fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

WATCH PHOTO AWARDS | O primeiro concurso internacional de fotografia de relógios

Já está aberto o primeiro concurso anual e internacional de fotografia de relógios – destinado tanto a amadores, como a profissionais. De maio a outubro, serão apresentados temas diferentes como mote de participação, com os prémios a serem atribuídos às imagens que melhor respeitarem os critérios de criatividade, realização técnica e que vão ao encontro do tema proposto. As fotografias vencedoras serão publicadas nos vários parceiros de media – entre os quais se encontra a Espiral do Tempo.

Já era altura de alguém avançar com uma iniciativa como esta, principalmente se tivermos em conta o modo como as redes sociais, em especial o Instagram, vieram contribuir para a divulgação de imagens e fotos de tudo o que esteja relacionado com o mundo dos relógios. Por isso mesmo, o lançamento de um prémio que procura destacar as melhores fotos de relógios é uma espécie de iniciativa tão que faz todo o sentido, mas que nunca ninguém tinha levado a cabo. Até agora…

Pois bem, em 2018 é lançado o Watch Photo Awards, um prémio que vem, como o nome o indica, premiar com pompa e cricunstância as melhores fotografias de relógios que são submetidas a concurso.

Relativamente aos critérios de participação, importa reforçar que a competição é aberta ao público em geral, sendo que o relógio fotografado tem de pertencer ao participante e tem de ser um relógio mecânico (automático ou manual). A exceção passa pelos relógios de senhora, em que são admitidos modelos de quartzo.

Cada mês terá um tema diferente para participação. O tema do mês de maio é bem inspirador:  ‘Azul’.

Sendo assim, os interessados devem enviar sua foto antes da meia-noite (horário da Suíça) do último dia de cada mês para o site oficial da iniciativa: watch-photo-awards.com (WPA). Mas, cada participante não poderá submeter mais do que uma fotografia e deverá preencher o formulário de inscrição disponível no site para validação da foto enviada.

No final de cada mês, o júri irá selecionar as dez fotos que melhor respondem aos critérios de criatividade, realização técnica e relevância para o tema, e as fotos selecionadas serão publicadas no site do concurso e sites parceiros, numa espécie de museu virtual de fotografia de relógios.

Depois, a fotografia vencedora do mês é escolhida por meio de votação pública; ou seja, a fotografia que obtiver mais votos é declarada vencedora do mês em causa. Já o prémio alusivo a cada mês será anunciado no site.

O vencedor irá receber um voucher de fim de semana para duas pessoas num hotel de 5 estrelas em Genebra. No mês de maio, o prémio contempla o Grand Hotel Kempinski.
Após os seis meses de concurso, todas as imagens selecionadas serão exibidas numa exposição no Museu de Arte e História de Genebra, no âmbito da exposição do Grand Prix d’Horlogerie de Genève, com a nota de que os vencedores serão convidados a estarem presentes na inaguração da exposição. Por fim, há ainda a possibilidade de a exposição viajar para outras cidades do mundo. Quanto a este aspeto, haverá mais detalhes para breve certamente.

Entretanto, inspire-se e deixe-se levar pelo seu espírito criativo…

Quem sabe se não será a sua a foto a vencedora?

Visite o site oficial do WPH para mais informações.

Outras leituras