Novidades 2017: os quatro novos Luminor Due by Officine Panerai

Um Luminor de silhueta elegante, em material precioso polido, de 42 mm e estanque até 30 metros talvez não seja o tipo de relógio que associamos à Officine Panerai. Isto se formos puristas da marca ou mesmo paneristi de alma coração.  Mas foi isso mesmo que a marca italiana fez em 2016 – atreveu-se a oferecer uma resposta alternativa ao mercado do seu icónico Luminor 1950 e deu que falar. E este ano repete a proeza com o lançamento de mais quatro versões. Falamos da coleção Luminor Due que começa agora a chegar a Portugal.

PAM 00741
O Officine Panerai Luminor Due  3 Days Oro Rosso – 42 mm (PAM 00741) surge em 2017 com mostrador marfim e complementa o modelo lançado no ano passado com mostrador antracite escovado. © Officine Panerai.

Sabemos que a Officine Panerai é uma daquelas marcas que quem gosta gosta à séria. Tem aquela coisa de ser fascinante pela história que guarda e conseguiu ao longo dos tempos reunir uma comunidade de aficionados, tão minuciosos, quanto exigentes, tão apaixonados quanto críticos.

Sabemos também que falamos de uma marca que nasceu em 1860, que se especializou em instrumentos do tempo de mergulho, bússolas e profundímetros, para encontrar uma nova era em 1997, ano em que passou a pertencer ao Gurpo Richemont. Pelo meio, há um percurso bem rico sempre ligada ao mundo do mar e à criação de instrumentos profissionais e militares.

PAM00739
As versões de 45 mm dos Luminor Due estão equipadas com  o Calibre P.4000 ou o Calibre P.4000/10 (na imagem) especialmente fino e com micro-rotor descentrado em ouro vermelho (nas versões com caixa em ouro vermelho e aço) e em tungsténio (nas versões em titânio). © Officine Panerai

Se quisermos perceber a singularidade dos relógios da Panerai temos de partir sempre do tamanho. Numa altura em que a média de diâmetro rondava os 38 mm – anos 1990, portanto -, a marca italiana  apresentou relógios com 45 mm de diâmetro. Hoje esta dimensão é um dado adquirido, é comum, mas há 20 anos não era bem assim. Depois, teremos de mencionar o formato da caixa. Se o Radiomir foi o primeiro relógio lançado pela marca em 1936, o Luminor é o mais inconfundível, graças ao formato cushion  e ao dispositivo protetor da coroa. Por outro lado, a possibilidade de troca de braceletes – através de um sistema patenteado exclusivo da marca – , bem como o mostrador de construção sandwich que permite uma elevada legibilidade são mais elementos característicos da Panerai. Juntemos ainda uma considerável estanqueidade por estarmos a falar de relógios sempre ligados ao mundo do mergulho profissional e militar – como já dissemos.

Todos estes elementos se justificam historicamente na marca.

Foi, por isso, que quando, em 2016, a Officine Panerai pegou no Luminor 1950 e o reinterpretou para responder aos tempos contemporâneos, a comunidade de aficionados da marca ficou um pouco apreensiva. O novo relógio foi chamado de Luminor Due porque vinha “representar um segundo capítulo na história da marca” e foi apresentado em quatro diferentes versões. Em 2017 são apresentadas mais quatro.

Luminor Due

PAM00729
O PAM00729 tem caixa de 42 mm em titânio escovado. Nesta foto, podemos verificar a reduzida espessura da caixa. Segundo a marca, nos modelos de 42 mm, temos uma redução de 40% face ao Luminor original. © Officine Panerai

Segundo a Panerai, o Luminor Due vem ” oferecer aos entusiastas a reinterpretação do icónico relógio da marca, o Luminor 1950, que é absolutamente fiel ao design do original, mas surge com uma estética mais contemporânea, conseguida através da redução da espessura da caixa -comparada com o modelo histórico falamos de uma redução até 40% para alguns modelos.”

Sendo assim, “as linhas do Luminor Due são inspiradas pela caixa do Luminor 1950, que representa o culminar das criações da Panerai feitas para a Marinha Italiana de 1930 a 1950. Temos assim um relógio com a singular e robusta caixa cushion, o grande mostrador rodeado por uma luneta, as fortes asas integradas e o dispositivo de proteção de coroa com uma alavanca que protege de choques acidentais”.

PAM00729
Detalhe do micro-rotor descentrado em tungsténio que contribui para a reduzida espessura do Calibre P.4000. Neste caso, trata-se do movimento que equipa a referência PAM 00729 com caixa em titânio e mostrador azul escuro. © Officine Panerai

E se todos estes elementos derivam diretamente da história da marca, os mesmos foram redesenhados para proporcionar uma maior versatilidade do relógio, de modo a que possa ser usado tanto num contexto mais desportivo e desafiante, como num contexto mais formal. É um ponto de viragem de adaptação às novas realidades – em vez de ser apenas um relógio robusto tipo ferramenta tão associado à Panerai, o Luminor Due assume um perfil adaptado às mais diversas circunstâncias e pode agora ser usado tanto por homens, como mulheres e até por quem poderia ter o desgosto de ser aficionado da Panerai sem poder usar um Panerai por ter um pulso demasiado fino, por exemplo. Afinal, os Luminor Due surgem com caixas de 45 mm e 10,7mm de espessura e com caixas de 42mm e 10,5mm de espessura…

PAM00739
O Luminor Due 3 Days Automatic Acciaio da Officine Panerai tem caixa de 45 mm em aço polido e mostrador antracite escovado.Vem complementar a versão em ouro vermelho lançada no ano passado. © Officine Panerai

Em 2016, o novo modelo foi lançado em quatro versões, todas com bracelete em pele de aligátor e mostrador com efeito escovado soleil – mais dois elementos que contribuem para a versatilidade deste relógio. Em 2017, podemos contar com mais quatro: dois com caixa em titânio escovado, mostrador azul escuro escovado e indicações bege vintage, em caixas de 42 e de 45 mm, complementadas por correia em pele de aligátor azul escura; um com caixa em aço polido, mostrador antracite escovado, indicações bege vintage e bracelete em pele de aligátor castanha, com pesponto bege; e, por fim, uma versão com caixa de 42mm em ouro vermelho polido, mostrador marfim, com numerais azuis e correia azul em pele de aligátor azul claro. Uma característica que deu que falar foi precisamente a estanqueidade: a coleção Luminor Due integra relógios estanques até 30 metros apenas.

PAM00728
O Luminor Due 3 Days – Titanio – 42 mm (PAM 00728) apresenta um bonito mostrador azul escovado emoldurado por uma caixa escovada e luneta polida. © Officine Panerai

Tal como aconteceu em 2016, os novos relógios integram movimentos mecânicos in-house, mas especialmente finos, tendo em conta a espessura da caixa, que podem ser apreciados através do fundo transparente.

PAM00741
O PAM00741 distingue-se pela caixa em ouro vermelho, o mostrador marfim, os numerais azuis e a correia azul clara. É o único dos Luminor Due a apresentar o mostrador com todos os numerais das horas e pequenos pontos beges na escala dos minutos. © Officine Panerai

Os Luminor Due de 45 mm estão equipadas com o calibre P. 4000 (estreado em 2014) de corda automática, com micro-rotor que dá vida às funções das horas, minutos e pequenos segundos às 9 horas. Com a nota de que o Luminor Due 3 Days Automatic Acciaio (PAM00739) integra a variante P.4000/10, de perfil esqueletizado e com micro-rotor em ouro.

PAM00741
O PAM00741 está equipado com o Calibre P.1000/10 de corda manual com 72 horas de reserva de corda parcialmente esqueletizado que pode ser apreciado através do fundo transparente. © Officine Panerai

Já as versões de 42 mm guardam o calibre P.1000 de corda manual que também indica as horas, os minutos e os segundos. Tal como acontece com os modelos automáticos, também aqui encontramos um dos modelos equipados com a versão esqueletizada do mesmo movimento: o Luminor Due 3 Days Oro Rosso – 42 mm apresenta assim o Calibre P.1000/10.

Para além da diferença óbvia aos olhos nos tamanhos da caixa, também o mostrador é diferente comparando as diferentes referências: nos  modelos de 45 mm, o contador dos pequenos segundos é acompanhado do algarismo 9; já nas versões de 42 mm, como o mostrador é mais pequeno, às 9 horas encontramos apenas o contador dos pequenos segundos.

PAM00728
O Luminor Due 3 Days Automatic – Titanio – 45 mm (PAM 00729) além da caixa de 45 mm em titânio escovado – que contrasta com a luneta polida – apresenta às 9 horas o algarismo 9, ao lado do contador de pequenos segundos. © Officine Panerai

Com preços que oscilam entre os 8.400 euros (na versão com caixa de 42 mm em titânio) e os 21.500 euros (na versão com caixa de 42 mm em ouro vermelho e mostrador marfim),  os novos Luminor Due da Officine Panerai estão disponíveis na boutique Panerai da Avenida da Liberdade, em Lisboa.

Consulte o site oficial da Officine Panerai para mais informações.

Características Técnicas

Officine Panerai
Luminor Due 3 Days – Titanio – 42 mm (PAM 00728)

PAM 00728
Officine Panerai Luminor Due 3 Days – Titanio – 42 mm PAM 00728. © Officine Panerai

Referência/ PAM00728
Movimento/ Mecânico de corda manual Calibre P.1000 fabricado pela Panerai. Reserva de corda de 72 horas
Funções/
Horas, minutos, pequenos segundos, reposição dos segundos a zero
Caixa Ø 42 mm/
Titânio escovado
Mostrador/
Azul, escovado, com numerais arábicos e indexes luminescentes, segundos às 9 horas
Estanqueidade/ 30 metros
Preço/ € 8.400,00

Officine Panerai
Luminor Due 3 Days – Oro Rosso – 42 mm (PAM00728)

PAM00728
Officine Panerai Luminor 3 Days Oro Rosso – 42 mm PAM00728. © Officine Panerai

Referência/ PAM00741
Movimento/ Mecânico de corda manual Calibre P.1000 fabricado pela Panerai. Reserva de corda de 72 horas
Funções/ 
Horas, minutos, pequenos segundos, reposição dos segundos a zero
Caixa Ø 42 mm/ 
Ouro vermelho de 18 kt polido
Mostrador/ 
Branco, escovado, com numerais arábicos e indexes luminescentes, segundos às 9 horas
Estanqueidade/ 30 metros
Preço/ € 21.500,00

Officine Panerai
Luminor Due 3 Days Automatic – Titanio – 45 mm (PAM 00729)

PAM 00728
Officine Panerai Luminor Due 3 Days Automatic – Titanio – 45 mm PAM 00729. © Officine Panerai

Referência/ PAM00729
Movimento/ Mecânico de corda automática Calibre P.4000 fabricado pela Panerai. Reserva de corda de 72 horas
Funções/ 
Horas, minutos, pequenos segundos, reposição dos segundos a zero
Caixa Ø 45 mm/ 
Ouro vermelho de 18 kt polido
Mostrador/ 
Azul, escovado, com numerais arábicos e indexes luminescentes, segundos às 9 horas
Estanqueidade/ 30 metros
Preço/ € 10.900,00

Officine Panerai
Luminor Due 3 Days Automatic – Acciaio – 45 mm (PAM00739)

PAM00728
Officine Panerai Luminor 3 Days Automatic – Acciaio – 45 mm PAM00739. © Officine Panerai

Referência/ PAM00739
Movimento/ Mecânico de corda automática Calibre P.4000 fabricado pela Panerai. Reserva de corda de 72 horas
Funções/ 
Horas, minutos, pequenos segundos, reposição dos segundos a zero
Caixa Ø 45 mm/ 
Ouro vermelho de 18 kt polido
Mostrador/ 
Azul, escovado, com numerais arábicos e indexes luminescentes, segundos às 9 horas
Estanqueidade/ 30 metros
Preço/ 13.900,00 €

Outras leituras