Histórias

PRIMEIRAS IMPRESSÕES | Novidades 2019: Luminor Tourbillon GMT – 47 mm Lo Scienziato

Panerai Luminor Tourbillon GMT – Lo Scienziato © Panerai

A Panerai apresenta o mais recente membro da linha ‘Lo Scienziato’, que representa o lado mais sofisticado da casa italiana. Com um mostrador assumidamente técnico, o novo Luminor Tourbillon GMT – 47 mm Lo Scienziato está equipado com caixa em titânio impressa em 3D e é complementado com detalhes em verde militar.

Já lá vão quase dez anos desde que a Panerai lançou o seu primeiro ‘Lo Scienziato’ – um relógio que em 2010 veio celebrar o 400º aniversário das observações celestes de Galileu Galilei e que acabaria por se tornar a referência para a marca no que diz respeito a novos desafios e novas dimensões possíveis de alcançar, graças ao seu design inovador e mecânica sofisticada. Claro que, ao longo dos tempos, foram diversos os modelos lançados nesta linha e é isso que volta a acontecer em 2019, com a Panerai a apresentar o novo Luminor Tourbillon GMT, depois de, em 2016, ter lançado o Luminor 1950 Tourbillon GMT Titanio, um modelo com caixa igualmente impressa via DMLS – Direct Metal Laser Sintering.

Luminor Tourbillon GMT – 47 mm Lo Scienziato

Panerai Luminor Tourbillon GMT – 47 mm Lo Scienziato © Panerai

Panerai Luminor Tourbillon GMT – 47 mm Lo Scienziato © Panerai

A edição de 2019 da vertente Lo Scienziato da Panerai surge com a referência PAM00768 e distingue-se em traços gerais pelo visual técnico do mostrador, pelos tons escurecidos que resultam da combinação de diferentes materias e pelos apontamentos em verde militar que vão bem ao encontro das atuais tendências da relojoaria.

O relógio vem assim equipado com uma caixa em titânio de grau 5, criada por sinterização direta de metal por laser (DMLS, em inglês) – impressão 3D em metal, para quem está menos familiarizado com estes termos. Basicamente, a caixa é formada por pó de titânio em camadas que vão sendo sinterizadas (ou fundidas) por ação de laser de fibra ótica e depois adquirindo uma consistência sólida. A caixa vai então sendo criada aos poucos, mas de forma constante, em camadas de 0,02 mm a cada passagem do laser. Em termos de vantagens, este processo permite reduzir o peso da caixa, garantindo, no entanto, a sua resistência estrutural e estanqueidade. Por outro lado, a caixa foi ainda aprimorada com um acabamento por jato de areia. Já o dispositivo protetor da coroa Safety Lock™ e a luneta são feitos de Carbotech, material à base de fibra de carbono que tem sido utilizado pela marca nos seus mais recentes lançamentos.

Panerai Luminor Tourbillon GMT – 47 mm Lo Scienziato © Panerai

Panerai Luminor Tourbillon GMT – 47 mm Lo Scienziato © Panerai

Claro está que face ao tom monocromático, os apontamentos em verde militar fazem toda a diferença neste relógio de pulso e acabam por ter grande importância na hora de descortinar as diferentes indicações do relógio no mostrador que surge agora com uma estética renovada.

De facto, o novo Luminor Tourbillon GMT – 47 mm é facilmente reconhecível enquanto modelo Lo Scienziato graças ao seu Calibre P.2005/T,  um movimento mecânico de corda manual com função GMT, apresentado pela Panerai pela primeira vez em 2016, como já referimos. Concebido em titânio com uma arquitetura esqueletizada que explica o seu peso de 23 gramas, este calibre apresenta um design minimalista e pouco convencional de inspiração steampunk e oferece a indicação central das horas, dos minutos e de um segundo fuso horário. Os pequenos segundos e o indicador de 24 horas estão localizados respetivamente às 9 e às 3 horas. Já a indicação da reserva de corda é apresentada pela primeira vez no mostrador do relógio. Com seis dias de autonomia armazenada em três tambores, o calibre é regulado por um turbilhão com rotação de 30 segundos (em vez de 60 segundos) num eixo perpendicular ao do balanço.

Panerai Luminor Tourbillon GMT – 47 mm Lo Scienziato © Panerai

Fundo do Panerai Luminor Tourbillon GMT – 47 mm Lo Scienziato © Panerai

O Panerai Luminor Tourbillon GMT Lo Scienziato PAM00768 está equipado com correia cinzenta em pele de aligátor com pesponto antracite, complementada por fecho de báscula em titânio. No entanto, o relógio é ainda entregue com uma bracelete adicional em Velcro, também com fecho de báscula. O estojo em madeira de cerejeira tratada com jato de areia e personalizada com o logótipo da Panerai inclui uma chave que permite trocar de braceletes. Esta novidade está disponível por 145.000 euros.

Primeiras impressões

Apesar de continuarmos a ser mais adeptos das linhagens mais puristas da Panerai, temos de admitir que a linha ‘Lo Scienziato’ tem uma importância maior na coleção da marca italiana porque, ao contrário de outros modelos apresentados mais recentemente, esta tem vindo a ser construída ao longo da última década sempre na perspetiva assumida de inovação e design disruptivo. Por isso, para nós, se faz sentido apostar na inovação e arriscar algum experimentalismo ao nível dos materiais e soluções técnicas, que seja na vertente Lo Scienziato. E este novo Panerai Luminor Tourbillon GMT Lo Scienziato PAM00768 acaba por representar uma continuação de todo este percurso, surgindo na sequência do modelo lançado em 2016, mas ainda assim surpreendendo sempre pelo visual arrebatador e pelas novidades que com ele traz e que o tornam particularmente distintivo.

Foto gentilmente cedida por Alexandre Figueiredo.

Foto gentilmente cedida por Alexandre Figueiredo.

Aqui deixamos algumas notas técnicas, mas aconselhamos uma vista ao  site oficial da Panerai para mais informações.

Características Técnicas

Officine Panerai
Luminor Tourbillon GMT – 47 mm Lo Scienziato

Referência/ PAM00768
Movimento/ Mecânico de corda manual equeletizado, Calibre P.2005/T, 16¼ linhas, 10,05 mm de espessura, 31 rubis, 28.800 alternâncias/hora, volante Glucydur®, dispositivo antichoques Incabloc®, três tambores de corda com 277 componentes. Seis dias de reserva de corda.
Funções/ Horas, minutos, segundos pequenos, GMT, indicador de 24h, indicador de reserva de marcha no mostrador, turbilhão.
Caixa Ø 47 mm (17,66 mm de espessura) / Titânio com acabamento polido a jato de areia com tecnologia de sinterização direta do metal por laser (DMLS). Coroa e alavanca do dispositivo protetor da coroa Safety Lock™ fabricados em Carbotech. Estanque até  cerca de 100 metros.
Mostrador/ Cinzento, índices e ponteiros Superluminova BG W9.
Bracelete/ Pele cinzenta de aligátor, fecho em titânio com acabamento polido a jato de areia. O relógio é entregue com uma segunda correia em Velcro preto com pesponto antracite e fecho em titânio.
Preço/ € 145.000

Panerai Luminor Tourbillon GMT – 47 mm Lo Scienziato © Panerai

Panerai Luminor Tourbillon GMT – 47 mm Lo Scienziato. Frente e verso. © Panerai