Novidades, Relógios

NOVIDADES | SIHH 2018: a nova coleção Polaris da Jaeger-LeCoultre

Jaeger-LeCoultre Polaris

 O novo Polaris da Jaeger-LeCoultre é uma das grandes surpresas neste início de ano, principalmente porque não se trata apenas de um só relógio, mas de uma coleção bem catita composta por diversos modelos com diferentes complicações. O melhor é que o modelo base inspirado no Memovox Polaris de 1968 também não poderia faltar  (aqui para nós, e apesar de estarmos rendidos a todos os outros, é o nosso preferido). É com este último que a Grande Maison celebra o 50º aniversário do famoso relógio de mergulho com função de alarme.

Jaeger-LeCoultre Polaris

Os três cronógrafos que integram a nova coleção Polaris da Jaeger-LeCoultre. © Espiral do Tempo

Jaeger-LeCoultre Polaris

Vários modelos históricos Memovox da Jaeger-LeCoultre. © Espiral do Tempo

Hoje começamos ao contrário. Em vez de apresentarmos a história que deu origem à nova coleção (e que coleção!) Polaris da Jaeger-LeCoultre, lançada este ano, apresentamos primeiro os modelos que a compõem. Tudo para evitar sofrimento em demasia, já que todos reagimos com uma salva de palmas bem sincera à nova aposta da manufatura suíça.

Vamos lá então:

Jaeger-LeCoultre Polaris Memovox

Este é o único modelo da coleção em edição limitada e também o único que dispõe da função de alarme num eco ao Memovox Polaris, lançado em 1968. Relógio de celebração do incontornável modelo de mergulho, surge, como não poderia deixar de ser, com três coroas – a superior para acerto do disco do alarme; a do meio para acertar a luneta rotativa interior e a inferior para acerto da hora. Os elementos do mostrador chamam em tudo o modelo original.

JLC_MemovoxPolaris

Jaeger-LeCoultre Polaris Memovox © Jaeger-LeCoultre

Do mostrador preto, com três setores decorativos, saltam à vista os indexes em forma de trapézio, os numerais e os triângulos (da função de alarme no disco central e no marcador às 12 horas) inspirados no Memovox Polaris original. Segundo a marca, o movimento 956 que equipa este relógio descende do primeiro movimento automático com alarme, criado pela Jaeger-LeCoultre nos anos 50. Sendo assim, apresenta o mecanismo acústico, os segundos centrais e um sistema de acerto rápido da data. Estanque até 200 metros, o Polaris Memovox é complemetado por uma nova bracelete em borracha com um novo fecho de báscula. Limitado a 1000 exemplares.

Jaeger-LeCoultre Polaris Memovox 02

À esquerda, o novo Jaeger-LeCoultre Polaris Memovox; à direita, o modelo que o inspirou. © Espiral do Tempo

Jaeger-LeCoultre Polaris Memovox _9038670

Jaeger-LeCoultre Polaris Memovox . © Espiral do Tempo

Jaeger-LeCoultre Polaris Memovox 02

O perfil que nos mostra o fundo da caixa do modelo original com aberturas para uma melhor ressonância debaixo de água.  © Espiral do Tempo

Algumas notas técnicas:

Caixa 42 mm/ Aço, estanque até 200 metros Movimento/ Mecânico de corda automática JLC Calibre 956 com 44 horas de reserva de corda. Funções/ Horas, minutos e segundos, alarme, data. Mostrador/ Preto com decoração soleil granulada e acabamentos opalinos.

Jaeger-LeCoultre Polaris Automatic

JaegerLeCoultrePolarisAutomatic_Q9008471

Jaeger-LeCoultre Polaris Automatic Ref.Q9008471. © Jaeger-LeCoultre

Jaeger-LeCoultre Polaris Automatic

Jaeger-LeCoultre Polaris Automatic. © Espiral do Tempo

É o modelo base com indicação das funções clássicas e com duas coroas, uma para acerto do tempo e outra para ajuste da luneta interior, evocando, desta forma, a herança de mergulho associada a este relógio de pulso. Com um design assumidamente desportivo, apresenta, como todos os modelos, diferentes acabamentos que se estendem por setores no mostrador azul (ou preto) – acabamento sunray no centro, rodeado por uma textura granulada e luneta interior opalina – que oferecem alguma classe.

jjj

A luminescência das indicações em contraste com o mostrador preto é um dos destaques no modelo mais simples da coleção Polaris. © Jaeger-LeCoultre

O Polaris Automatic inclui braceletes intercambiáveis e um novo fecho de báscula. O relógio está disponível com correia em pele ou com uma bracelete de aço de três elos, completamente nova no âmbito da coleção da marca.

JaegerLeCoultrePolarisAutomatic_9008480

Jaeger-LeCoultre Polaris Automatic Ref. 9008480 © Jaeger-LeCoultre

Algumas notas técnicas:

Caixa 41mm/ Aço, estanque até 100 metros Movimento/ Mecânico de corda automática JLC Calibre 898/1 com 40 horas de reserva de corda. Funções/ Horas, minutos e segundos, luneta rotativa interior. Mostrador/ Preto ou azul profundo com decoração soleil granulada e acabamentos opalinos.

Jaeger-LeCoultre Polaris Date

JaegerLeCoultrePolarisDate

Jaeger-LeCoultre Polaris Date Ref. 9068170 © Jaeger-LeCoultre

Tal como o novo Polaris Memovox, o Polaris Date apresenta um perfil de inspiração vintage baseado no original de 1968,  que se descobre  nos indexes, nos numerais e marcador triangular em Super-LumiNova bege, bem como na minuteria e na indicação da data às 3 horas. A caixa apresenta uma espécie de caixa interior da qual o cristal se eleva, reforçando o perfil vintage. O fundo é fechado e personalizado com a imagem estilizada de um mergulhador.

JaegerLeCoultrePolarisMemovox

O Jaeger-LeCoultre Polaris Date tem o fundo personalizado com a gravação de um mergulhador no fundo. © Jaeger-LeCoultre

JaegerLeCoultrePolarisDate_

O Polaris Date está disponível em duas versões: com bracelete em aço e com bracelete em borracha. © Jaeger-LeCoultre

Estanque até 200 metros, a caixa de 42 mm em aço, com alternância de acabamentos escovado/polido, apresenta duas coroas, uma para acerto do tempo e a outra para acerto da luneta interior. Está disponível com uma nova bracelete de borracha com motivo Clous de Paris e com bracelete de aço com três elos.

Algumas notas técnicas:

Caixa 42 mm/ Aço, estanque até 200 metros Movimento/ Mecânico de corda automática JLC Calibre 899/1 com 38 horas de reserva de corda. Funções/ Horas, minutos, segundos, data, luneta rotativa Mostrador/ Preto com acabamentos soleil, granulado e opalino.

Jaeger-LeCoultre Polaris Chronograh in Pink Gold

O único modelo da coleção com caixa em metal precioso é também o único que aposta na distinta dupla vencedora ouro rosa/ antracite. Do mar para o mundo do desporto automóvel, o novo Polaris Chronograph apresenta o mesmo mostrador em setores ao nível dos acabamentos e une às funções clássicas das horas e minutos a função cronográfica, complementada ainda por uma escala taquimétrica. A opção por uma correia em pele castanha de aligátor torna este relógio especialmente distinto e elegante.

Destaque_JaegerLeCoultrePolarisChronograph_pinkgold

Jaeger-LeCoultre Polaris Chronograph em ouro rosa. © Jaeger-LeCoultre

Jaeger-LeCoultre Polaris Chronograph 9028471

À esquerda, a versão em ouro rosa do Jaeger-LeCoultre Polaris Chronograph; à direita, a lateral da caixa do cronógrafo em aço com mostrador preto. © Espiral do Tempo

Algumas notas técnicas:

Caixa 42 mm/ Ouro rosa, estanque até 100 metros Movimento/ Mecânico de corda automática JLC Calibre 751 com 65 horas de reserva de corda. Funções/ Horas, minutos e segundos, cronógrafo, escala taquimétrica. Mostrador/ antracite com acabamentos soleil, granulado e opalino.

Jaeger-LeCoultre Polaris Chronograh in Steel

Num complemento ao modelo em ouro rosa, o Polaris Chronograph com caixa em aço seria sempre obrigatório, com a marca a reforçar a sua ligação aos desportos motorizados (e já escrevemos sobre este tema), apostando numa caixa de 42 mm em aço. O relógio está disponível em duas versões de mostrador e braceletes: com mostrador azul e bracelete em aço e com mostrador preto e correia em pele. A legibilidade é potenciada pelo contraste entre mostrador e indicações.

JaegerLeCoultrePolarisChronograph_9028180_9028471

O Jaeger-LeCoultre Polaris Chronograph está disponível com caixa e bracelete em aço e mostrador azul (Ref. 9028180); e com caixa em aço, correia em pele e mostador preto (Ref. 9028471). © Jaeger-LeCoultre

JaegerLeCoultre PolarisChronograph

O Jaeger-LeCoultre Polaris Chronograph em aço (Ref. 9028471). © Jaeger-LeCoultre

Algumas notas técnicas:

Caixa 42 mm/ Aço, estanque até 100 metros Movimento/ Mecânico de corda automática JLC Calibre 751 com 65 horas de reserva de corda. Funções/ Horas, minutos e segundos, cronógrafo, escala taquimétrica. Mostrador/ Preto ou azul com acabamentos soleil, granulado e opalino.

Jaeger-LeCoultre Polaris Chronograph WT

O novo Polaris Chronograph junta a função de cronógrafo e de worldtimer às indicações regulares através de um calibre in-house. Além dos botões destinados à ativação/ paragem do cronógrafo, encontramos uma coroa adicional às 10 horas que permite acertar o disco rotativo interior para a cidade onde nos encontramos para que, de imediato, consigamos ter acesso às horas de outras 23 cidades do mundo. A caixa de titânio tem um diâmetro de 44 mm e 13 mm de espessura pelo que, apesar da sua dimensão considerável, acaba por não pesar em demasia no pulso.

JaegerLeCoultrePolarisChronograph

Jaeger-LeCoultre Polaris Chronograph WT © Jaeger-LeCoultre

Jaeger-LeCoultre Polaris Chronograph WT

O Jaeger-LeCoultre Polaris Chronograph WT está disponível com diferente opções de mostrador. Neste caso, a versão com mostrador azul. © Espiral do Tempo

JaegerLeCoultrePolarisChronograph_WT_905T471

Os 24 fusos horários apresentados no Jaeger-LeCoultre Polaris Chronograph WT. A coroa às 10 horas serve para acertar o disco para a cidade onde nos encontramos. © Jaeger-LeCoultre

Algumas notas técnicas:

Caixa 44 mm/ Titânio, estanque até 100 metros Movimento/ Mecânico de corda automática JLC Calibre 752 com 65 horas de reserva de corda. Funções/ Horas, minutos, segundos, cronógrafo, worldtimer Mostrador/ Preto ou azul oceânico com acabamentos soleil, granulado e opalino.

Notas finais

Jaeger-LeCoultre Polaris Date - Jaeger-LeCoultre Polaris Chronograp

À esquerda: Jaeger-LeCoultre Polaris Date; à direita: Jaeger-LeCoultre Polaris Chronograph com caixa em aço. © Espiral do Tempo

Por fim, terminamos como talvez devêssemos ter começado. A nova coleção Polaris da Jaeger-LeCoultre é como que o renascimento de um modelo incontornável na história da marca: o Memovox Polaris, um relógio de mergulho com alarme lançado em 1968 especialmente reconhecido pelo grafismo marcante, mas também pela caixa com aberturas que permitia uma superior ressonância debaixo de água. Ao mesmo tempo é complementada por modelos inspirados no relógio original, mas com uma cara que tem tudo a ver com os tempos que correm. As raízes do Memovox Polaris remontam ao Memovox, o primeiro relógio de pulso com alarme e mecanismo de corda manual da Jaeger-LeCoultre, em 1950, e ao seu sucessor de corda automática, em 1956. O investimento da manufatura de Le Sentier no seu passado tem mantido a linhagem Memovox bem viva e, ao longo dos anos, a ‘Grande Maison’ tem vindo a lançar edições limitadas de versões especiais. Em 2008, foi a vez do Memovox Tribute to Polaris homenagear o modelo de 1968, o mesmo que está na base da coleção  agora lançada.

Consulte o site oficial da Jaeger-LeCoultre para mais informações.