Jaeger-LeCoultre Reverso – 85 anos e muito mais

Em 2016, a Jaeger-LeCoultre celebra 85 anos do Reverso, o inconfundível relógio com caixa reversível, criado a pensar nos jogadores de polo que viam os vidros dos seus relógios perecerem perante os impactos mais violentos que ocorriam durante o jogo. A efeméride justifica o lançamento de novos modelos que vai querer conhecer.

Press Release (adaptação)

JLC_85_anos_Reverso_03
© Jaeger-LeCoultre

Desde 1931, ano de sua criação, a emoção é garantida. Diante deste manifesto incontestável de estilo, o arrebatamento permanece o mesmo, ano após ano. Contando com a força de suas linhas despojadas, quase discretas, o Reverso da Jaeger-LeCoultre é um pilar da elegância que engloba todas as gerações e culturas.

JLC_85_anos_Reverso_1931
© Jaeger-LeCoultre
JLC_85_anos_Reverso_1933_blue
© Jaeger-LeCoultre

“Por ocasião de seu 85º aniversário, desejamos oferecer uma nova leitura do Reverso para que cada pessoa possa identificar rapidamente a coleção que lhe convém e o modelo que irá escolher. Para nós, o importante era promover uma evolução que respeitasse este relógio lendário tendo em mente algumas premissas: preservar a intransigência de um relógio excecional que concentra em si o talento de nossa Maison, a sua elegância e o seu espírito contemporâneo; tornar claras as coleções, por meio de três expressões estilísticas: Reverso Classic, Reverso Tribute e Reverso One, com universos e aspirações bem distintos; estruturar as dimensões clássicas, propondo três opções: pequeno, médio e grande; introduzir um movimento automático em diversos modelos da linha Reverso Classic, proporcionando um verdadeiro conforto de utilização; e, finalmente, convidar cada um a imaginar seu próprio relógio no Atelier Reverso. Essa foi a nossa missão. Temos o prazer e o orgulho de apresentar-lhes hoje seu resultado final”, refere Daniel Riedo, CEO da Jaeger-LeCoultre.

Eis então as novidades apresentadas:

Reverso Classic

JLC_85_anos_Reverso_01
© Jaeger-LeCoultre

O Reverso Classic distingue-se pelo status de ícone que o individualiza, mas que o dota de uma sedução confiante. A sua inspiração no estilo Art Deco, a sua caixa geométrica, os seus godrons, os seus algarismos arábicos e a sua escala dos minutos ganham vida com o passar do tempo e das modas.

Lançados em três tamanhos – pequeno, médio e grande –, os modelos Reverso Classic destinam-se tanto ao guarda-roupa masculino quanto ao feminino. Muito além de simples acessórios, destacam a aparência, a confiança em si, uma certa ideia do ser humano na qual a beleza pertence a todas as idades. Retrabalhadas, as asas da caixa são mais finas e assentam com melhor fluidez sobre o pulso. A decoração perlage na base da caixa assinala o refinamento do relógio com subtileza. Comum a todos os modelos da coleção Reverso Classic, o mostrador preto e branco do lado frontal é texturado: guilhoché no centro e escovado verticalmente na parte externa.

Além dos detalhes que homenageiam os códigos clássicos do Reverso, esta coleção expressa um verdadeiro conteúdo relojoeiro que se manifesta na vontade de incluir um movimento mecânico de corda automática na maioria dos modelos da coleção Reverso Classic, o que responde às exigências de funcionalidade e conforto da vida atual.

Reverso Classic

JLC_85_anos_Reverso_classic
© Jaeger-LeCoultre

O verso do relógio Reverso Classic em aço, lançado em três tamanhos de caixa, é um espaço privilegiado que dá livre curso à imaginação – por exemplo, por meio de uma gravura, que tanto pode revelar o que queremos dizer sobre nós mesmos quanto manter os nossos segredos bem guardados. Disponível para personalização está a gravação do logo alusivo aos 85 anos do Reverso.

Reverso Classic Large Duoface

JLC_85_anos_Reverso_tribute_classic_duoface
© Jaeger-LeCoultre

No Classic Large Duoface, lançado em aço e em ouro rosa, o segundo mostrador indica um segundo fuso horário. Investindo no princípio de reversibilidade, a Manufatura concebeu e desenvolveu movimentos capazes de comandar indicações que são exibidas em dois mostradores distintos. Essa invenção ainda é, até hoje, exclusiva da Grande Maison. No mostrador escovado e em guilhoché do lado frontal, abre-se, às 6 horas, a indicação dia/noite. No verso, o mostrador preto com acabamento clous de Paris, no qual se destacam extensos indexes marcados, exibe a hora de referência. No lugar do tradicional algarismo 12, a âncora que simboliza a Jaeger-LeCoultre domina a composição soleil que contrasta com a linearidade do lado frontal do relógio. Outra surpresa, esta face do relógio revela a presença discreta da massa oscilante.

Reverso Classic Duetto

JLC_85_anos_Reverso_classic_small_duetto_2
© Jaeger-LeCoultre
JLC_85_anos_Reverso_classic_small_duetto
© Jaeger-LeCoultre

Com dois tamanhos – pequeno e médio – e em duas versões – em ouro rosa ou em aço –, destina-se a diferentes tipos de pulso. Na frente, um mostrador branco para indicação das horas e dos minutos; no verso, o mostrador preto apresenta um estilo Art Deco sublinhado por duas fileiras de diamantes.

A coleção Reverso Tribute

A inspiração do Reverso Tribute vem do próprio coração do savoir-faire relojoeiro da Jaeger-LeCoultre. São testemunhas disso os relógios Reverso com grandes complicações como o Turbilhão e o Gyrotourbillon – este último integrando a coleção Hybris Mechanica.

Os mostradores são inspirados nos modelos originais, inscritos no património da Grande Maison. O espírito “1931” rima assim com um espírito vintage; mas um vintage audacioso, pois os relógios da época possuíam mostradores chocolate, azuis e mesmo vermelhos.

Generosa em matéria de complicações e invenções, a coleção Reverso Tribute distingue-se pelas proporções ideais da caixa, pelos mostradores coloridos com textura levemente granulada, pelos ponteiros dauphine, pelos indexes aplicados à mão e pela base de caixa, com acabamento soleil.

Animados por um movimento mecânico de corda manual, todos os modelos Reverso Tribute beneficiam do conceito Duoface com indicação dia/noite. Um discreto gatilho que permite o ajuste do segundo fuso horário foi integrado à caixa às 6 horas, preservando, dessa forma, a sua estética.
Reverso Tribute Duoface

JLC_85_anos_Reverso_tribute_duoface_2
© Jaeger-LeCoultre

O Reverso Tribute Duoface oferece uma presença discreta, mas autêntica. Com caixa em aço e indexes azuis, assume uma postura contemporânea. O mostrador do lado frontal é ligeiramente granulado e é animado por pequenos segundos de formato redondo. No reverso, o relógio apresenta-se completamente diferente, revelando uma faceta mais ousada, num intenso azul que vai ao encontro dos primeiros modelos Reverso.

Reverso Tribute Calendar

JLC_85_anos_Reverso_tribute_calendar_2
© Jaeger-LeCoultre

Mais complexo, o Reverso Tribute Calendar proporciona uma representação bem equilibrada do savoir-faire da Grande Maison. De um lado, apresenta a função tradicional de horas e minutos e calendário completo – dia da semana, mês e dia do mês; do outro, uma exclusividade do Reverso: a função Duoface. Na narrativa gráfica do lado frontal destaca-se uma intensa sofisticação, cujo ponto culminante é a indicação das fases da lua martelada, à qual, no verso e, em perfeita simetria, corresponde uma belíssima indicação dia/noite que pode ser lida através de um pequeno triângulo no mostrador. Por outro lado, o acabamento “clous de Paris” no mostrador guilhoché destaca a cor antracite, numa elegante sintonia com a caixa em ouro rosa.

Consulte o site oficial da Jaeger-LeCoultre para mais informações sobre os novos Reverso.

Outras leituras