Novidades, Relógios

NOVIDADES 2018 | Oris Carl Brashear Chronograph Limited Edition

Oris Carl Brashear Chronograph Limited Edition

Boas notícias para os fãs de relógios de bronze e melhores notícias ainda para os aficionados da Oris: a marca apresenta este ano uma nova edição limitada dedicada a Carl Brashear, depois do sucesso que representou a primeira. Mas não basta ser Oris e não basta ser um relógio em bronze. O novo Oris Carl Brashear Chronograph Limited Edition surge como o primeiro da coleção Divers Sixty-Five com a função de cronógrafo. Uma edição limitada a 2000 exemplares.

Oris Carl Brashear Chronograph Limited

Oris Carl Brashear Chronograph Limited Edition. © Oris

A Oris apresentou ontem uma nova edição limitada dedicada a Carl Brashear que surge no seguimento de um primeiro modelo de 2016 dedicado ao mergulhador afro-americano e que, tal como na primeira edição lançada, volta a surgir com caixa em bronze, mostrador azul e correia de pele. Mas, além disso, o novo Oris Carl Brashear Chronograph Limited Edition apresenta uma grande novidade: trata-se do primeiro Sixty-Five com função de cronógrafo.

E as reações dos fãs?

No geral, até foram muito positivas, face às primeiras fotos exclusivas do relógio que foram publicadas no Instagram:

Today we are excited to show you the world’s first look at the new @oris Carl Brashear Chronograph Limited Edition diver, just officially launched in Shanghai China. The diver is housed in a 43mm Divers 65 bronze case, with a deep ocean blue dial and Oris Calibre 771 chronograph movement with a 48hr power reserve and rated to 100M for diving. The two register subdials are bicompax in layout with no date aperture to complete the simple and clean design. Limited to only 2000 pieces and should sell out twice as fast as the original piece. . #oris #bronzewatch #bronzediver #divewatch #leicashot #calibreimage #carlbrashear #oris65 #orisdiver #oriscarlbrashear #bronzo #leicasl #leica #leicacamera #orisdiver65 #oriscatch #carlbrashearchronograph #carlbrashearchrono

A post shared by Global Content Creation Agency (@calibreimage) on

Por aqui, ficámos todos bastante entusiasmados com esta espécie de sequela, até porque considerámos a edição de 2016 uma boa aposta. Agora, vale a pena questionar se este será um modelo assim tão exclusivo, tendo em conta o facto de surgir como um segundo modelo em edição limitada, dedicado à mesma personalidade e de características similares ao primeiro.

No entanto, essa conversa já é outra.  Preferimos antes reforçar que se trata do primeiro Oris Divers Sixty-Five com cronógrafo, estreando ainda um movimento que nunca foi utilizado pela marca. Um aspeto que, só por si, acrescenta a esta nova edição limitada mais alguma exclusividade.

Vamos então focar-nos no relógio.

Oris Carl Brashear Chronograph Limited Edition

Com caixa em bronze de 43 mm – a caixa do primeiro tinha 42mm – estanque até 100 metros, o novo Carl Brashear Chronograph Limited Edition tem como base a coleção Sixty-Five. O material escolhido, segundo a marca, evoca o equipamento que inicialmente era usado pelo mergulhador homenageado, com a nota de que  o bronze acaba por ser um material sempre fascinante porque, com o tempo, adquire a tal pátina muito própria determinada pela humidade atmosférica e pelos níveis de ph da transpiração de quem usa o relógio. Sem contar com outras possibilidades que permitem ao relógio tornar-se uma peça única à medida que os dias vão passando…

Aqui fica um exemplo que ajuda a perceber as mil e uma formas de personalizar a caixa de um relógio em bronze. Neste caso, até se trata de um Oris Carl Brashear Limited Edition (de 2016) que pertence a um leitor da Espiral do Tempo:

Sendo assim, o novo Oris Carl Brashear Chronograph Limited Edition, apresenta caixa, luneta, coroa e botões em bronze, nesta que é a segunda vez que a marca aposta neste material.

No interior bate o movimento cronográfico integrado Oris Calibre 771, com 48 horas de reserva de corda e de base Sellita SW 510, que no mostrador se traduz num alinhamento bicompax, com horas e minutos centrais, submostrador dos pequenos segundos às 9 horas e contador de 30 minutos do cronógrafo às 3 horas. Diferente do primeiro modelo lançado em homenagem ao mergulhador, este prescinde da indicação da data às 6 horas. Nas periferia, encontra-se a escala dos minutos pela qual se guia o ponteiro central dos segundos cronográficos.

Oris Carl Brashear Chronograph Limited

O novo Oris Carl Brashear Chronograph Limited Edition tem uma caixa de 43 mm em bronze e mostrador azul escuro, à semelhança do que aconteceu com a primeira edição de homenagem à mesma personalidade, lançada em 2016. © Oris

Claro está que um dos grandes pontos a favor volta a ser o mostrador de um azul profundo – a marca associa este tom às profundezas do mar pelas quais Brashear se aventurava –  que contrasta tão bem com o tom da caixa. Os indexes aplicados e ponteiros plaqueados a ouro rosa (realçados com SuperLumiNova num tom creme que reforça o aspeto vintage do relógio), bem como a disposição simples das indicações oferecem uma excelente legibilidade e, além disso, combinam na perfeição com o tom da caixa.

Nestas coisas somos um pouco vaidosos, fazendo questão de salientar que há realmente combinações muito felizes. E azul escuro e tom de bronze é, para nós, uma delas. Afinal, por mais que queiramos dizer que um relógio de pulso seja funcional e interessante, o visual é quase sempre o que nos chama logo num primeiro impacto – e no segundo, e até no terceiro….

Por fim, mais detalhes que acrescentam a este cronógrafo um toque especial: o característico vidro abaulado da coleção que dá ainda mais dinâmica ao mostrador e o fundo em aço gravado com um capacete de mergulho ao centro, com o número de edição limitada e com o inspirador mantra de Carl Brashear – “It’s not a sin to get knocked down, it’s a sin to stay down”.

 

Oris Carl Brashear Chronograph Limited

O fundo da caixa é de aço inoxidável, gravado com um capacete de mergulhador e com a famosa citação de Carl Brashear em relevo: «It’s not a sin to get knowcked down, it’s a sin to stay down» («Não é pecado sermos derrubados, pecado é não nos levantarmos.»). © Oris

Já agora, deixe-se inspirar ainda mais. O novo Oris Carl Brashear Chronograph Limited Edition tem bracelete em pele e vem acomodado num estojo especial em madeira, complementado com uma moeda emitida pela Carl Brashear Foundation e com uma fivela extra em aço (just in case).

O preço anunciado é de 4.400 euros para uma edição limitada a 2000 exemplares que, a avaliar pelo sucesso da primeira edição, deverão desaparecer rapidamente.

Vamos lá ver quantos estarão garantidos para Portugal.

Oris Carl Brashear Chronograph Limited

O relógio é apresentado num luxuoso estojo de madeira, que inclui uma medalha emitida pela Fundação Carl Brashear. © Oris

Se quiser saber mais informações, consulte o site oficial da Oris.

Características Técnicas

Oris
Carl Brashear Chronograph Limited Edition
Edição limitada a 2000 exemplares

Referência /  01 771 7744 3185 LS
Movimento / Corda automática Oris Calibre 771, com base no Sellita SW 510, com função de cronógrafo.
Funções / Horas, minutos, pequenos segundos e cronógrafo.
Mostrador / Curvo e azul escuro com indexes polidos e com plaqué de ouro aplicados e preenchidos com SuperLumiNova®, ponteiros em plaqué de ouro preenchidos com Super-LumiNova®.
Caixa Ø 43 mm / Multipeças de bronze e coroa de rosca e botões também em bronze, estanque até 10 bar/100m. Luneta unidirecional em bronze com contagem de 60 minutos. Marcador de zero preenchido com Super-LumiNova®. Vidro de safira abaulado nas duas faces com revestimento antirreflexos no interior. Fundo de aço inoxidável, aparafusado, gravado com a imagem do capacete de Carl Brashear, bem como o mantra do mergulhador: “It’s not a sin to get knocked down, it’s a sin to stay down”. Além disso, o fundo é ainda personalizado com o número da edição limitada.
Bracelete/ Pele com fivela em bronze (com fivela em aço extra disponobilizada).
Estojo/ Caixa em madeira com fivela extra e moeda comemorativa emitida pela Fundação Carl Brashear.
Preço/  € 4.400