Novidades, Relógios

EM FOCO | Oris Big Crown D.26 28-6 HB-RAG Limited Edition

Oris Big Crown D.26 286 HB-RAG Limited Edition

O Big Crown D.26 28-6 HB-RAG Limited Edition começa aos poucos a estar disponível em Portugal. Esta edição limitada com um mostrador verde (bem verde) celebra o Dewoitine D.26, o icónico avião do pré-guerra fabricado na Suíça que era utilizado para treinar pilotos. Um relógio limitado a 1931 exemplares.

Oris Big Crown D.26 286 HB-RAG Limited EditionOris Big Crown D.26 286 HB-RAG Limited Edition

Oris Big Crown D.26 286 HB-RAG Limited Edition. © Oris

A história e a parceria

O novo Oris Big Crown D.26 28-6 HB-RAG Limited Edition resulta da parceria entre a Oris e a Hangar 31”, uma associação que preserva o avião Dewoitine D.26 a partir de Grenchen, na Suíça. O Dewoitine D.26 foi projetado pelo francês Emile Dewoitine, tendo sido um dos 11 aviões encomendados pelo governo suíço, construídos sob licença pela Eidgenössische Konstruktionswerkstaette K+W (oficina federal de construção) na cidade de Thun. Entrou em serviço no dia 20 de agosto de 1931 e permaneceu na Força Aérea Suíça até 1948 enquanto avião de treino para pilotos em formação. Depois de desativado, foi utilizado para rebocar planadores em Lausanne, Sion e Zurique para enfrentar um período considerável de abandono. Mais tarde, acabou por ser restaurado e passou a estar em exibição num museu em Dübendorf, próximo de Zurique. Em 2015, o Dewoitine D.26 286 HB-RAG foi entregue aos cuidados da associação Hangar 31. Hoje, é um dos dois D.26 originais ainda em funcionamento.

Big Crown D.26 286 HB-RAG Oris Limited Edition

Com caixa multipeças de 40 mm em aço e vidro de safira abaulado nas duas faces ( à semelhança do que tem acontecido nas reedições que a marca tem vindo a lançar), o Big Crown D.26 286 HB-RAG Oris Limited Edition baseia-se no design do Oris Big Crown de 1938 que introduziu a função de pointer date. Sendo assim, o relógio segue o relógio original, recuperando a mesma luneta canelada e o característico ponteiro central com extremidade vermelha para indicação da data. O fundo é personalizado com a gravação da imagem do avião D.26 286 HB-RAG, bem como com o número da edição limitada. Deste relógio serão produzidos apenas 1931 exemplares, alusivos ao ano em que o avião entrou em serviço.

Oris_Big_Crown_Pointer_Date_03

A luneta canelada é recuperada do Big Crown de 1938 quer serviu de inspiração ao novo modelo da Oris. Nesta imagem é ainda bem visível a sempre deliciosa distorção visual dos números causada pelo vidro abaulado.  © Paulo Pires/ Espiral do Tempo

Oris_Big_Crown_Pointer_Date_06

O fundo é personalizado com a gravação da imagem do D.26 286 HB-RAG, bem como com o número da edição limitada. © Paulo Pires/ Espiral do Tempo

Mostrador

O mostrador verde joga em contraste com os numerais, os indexes e os dias do mês na periferia. Ao centro,  temos assim três ponteiros: para indicação das horas e minutos e para indicação da data. A luneta canelada é recuperada do Big Crown de 1938 e surge como moldura perfeita para salientar as indicações do mostrador. O vidro abaulado é mais um dos pontos de destaque tendo em conta a deliciosa distorção visual dos números que potencia. Tanto os ponteiros como os numerais têm revestimento luminescente.

Oris_Big_Crown_Pointer_Date_02

Além da distorção potenciada pelo vidro abaulado, destaque para os ponteiros e numerais com revestimento luminescente. O contraste com o verde garante uma boa legibilidade. © Paulo Pires/ Espiral do Tempo

Oris_Big_Crown_Pointer_Date_04

A luneta canelada e a bracelete de cabedal pespontada acentuam o caráter marcadamente vintage deste relógio de pulso. Nesta imagem, podemos ainda ver as asas com tratamento escovado. © Paulo Pires/ Espiral do Tempo

Mais pormenores

Com um preço de 2.300 euros e equipado com movimento de corda automática (Oris Calibre 754, com base no Sellita SW 200-1), o  novo Big Crown D.26 286 HB-RAG Oris Limited Edition tem correia de cabedal pespontada com fivela em aço personalizada com o logo da Oris e vem acomodado num estojo de cabedal forrado a verde. O estojo inclui uma correia extra de cabedal, também à semelhança do que tem acontecido com outras edições de inspiração vintage que a Oris tem lançado. A marca refere, ainda, que a correia, o mostrador e o estojo são inspirados nos materiais do cockpit do D.26.

Oris_Big_Crown_Pointer_Date_05

A correia em cabedal pespontado está equipada com fivela em aço, personalizada com o logotipo da marca. O estojo inclui uma correia extra. © Paulo Pires/ Espiral do Tempo 

A Oris e a aviação

Não é a primeira vez que o dizemos, mas vale a pena recordar a pertinência da parceria entre a Oris e a Hangar 31”: além de ter trabalhado já por diversas vezes com organizações ligadas à preservação de aeronaves antigas, a marca tem um história ligada ao mundo da aviação que teve início em 1910, ano em que lançou o seu primeiro relógio inspirado na aviação. Pouco depois a marca lançava o seu primeiro relógio para pilotos, o mesmo que serviu de inspiração para o Oris Big Crown 1917, lançado este ano e com o qual estivemos recentemente. A coleção Big Crown foi lançada em 1938 enquanto relógio de fácil leitura e coroa sobredimensionada que permitia ajustar facilmente o relógio durante o voo, sem necessidade de tirar as luvas. O novo relógio é, como já referimos, uma interpretação fiel do original Oris Big Crown, que foi lançado em 1938 e introduziu a complicação de indicação da data através de um ponteiro central e que torna estes modelos especialmente inconfundíveis.

Características Técnicas

Oris
Big Crown D.26 286 HB-RAG Limited Edition
Edição limitada a 1931 exemplares

Referência / OR754.7741.4087-SETLS
Movimento / Corda automática Oris Calibre 754, com base no Sellita SW 200-1, com função de data indicada por meio de um ponteiro central.
Funções / Horas, minutos, segundos e data.
Mostrador / Verde com números árabes serigrafados com Super-LumiNova®, ponteiros das horas e dos minutos em níquel polido preenchidos com Super-LumiNova®. Ponteiro central dos segundos em níquel polido e ponteiro central da data com extremidade vermelha.
Caixa Ø 40 mm / Multipeças de aço inoxidável e coroa de rosca de aço inoxidável, estanque até 5 bar. Vidro de safira abaulado nas duas faces com revestimento antirreflexos no interior. Fundo de aço inoxidável, aparafusado, com imagem gravada do avião Dewoitine D.26 286 HB-RAG, bem como o número da edição limitada.
Bracelete/ Cabedal com fivela em aço.
Estojo/ Bolsa de cabedal que inclui uma correia adicional de cabedal castanho.
Preço/ € 1.850

Consulte o site oficial da Oris ou o site oficial da Torres Distribuição para mais informações.