo e o mito do eterno retorno: em revólver, temos atualizações periódicas das linhas Portuguesa, Aquatimer, Pilot, Portofino, Ingenieur, da Vinci… mas esta próxima edição do Salon International de la Haute Horlogerie vai cortar um pouco com esse processo rotativo. Porque há um aniversário para celebrar.

Livros com os registos históricos da IWC. © IWC

Livros com os registos históricos da IWC. © IWC

Na comemoração do seu 150º aniversário, a IWC preparou um conjunto de relógios especiais a que chama ‘A Coleção do Jubileu’; muitos deles ainda não são conhecidos porque não convém mostrar todos os trunfos, mas já revelou algumas cartas que tinha na manga e o aperitivo deixa água na boca. O novo CEO da marca, Christoph Grainger-Herr, sublinha que “o espírito empreendedor do nosso fundador e a sua demanda pela excelência mecânica deixaram uma profunda impressão na companhia. Até aos dias de hoje, os nossos relógios combinam a mecânica de precisão com uma estética que é tão pouco usual quanto intemporal. A nossa Jubillee Collection recupera ícones do nosso passado e unifica-os através de um código de design para formar uma coleção espetacular”. No total, são 27 os relógios associados à efeméride.

IWC Tribute to Pallweber 150 Years Edition, ref: IW505002. © IWC

IWC Tribute to Pallweber 150 Years Edition, ref: IW505002. © IWC

Tribute to Pallweber

As primeiras imagens libertadas pela IWC relativamente à coleção comemorativa estavam relacionadas com um pequeno relógio de bolso de 1884, dotado de um mostrador branco esmaltado muito original com indicação digital das horas e dos minutos complementada por pequenos segundos analógicos. Esse Savonette Pocket Watch Pallweber surge agora ‘traduzido’ num relógio de pulso com caixa de 43 milímetros em ouro rosa que está limitado a 250 exemplares – o Tribute to Pallweber 150 Years Edition, com dois tambores de corda distintos associados a dois diferentes trens de rodagens, sendo que um deles proporciona a energia afeta aos discos das horas e dos minutos.

IWC Portugieser Constant-Force Tourbillon, ref: IW590202. © IWC

IWC Portugieser Constant-Force Tourbillon, ref: IW590202. © IWC

Portugieser Constant-Force Tourbillon

Limitado a somente 15 exemplares, o Portugieser Constant-Force Tourbillon apresenta um turbilhão sobredimensionado às 9 horas num mostrador igualmente revestido de esmalte branco. Faz-se acompanhar de uma indicação das fases da lua extremamente precisa e longeva: só precisa de ser ajustada a cada 577,5 anos… ou seja, mais de meio milénio! O calibre está dotado do sistema de força constante desenvolvido pela IWC, com 96 horas de reserva de corda. A caixa, em platina, tem um diâmetro de 46 milímetros. Consta que o preço anda à volta do quarto de milhão…

IWC Portugieser Perpetual Calendar Tourbillon, ref: IW504501. © IWC

IWC Portugieser Perpetual Calendar Tourbillon, ref: IW504501. © IWC

Portugieser Perpetual Calendar Tourbillon

O mostrador branco em esmalte volta a estar bem presente noutra das vedetas do jubileu: o Portugieser Perpetual Calendar Tourbillon, que pela primeira vez junta um turbilhão a um calendário perpétuo num relógio IWC. O turbilhão volante surge às 12 horas e as indicações do calendário perpétuo e fases da lua são distribuídas por três submostradores em baixo. A reserva de corda é de sete dias. A caixa em ouro rosa tem 45 milímetros de circunferência. E está limitado a 50 exemplares com uma etiqueta de preço à volta dos 100 mil euros…

IWC Da Vinci, ref: IW459304 e ref: IW358102. © IWC

IWC Da Vinci, ref: IW459304 e ref: IW358102. © IWC

Da Vinci

Em 2017, o foco das novidades apresentadas pela IWC no Salon International de la haute Horlogerie centrou-se na renovação da linha Da Vinci – tornada de novo ‘redonda’ porque o formato geométrico não estava a ter grande sucesso. E a linha Da Vinci também recebe edições alusivas ao 150º aniversário, nomeadamente um relógio de 36 milímetros com caixa em ouro cravejada de 206 brilhantes com o tal mostrador em esmalte branco que inclui indicação das fases da lua (Da Vinci Automatic Moon Phase 36 150 Yeras Edition) e uma versão mais acessível em aço, também de 36 milímetros, mas com mostrador azul (Da Vinci Automatic 36 150 Years Edition).

Mais novidades para breve.  Até lá, visite o site oficial da marca para mais informações.