fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Rolex Oyster Perpetual Datejust 36

O Datejust revolucionou a relojoaria com a introdução da data em disco e tornou-se no paradigma da Rolex. O novo Datejust 36 bicolor simboliza bem o percurso histórico da Rolex. Também porque, além de ser um Datejust e de apresentar o tamanho 36, é elaborado em Rolesor e inclui um design muito peculiar no mostrador.


Artigo originalmente publicado no número 77 da Espiral do Tempo (inverno 2021) 


A Rolex pode ter vários modelos da linha Professional entre os mais lendários e cobiçados da relojoaria, mas o Datejust é aquele que, desde a sua criação em 1945 e ao longo dos tempos, mais modelou a imagem da marca de Genebra e estabeleceu os alicerces para o que se verificou até aos dias de hoje. No espaço de quase oito décadas, e, sobretudo, até ao momento em que a média do diâmetro começou a crescer nos anos 90, o formato de 36mm foi talvez o mais comercializado – pelo que o novo Datejust 36 bicolor simboliza bem o percurso histórico da Rolex. Também porque, além de ser um Datejust e de apresentar o tamanho 36, é elaborado em Rolesor e inclui um design muito peculiar no mostrador.

Rolex Oyster Perpetual Datejust 36
| © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Tendo os modelos da linha Professional um mostrador consolidado, o Datejust sempre serviu de tela para variantes mais arrojadas no que diz respeito às cores e aos padrões. Como sucede com o motivo em palmeira escolhido para três novas variantes, a versão Rolesor com mostrador dourado e bracelete Oyster bicolor está acompanhada de uma Rolesor com mostrador prateado e bracelete Jubilee bicolor e de outra Oystersteel com mostrador verde e bracelete Oyster em aço. Aquando do lançamento do Datejust, o fundador Hans Wilsdorf escreveu: «Atendendo às caraterísticas da nossa nova criação, é forçoso admitir que se trata de uma obra-prima de ciência relojoeira. É a síntese de tudo o que fizemos até hoje». 75 anos depois, esse parecer está mais do que validado.

Uma combinação especial

A Rolex sempre foi reputada pelos modelos bicolores. Essa combinação é denominada Rolesor e foi patenteada em 1933, associando o aço de qualidade cirúrgica com base numa liga L904, que a marca apelida de Oystersteel, ao ouro de 18 kt moldado na própria fundição — tornando o relógio tão adaptado ao dia a dia, como a ocasiões mais solenes. A qualidade dos mostradores é irrepreensível; o desenho em folhas de palmeira oferece reflexos notáveis.

mostrador com motivo palmeira do Rolex Oyster Perpetual Datejust 36
| © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Alto rendimento

O Datejust revolucionou a relojoaria com a introdução da data em disco e tornou-se no paradigma da Rolex; a nova combinação Datejust 36, além das suas peculiaridades (material, mostrador, luneta canelada), apresenta todas as tradicionais valências: estanqueidade, fiabilidade e precisão cronométrica, através de um movimento automático. O Calibre 3235 de carregamento bidirecional garante 70 horas de autonomia.

Detalhe da janela da data no mostrador do Rolex Oyster Perpetual Datejust 36
| © Paulo Pires / Espiral do Tempo

→ O Datejust 36 constitui o paradigma da Rolex, e a nova combinação Rolesor com mostrador decorado personifica quase oito décadas de história. Com um rosto exótico para fazer a diferença.


Características técnicas

Rolex
Oyster Perpetual Datejust 36

Ano de lançamento | 2021

Referência | M126233-0037

Rolex Oyster Perpetual Datejust 36 visto de frente em fundo branco
Oyster Perpetual Datejust 36 | © Rolex

Movimento | Mecânico de corda automática. Calibre 3235. Aprox. 70h de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos, segundos, data, stop-seconds.
Caixa ø 36 mm | Oystersteel e ouro amarelo. Vidro de safira resistente aos riscos, lupa Cyclops na data. Estanque até 100m.
Bracelete | Rolesor amarelo com fecho Oysterclasp e extensão Easylink.
Preço | 11.550 €

Relógio cedido por Boutique Rolex Lisboa.

Visite o site oficial da Rolex para mais informações.

Outras leituras