Atualidades

RECOMENDADO | Leituras da semana passada

recomendado

Com o frio que anda por aí, o ideal é mesmo passar algumas horas bem quieto a ler ou a descobrir artigos interessantes. Sobre relojoaria, ou não. Neste caso, na seleção de artigos que fizemos, reunimos alguma variedade. Mas só e só sobre relógios. E assim desejamos um bom início de semana.

1| James Bond’s Watches: The Complete Movie Timeline

Para os amantes do mundo da sétima arte, deixamos uma proposta de leitura ancorada nos relógios que James Bond tem usado desde que o mais famoso agente secreto existe no cinema. A seleção torna-se ainda mais curiosa se a encararmos como um reflexo da época em que cada relógio surge: de relógios robustos mecânicos de cariz utilitário, a relógios digitais  ou cronómetros fora de série hiper equipados, falamos de uma viagem no tempo que vale a pena descobrir. Disponível na WatchTime online.

2| 5 Milestone Breitling Watches, from 1915 to Today

Num momento em que se comenta com fervor os novos modelos Navitimer da Breitling, aqui fica um artigo que reúne cinco modelos incontornáveis da histórica coleção da marca. Se a ligação da Breitling à aviação é a mais óbvia, resultando em inúmeros cronógrafos de piloto, modelos com worldtimer, calendários e relógios de mergulho também completam o portefólio dos mais de 130 anos de história da popular marca. Para ler na WatchTime online.

3| SIHH 2018: Alexander Linz Interviews Richard Mille (With Guest Appearance by Wei Koh)

Um momento que reúne Alexander Linz do site watchadvisor.com, o próprio Richard Mille e Wei Koh, editor fundador da Revolution. Basicamente, Alexander Linz entrevistava Richard Mille, quando Wei Koh é convidado, inesperadamente, a juntar-se à conversa. Mais tarde, Linz entrevista Wei Koh e Nicholas Foulkes a propósito do salão. Vale a pena passar uns minutos a ver na Revolution online os diferentes vídeos, tendo em conta que estamos perante alguns dos nomes incontornáveis da atualidade relojoeira.

4| Collector of the Month #3 – Benoît Petitesecondes

Voltando a Alexander Linz e ao mundo do colecionismo, sugerimos a leitura de uma breve entrevista a Benoît “Petitesecondes”, um jovem colecionador de relógios que revela o modo como o seu gosto por relógios foi evoluindo, e como tem vindo a construir a sua relação com a comunidade de aficionados da relojoaria. Desde o seu primeiro relógio, ao seu primeiro relógio automático, passando pela paixão por relógios vintage, pelos relógios de que mais gosta e pelos critérios de aquisição, são muitos os temas abordados. E com sumo, julgamos nós. Para ler no watchadvisor.com.

5| Book Review: The Wristwatch Handbook – A Comprehensive Guide to Mechanical Watches

Mais do que recomendar também achamos que vale a pena recomendar as recomendações de outros… Um pouco confuso, talvez, mas vamos lá organizar ideias. No wornandwound.com faz-se uma crítica bem completa ao livro The Wristwatch Handbook – A Comprehensive Guide to Mechanical Watches  que se destina a todos os colecionadores que se queiram tornar um pouco mais informados. Allen Farmello, autor do artigo, considera mesmo que este é um daqueles livros que vale não só pelo conteúdo, que aborda alguns dos mais complicados mecanismos, mas também pelas ilustrações. Uma leitura obrigatória, portanto: a do livro e a da crítica, claro.