Atualidades

RECOMENDADO | Leituras da semana

recomendado

Um questionário que nos leva a pensar sobre a edição de 2018 do Salon International de la Haute Horlogerie, uma investigação sobre o misterioso relógio que Sinatra teria oferecido a Sammy Davis Jr. e a polémica sobre o Rolex Daytona ref.6239 vendido em leilão há uns anos com mostrador modificado: eis algumas das nossas leituras recomendadas neste início de semana.

1 – What Happened This Weekend: A Kerfuffle Involving Phillips, Perezcope and a Rolex Daytona “Solo”

Uma notícia que vale a pena ler no âmbito dos relógios vintage e dos leilões: Jose Pereztroika, um aficionado por relógios Panerai, que fundou o site Perezcope com o objetivo de investigar ao pormenor a história e histórias dos relógios da marca, veio recentemente defender que o Rolex Daytona ref. 6239 leiloado pelo primeiro leilão da Philips em Hong Kong em 2015 tinha um mostrador modificado. A Philips, entretanto, lamentou o sucedido, mas vale a pena dedicar alguns minutos a perceber o que se passou. Para ler no site Watches by SJX

2 – Questionnaire: Quel serait le SIHH 2018 de vos rêves

O site Les Rhabilleurs preparou um questionário para os seus leitores de modo a tentar perceber em que pé estão as expectativas dos aficionados face à edição de 2018 do Salon International de la Haute Horlogerie que arranca já na próxima segunda feira, 15 de janeiro. Não é longo o questionário e é giro ver como as perguntas se centram em marcas e as respostas possíveis, de escolha múltipla, falam em modelos e pormenores muito específicos. Qual será então o SIHH 2018 dos seus sonhos? Aceite o desafio.

3 – Best of 2017 : Is this the watch that Sammy Davis Jr. was buried with?

Para encerrar 2017, o site Watchonista fez um “best of” de artigos e relógios desse mesmo ano. Neste sentido, um dos temas que destacou como sendo um dos melhores foi a investigação levada a cabo por Josh Shanks a propósito do suposto relógio em ouro que Sinatra teria oferecido a Sammy Davis Jr. e com o qual o multifacetado artista teria sido enterrado. Verdade ou mentira?

4 – LIST: The top 10 watch reviews of 2017 – part 1 and 2

Também como apanhado do ano que passou, gostámos de dar uma vista de olhos às melhores 10 análises que o site Time and Time publicou durante 2017. Publicada em duas partes, esta listagem contempla modelos como o Tudor Heritage Black Bay Chronograph, o TAG Heuer Autavia, o Bulgari Octo Finissimo Automatic ou Seiko Prospex SSC 673 P, entre outros. Nós gostamos destas compilações porque nos ajudam a organizar ideias e a ter uma melhor noção do que para os nossos colegas mais se destacou ao longo do ano. Deixamos links para a parte 1 e para a parte 2 desta compilação.

5 – Unexpected Ways You Might Damage A Mechanical Watch (Archive)

Recuperado dos arquivos do site, mas interessante na mesma e muito atual, um artigo que nos apresenta cinco formas possíveis de danificarmos um relógio de pulso e que não passam por usar um martelo ou experimentar esmagá-lo com um tanque de guerra. Nesta listagem, o autor centra-se em formas menos óbvias e até inesperadas, tais como usar a função de cronógrafo com o relógio submerso ou acertar o dia, a data ou outra complicação no momento errado. A descobrir no Quill & Pad.

Uma boa semana!