F.P.Journe complementa biblioteca de Jean-Claude Sabrier adquirida em 2015

François-Paul Journe anunciou a aquisição de três novas obras de referência que vêm complementar a biblioteca do especialista Jean-Claude Sabrier (falecido em 2014), obtida em leilão pelo mestre marselhês em 2015 e que está atualmente exposta no showroom da manufatura da marca em Genebra.

Foto de abertura: Manufatura F.P.Journe. Genebra. © Fred Merz 

Em maio de 2015, François-Paul Journe surpreendeu ao adquirir a biblioteca horológica completa de Jean-Claude Sabrier, um especialista internacional e historiador de referência no âmbito da horologia/relojoaria. Na altura, a biblioteca foi à praça em Paris, com um total de 273 lotes, leiloados por 760.000 francos suíços, que incluíam quase mil trabalhos escritos, nomeadamente, manuscritos de grande valor de nomes como Ferdinand Berthoud, Pierre Le Roy, Antide Janvier, Abraham Louis Breguet ou Thomas Mudge…

Quando referimos que François-Paul Journe surpreendeu, também podemos acrescentar que não surpreendeu assim tanto – tendo em conta que é bem conhecida a verdadeira paixão que o mestre marselhês nutre pelo vasto mundo da história da relojoaria, bem como o modo como defende a relojoaria tradicional.

A razão pela qual o mestre adquiriu a biblioteca histórica prende-se com o facto de ter sido muito próximo de Sabrier. Ambos conheceram-se em Paris, tendo partilhado ao longo de 40 anos o interesse comum pelo mundo da relojoaria. Por outro lado, em comunicado, refere-se a importância e pertinência das investigações de Jean-Claude Sabrier, constituindo um trabalho com apontamentos técnicos e históricos cruciais para a compreensão das vidas e trabalho de grandes mestres relojoeiros. Para F.P.Journe ” a biblioteca não poderia ficar dispersa e seria impensável desperdiçar tal oportunidade”. Assim, quando adquiriu o incrível conjunto, composto por livros, manuscritos, cartas históricas, catálogos de leilões e excertos de trabalhos, o mestre fez questão de a acomodar num estante feita à medida no showroom da sua manufatura em Genebra.

Agora, é anunciada mais uma novidade: a aquisição de três obras de grande importância que vêm complementar uma coleção já de si com tanto valor. François-Paul Journe adquiriu assim como novas obras:

– Ferdinand Berthoud: Mémoire sur le travail des horloges et des montres à longitude. Paris 1792
– Louis Berthoud: Entretiens sur l’horlogerie à l’usage de la marine. Paris 1812
– François Crespe: Essai sur les montres à répétition. Paris (Genève) 1804

Jean-Claude Sabrier, foi galardoado em 1977, com um Gaïa Award pela sua contribuição para a pesquisa histórica em relojoaria e mais tarde tornou-se membro do juri do prémio MIH.

Outras leituras