Atualidades, Histórias, Relógios

MUNDO VINTAGE | Leilões: o Rolex GMT-Master ‘de Colonel Kurtz’ apareceu e vai ser leiloado

12-07-Marlon-Brando-9

No ano em que o filme Apocalypse Now celebra 40 anos, o (quase) impossível é notícia na comunidade relojoeira: finalmente apareceu o tão procurado Rolex GMT-Master que Marlon Brando usou enquanto Colonel Kurtz na longa metragem realizada por Francis Ford Coppola. E vai a leilão pelas mãos da Phillips no próximo mês de dezembro, em Nova Iorque.

Imagem em cima à esquerda: Marlon Brando durante as filmagens de Apocalypse Now | © Mary Ellen Mark

Imagens em cima à esquerda: O Rolex GMT-Master de Marlon Brando | © Phillips

Este ano, o filme Apocalypse Now celebra quatro décadas e um dos ‘símbolos relojoeiros’ desse mesmo filme regressou à vida e vem deixar os aficionados completamente extasiados. Em causa está o Rolex GMT-Master que Marlon Brando usou enquanto Colonel Walter E. Kurtz – um relógio do qual já falámos há uns tempos e de que agora voltamos a falar por todos os motivos e mais alguns. Afinal, agora que sabemos por onde tem andado (depois de ter estado desaparecido durante tantos anos), podemos finalmente complementar a sua misteriosa história e estar atentos ao que vai ser dele num futuro próximo.

O Rolex GMT-Master sem luneta de Colonel Kurtz

No filme Apocalypse Now (de 1979), Marlon Brando, enquanto Walter Kurtz, usa um Rolex GMT-Master sem a luneta graduada rotativa que caracteriza este relógio de pulso. O relógio ganhou fama na comunidade relojoeira por nunca mais ter sido visto desde que foi usado nesta longa-metragem, mas, acima de tudo, pelo mistério associado ao facto de ter sido usado sem luneta. Aliás, sempre houve muita especulação em torno desta peça: porque razão Marlon Brando teria usado o relógio assim? Opção pessoal? Adequação deliberada à personalidade da personagem? Um acidente durante as filmagens? E o que teria acontecido a este relógio?

As respostas surgem 40 anos depois. O misterioso Rolex GMT-Master esteve nas mãos de Marlon Brando até 1995, altura em que o ator o ofereceu a Petra Fischer, sua filha adotiva, por ocasião da sua licenciatura na Brown University e antes de ingressar em Direito na University of Southern California. Segundo a própria Brando Fischer, Marlon Brando escreveu na altura uma carta na qual expressava o seu orgulho face às realizações da filha e depois acabou por lhe oferecer o relógio dizendo-lhe: « Este relógio é como um tanque. Podes fazer fazer o que quiseres com ele que vai continuar a funcionar. Quero que fiques com ele como lembrança do orgulho que tenho em ti.» Mais tarde, em 2003, Petra ofereceu o relógio ao seu marido como prenda de casamento. E ele optou por não usá-lo e guardá-lo até ao dia em que os Fischer tiveram conhecimento do Rolex Daytona de Paul Newman arrematado por 17.752.500,00 USD num leilão promovido pela Phillips, em 2017.

© Phillips

Rolex GMT-Master Ref. 1675 de Marlon Brando será leiloado no próximo dia 10 de dezembro. © Phillips

Agora, é a divisão de Nova Iorque da mesma leiloeira que tem em mãos a tarefa de leiloar o carismático Rolex GMT-Master sem luneta de Marlon Brando já no próximo dia 10 de de dezembro no leilão temático «Game Changers». Com um apontamento: como se pode ler no The New York Times, de acordo com Paul Boutros, da divisão americana de relojoaria da Phillips, tendo em conta a sua proveniência, estima-se um lance inicial na ordem dos «seis dígitos». Por outro lado, parte do valor atingido irá reverter a favor de uma fundação estabelecida por Petra e Russel Fischer que se dedica a apoiar crianças vítimas de abusos e negligência.

© Phillips

O fundo do Rolex GMT-Master Ref. 1675 que Marlon Brando usou em “Apocalypse Now” está gravado com uma inscrição feita pelo próprio ator. © Phillips

Com a referência 1675 e datado de 1972, o Rolex GMT-Master de Brando apresenta um mostrador mate e uma bracelete em borracha preta. Por outro lado, além de não ter luneta, o relógio tem no fundo a gravação «M.Brando» feita pelo próprio ator. De acordo com a leiloeira, o relógio encontra-se excecionalmente preservado e os marcadores luminescentes das horas e os ponteiros apresentam agora um bonito tom bege associado à passagem do tempo. O mostrador, ponteiros, caixa, vidro e coroa são originais.

Mais respostas

Ainda sobre o Rolex GMT-Master sem luneta de Marlon Brando, há mais algumas curiosidades interessantes. Se já se sabia que o ator era um grande apreciador de relógios Rolex e se muito se especulou relativamente às razões que estiveram por trás do facto de no filme ele ter usado o relógio sem luneta, o reaparecimento deste instrumento do tempo trouxe também mais respostas. Segundo o Press Release divulgado, durante as filmagens nas Filipinas, alguém teria considerado que o Rolex de Marlon Brando se destacava muito. Ao que o ator respondeu: «Se estiverem a olhar para o meu relógio, então não estou a desempenhar bem o meu trabalho de ator.» E em vez de tirar o relógio, Brando optou por tirar a luneta como forma de tornar o relógio mais discreto e a produção aceitou.

A verdade é que, sem luneta, o relógio acabaria por se adequar na perfeição à personalidade de Walter Kurtz e acabaria por se tornar num verdadeiro mito. Transpondo para a vida real, há mesmo quem se tenha deixado inspirar por Kurtz, tirando a luneta ao seu Rolex GMT-Master, assim como há quem tire a luneta aos seus modelos Submariner. E gosta. Simplesmente gosta de ver o seu Rolex assim, despido de preconceitos.

Visite o site oficial da Phillips para mais informações.

—