Studio Underd0g entrega pizza(s) em mão

A jovem micromarca Studio Underd0g volta a surpreender o mundo relojoeiro com uma inesperada (mais ou menos…) e apetitosa edição especial composta por dois relógios que só podem ser entregues diretamente em mãos: o Pepper0ni e o Hawaiian. Aqueçam o forno…

O habitualmente conservador universo da relojoaria tem vindo a ser abalado ultimamente por uma explosão de cor e irreverência que não se via desde a revolucionária década de 70 — e têm sido as micromarcas a trilhar essa via iconoclástica, desde o ‘Will Return’ da Isotope até ao Watermel0n da Studio Underd0g. A Isotope já é bem conhecida do publico nacional, tendo sido fundada em Londres precisamente por um português e até emparceirado com a Espiral do Tempo na criação da edição comemorativa Portugal-UK 650; quanto à Studio Underd0g, acompanhámos de perto o seu lançamento através da plataforma Kickstarter durante o período de confinamento. Face à depressão gerada pela pandemia, os coloridos cronógrafos imaginados pelo jovem designer Richard Benc foram uma autêntica lufada de ar fresco…

Os três relógios do Studio Underd0g
Os três modelos inaugurais lançados pela Studio Underd0g | © Studio Underd0g

As cores vivas do Watermel0n surpreenderam tudo e todos, tornando-se o mais popular dos três modelos inaugurais da Studio Underd0g — mesmo que as tonalidades do Desert Sky e sobretudo do Go0fy Panda fossem bem mais consensuais. Esse facto permitiu concluir que os aficionados estavam não só recetivos a um cromatismo mais exuberante, como também a um caráter mais lúdico que dificilmente se podem encontrar nas tradicionais marcas relojoeiras, que obedecem a uma lógica de venda em massa e que estão mais direcionadas para um público geral. Ora, os verdadeiros apaixonados pela relojoaria gostam de ser surpreendidos e querem ser alimentados com algo que faça a diferença ou que tenha uma boa narrativa. E que seja suficientemente exclusivo, mesmo tratando-se de um patamar de preço muito democrático. A Studio Underd0g tem-lhes dado esse ‘alimento’, não só no sentido figurado como literal.

Studio Underd0g Strawberries & Cream no pulso masculino com o court de Wimbledon de fundo
O Strawberries & Cream em Wimbledon e a inspiração dos morangos com nata | © Miguel Seabra/Espiral do Tempo

A coleção de base passou a ser constituída por quatro modelos com a adição do Mint Ch0c Chip e as suas interessantes tonalidades inspiradas nas bolachas de menta e chocolate, juntando um novo complemento alimentar aos frescos tons de melancia do muito valorizado Watermel0n. E sempre que uma nova leva de 500 exemplares de cada um dos quatro divertidos cronógrafos de configuração Big Eye (com toques rétro) é disponibilizada em pré-venda no site da marca, a adesão torna-se maciça.

O Mint Ch0c Chip ladeado de desenho do jogo quantos queres
Outra ‘delícia’: o Mint Ch0c Chip numa produção da nossa revista | © Paulo Pires/Espiral do Tempo

Entretanto, começaram a surgir as edições limitadas e especiais. Primeiro, o Aubergine em tons de beringela numa curta tiragem (50 peças) de beneficência em favor da luta contra o cancro da próstata. Depois o Strawberries & Cream, inspirado pelos morangos com natas tão associados ao ténis e que esteve disponível em pre-order durante somente uma semana. Houve ainda uma edição Pumpkin de somente dois exemplares baseada no desenho de uma petiza que desenhou um relógio com cores de abóbora inspirado no Watermel0n do pai, recebendo ela um e o outro sendo leiloado para a obtenção de verbas para o combate à fome em África. Depois houve o exemplar único Blueberry com os tons azulados do mirtilo, destinado a uma outra iniciativa de beneficência britânica. Até que chegou a hora da pizza.

Studio Underd0g pizza
Os dois novos modelos, acabadinhos de sair do forno | © Studio Underd0g

Na passada primavera foi anunciado o lançamento de um novo cronógrafo Studio Underd0g com o mostrador a evocar uma pizza. Mas surgiu logo depois a confirmação de que se tratava de uma partida de 1 de abril (April Fools’ Day), com Richard Benc a assegurar: «Somos malucos mas não tão malucos como isso!», classificando o imaginário relógio como «uma monstruosidade». O problema é que a brincadeira, feita em conjunto com o nosso colega Andrew McUtchen (fundador do site Time+Tide), pegou mesmo e o feedback foi tremendo. Centenas de fãs expressaram o desejo de ter um e sempre que houve oportunidade desafiaram tanto Richard Benc como Andrew McUtchen a concretizar tão arrojada ideia.

Studio Underd0g pizza
A versão Pepper0ni com pimentão e cogumelos no mostrador | © Studio Underd0g

Nesta sexta-feira, em Melbourne, a cidade natal de Andrew e onde Richard aproveitou para ver o Open da Austrália, ambos anunciaram o lançamento de duas versões de Pizza que nem sequer estarão à venda no site da Studio Underd0g ou da Time+Tide: só podem ser entregues em mão por um ou pelo outro, tal como as pizzas encomendadas são entregues pessoalmente!

Studio Underd0g pizza
A versão Hawaiian com ananás e pizza no mostrador | © Studio Underd0g

Os dois modelos, batizados Pepper0ni (com base no ‘original’ de 1 de abril, com pimentos e cogumelos em destaque no mostrador) e Hawaiian (com ananás e fiambre), apresentam as mesmas dimensões e estilo de todos os restantes cronógrafos da linha 01Series da marca — uma caixa em aço com 38,5 milímetros de diâmetro e fundo transparente que permite apreciar o movimento Seagull ST-1901 de corda manual assemblado em Inglaterra, complementada por uma correia de couro da The Strap Taylor.

A versão Pepper0ni e o fundo transparente com o calibre de corda manual | © Studio Underd0g

Para além do original cromatismo alimentar associado à temática, a diferença reside no facto de o mostrador se apresentar em fatias… como se fosse uma pizza pronta a comer. Enfim, mais um divertido lançamento da Studio Underd0g e no mesmo patamar de preço dos anteriores (600 euros). O único senão tem a ver com uma certa opção associada ao segundo modelo: a inclusão de ananás numa pizza é considerada um sacrilégio pelos italianos!

Studio Underd0g pizza
A versão Hawaiian e a inscrição ‘Hand Delivered’ no fundo da caixa | © Studio Underd0g

O ‘segundo álbum’

Entretanto, no final do ano passado já tinha havido uma importante novidade relacionada com a coleção da Studio Underd0g: o lançamento da 02Series, uma interpretação muito especial dos antigos Field Watches com design de Richard Benc e mostradores luminescentes, destacando-se o Pink Lem0nade com uma combinação de amarelo e rosa que até faz recordar os antigos gelados de máquina. O Steffany Blue apresenta um nome que brinca com a famosa tonalidade azulada do Nautilus com assinatura dupla Patek Philippe/Tiffany & Co, o Full Mo0n tem um mostrador esbranquiçado e o Midnight ostenta um mostrador preto para os mais tradicionalistas.

Os dois modelos 02Series mais destacados da Studio Underd0g | © Miguel Seabra/ Espiral do Tempo

Tivemos a oportunidade de ver, em primeira mão e em Londres, os protótipos durante o verão de 2022 e vimos o produto final em antecipação no mês de julho de 2023. Richard Benc confessou-nos então que haveria sempre o risco de a marca poder acusar o chamado ‘síndrome do segundo álbum’ — ou seja, a pressão que certos grupos ou bandas de rock têm de conseguir manter o nível após um álbum de estreia muito bem sucedido. E a verdade é que a 02Series, sendo bem recebida na generalidade, gerou alguma controvérsia devido ao preço mais elevado associado ao calibre suíço Sellita SW201-1 e principalmente pelos dois parafusos no mostrador…

O debate à volta dos parafusos no mostrador, que foram criticados por alguns aficionados, prendeu-se mais pelo facto de essas observações serem feitas com base nas imagens e não na sequência de um contacto real com o relógio. Porque os parafusos, sendo uma opção estética identificativa da linha 02Series, também têm um objetivo funcional e ajudam a transmitir maior profundidade a um mostrador que é constituído por sete camadas. Já se sabe que há gostos para tudo, mas o certo é que a Studio Underd0g representa um fenómeno muito particular no meio relojoeiro e tornou-se numa (micro)marca de culto ao cabo de somente três anos…

Outras leituras