Novidades, Relógios

NOVIDADES | SIHH 2018: Girard-Perregaux Neo Tourbillon With Three Bridges Skeleton

GirardPerregaux_NeoTourbillon

A nova abordagem aos códigos tradicionais de design que definiram a imagem da Girard-Perregaux ao longo do século XX e início do século XXI, têm saído essencialmente do traço criativo de Stefano Macaluso, filho do saudoso “Gino” Macaluso o homem responsável por dar à marca suíça o lugar de relevo que ainda ocupa entre os nomes mais relevantes da alta-relojoaria helvética. Exemplo disso é o novo Neo Tourbillon With Three Bridges Skeleton que a Espiral do Tempo revela hoje em primeira mão.

Girard-Perregaux Neo Tourbillon with Three Bridges Skeleton

Girard-Perregaux Neo Tourbillon with Three Bridges Skeleton. © Girard-Perregaux

A faltarem poucos dias para o arranque de mais uma edição do SIHH, o Salão Internacional de Alta-Relojoaria de Genebra, a Girard-Perregaux levanta um pouco o véu sobre o que se prepara para revelar, como foi já o caso do feminino Laureato com caixa em cerâmica branca de 38 mm.

O modelo masculino que hoje a Espiral do Tempo revela em primeira mão tem inquestionavelmente a assinatura estilística de Stefano Macaluso e leva a marca a juntar uma complicação maior da relojoaria mecânica, o turbilhão, com a arte do esqueleto e uma forma quase irreverente de representar o que desde sempre foi a imagem de marca mais reconhecível e de maior fama da Girard-Perregaux. Um elemento patenteado em 1884 e que conhecemos como as Três Pontes.

No novo Neo Tourbillon With Three Bridges Skeleton os três elementos, cuja moderna forma arquitetural arqueada está na origem do nome “Neo Bridges”, foram submetidos a um tratamento à base de PVD negro mate e dominam uma frente desprovida de mostrador. No entanto, confundem-se de certa maneira com a estrutura em esqueleto da platina que os suporta, um aspeto que aparentemente contraria o propósito afirmado pelo comunicação à imprensa de fazer destacar claramente as três pontes de todos os restantes elementos do novo Calibre GP 9400-0011.

Girard-Perregaux Neo Tourbillon with Three Bridges Skeleton 03

No Girard-Perregaux Neo Tourbillon With Three Bridges Skeleton, o novo calibre GP 9400-0011 faz uso da massa oscilante de um micro rotor ocultado no verso e posicionado de forma concêntrica ao eixo do tambor de corda. © Girard-Perregaux

E dizemos “aparentemente” porque uma imagem não é ainda capaz de substituir o veredicto final dado sobre um relógio que foi efetivamente manuseado e experimentado no pulso. Para isso teremos de aguardar pela próxima segunda feira, altura em que se abrirão as portas do Palexpo de Genebra para a 28ª edição do SIHH.

O contraste que alimenta a estética geral deste modelo parece assim ser apenas obtido pelo metal cru e escovado dos ponteiros das horas e minutos, do tambor de corda às 12 horas, da gaiola do turbilhão às 6 horas e do trem de engrenagens que se dispersa no interior da estrutura negra do movimento. São estes os elementos que fazem a ligação estética à agradável caixa de titânio com 45 mm de diâmetro e 15, 85 mm de espessura, cujas linhas e simplicidade estética a associa facilmente àquele termo anglo saxónico tão apreciado na alta-relojoaria é que conhecemos por no nonsense.

jjj

No Neo Tourbillon With Three Bridges Skeleton os três elementos, cuja moderna forma arquitetural arqueada está na origem do nome “Neo Bridges”, foram submetidos a um tratamento à base de PVD negro mate e dominam uma frente desprovida de mostrador. © Girard-Perregaux

Um outro aspeto interessante deste Girard-Perregaux Neo Tourbillon With Three Bridges Skeleton é o facto de o novo calibre GP 9400-0011 fazer uso da massa oscilante de um micro rotor exemplarmente ocultado no verso e posicionado de forma concêntrica ao eixo do tambor de corda. Uma solução bastante atraente por juntar o melhor de dois mundos: a beleza da estrutura em esqueleto de um movimento mecânico e o conforto e eficácia proporcionado por um sistema de corda automático sem, no entanto, comprometer a essência do primeiro.

O novo Neo Tourbillon with Three Bridges Skeleton é apresentado com um preço de 146.000 euros.

Consulte o site oficial da Girard-Perregaux para mais informações.

Características técnicas:

Girard-Perregaux
Neo Tourbillon With Three Bridges Skeleton

Referência / 99295-21-000-BA6A
Movimento / Turbilhão de corda automática GP 09400-0011, 21,600 alt/h, 260 componentes, 27 rubis, 60 horas de reserva de corda.
Funções / Horas e minutos
Caixa ø 45 mm e 15,85 mm de espessura / Titânio, fundo em vidro de safira.
Bracelete / Aligátor negro costurado à mão com fecho de báscula triplo em titânio
Preço / € 146.ooo