fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Young Talent Competition 2020: Norifumi Seki é o vencedor

A F.P. Journe anunciou Norifumi Seki como o grande vencedor da edição de 2020 da Young Talent Competition, uma iniciativa promovida pela F.P. Journe com a The Hour Glass, um retalhista de relojoaria de luxo da região Ásia/ Pacífico. O jovem japonês recebeu a distinção pelo seu relógio de bolso com lua esférica e calendário.

Norifumi Seki, japonês de 23 anos, é o grande vencedor da edição de 2020 da Young Talent Competition, uma iniciativa promovida pela F.P.Journe desde 2015 – com o apoio da The Hour Glass, um retalhista de relojoaria de luxo da região Ásia/ Pacífico –  que tem como objetivo apoiar e promover a nova geração de relojoeiros independentes, identificando as mais talentosas criações e reconhecendo as conquistas de jovens aprendizes.

Spherical moon and drum calendar de Norifumi Seki © F.P. Journe

O júri desta competição é composto por personalidades de grande relevância no âmbito da área da relojoaria – nomeadamente, Philippe Dufour, Giulio Papi, Andreas Strehler, Marc Jenni, Michael Tay, Elizabeth Doerr e o próprio mestre François-Paul Journe – e a eleição é feita com base nas conquistas técnicas, na busca de complexidade na sua realização e no seu sentido de design e estética. Por outro lado, os relojoeiros deveriam ter eles próprios desenhado e criado o instrumento do tempo em causa, bem como a sua construção técnica.

Formado na Hiko Mizuno College of Jewelry, Norifumi Seki foi distinguido graças a um relógio de bolso da sua autoria com Lua esférica e indicação de calendário: « Na minha escola de relojoaria participei num curso onde os candidatos podiam fazer o seu próprio relógio durante um ano e escolhi fazer este relógio como produção da minha licenciatura. Eu quis fazer esta complicação em específico porque pensei que poderia ser interessante fazer um relógio com uma indicação de grandes dimensões das fases da Lua para aumentar a visibilidade. Tendo em conta que as indicações deste género com disco são muito limitadas em termos de design, decidi apresentá-la como uma esfera para a tornar mais visível.»

Norifumi Seki © F.P. Journe

Para Norifumi Seki, o grande desafio passou pelo calendário: « A dificuldade passou pelo facto de que a indicação vertical do calendário não funcionar como eu esperava, embora a indicação das fases da Lua funcionasse perfeitamente. Tive igualmente dificuldades em redesenhar e produzir a roda de balanço. Ainda estou a trabalhar na melhoria do salto rápido do calendário. Completamente feita de titânio, a esfera da Lua tem 20mm de diâmetro e é regulável com a ajuda de um botão localizado na lateral da caixa. Um terço da esfera é azulado pelo calor, enquanto os outros dois terços são revestidos a ouro. Apresentado por duas janelas, cada uma com dois tambores para os dígitos, o calendário é clássico, com o mês na janela da esquerda e a data na janela da direita – ambos são reguláveis pela coroa às 12h. Com a indicação de calendário é feita com tambores, em vez de discos, é conduzida por engrenagens perpendiculares ao plano do movimento.»

Spherical moon and drum calendar de Norifumi Seki © F.P. Journe

O jovem distinguido recebeu um diploma, bem como 20.000 de francos suíços que lhe irão facilitar a aquisição de ferramentas ou financiar um projeto relojoeiro.

Especificações técnicas do relógio vencedor:

Montre de poche Spherical moon and drum calendar
Caixa | Latão dourado 18kt amarelo – Diâmetro: 4,7 cm – Altura: 2,3 cm – Comprimento: 6,3 cm – Peso total | 140 g. Coroa e arco também em latão dourado amarelo 18kt.
Movimento | Revestido em ouro amarelo 18K, com perlage e decorações Côtes de Genève, ponte do balanço e roda de escape gravadas à mão.
Mostrador | Gravado guilhoché folheado a prata. Lua: diâmetro de 20 mm em titânio parcialmente dourado.
Ponteiros | Aço azulado aquecido e latão dourado.

Spherical moon and drum calendar © F.P. Journe

Visite o site oficial da F.P.Journe para mais informações

Outras leituras