fbpx

TAG Heuer Carrera Day-Date Monaco Grand Prix

EdT39 — Para comemorar a parceria oficial com o Grande Prémio do Mónaco, a TAG Heuer lançou uma edição especial de um cronógrafo dedicado à lendária corrida do mítico circuito monegasco — concebido não no emblemático formato quadrilátero do cronógrafo Monaco (cujo nome se inspirou precisamente no Grande Prémio do Mónaco), mas tendo por base o Carrera Calibre 16 Chronograph Day-Date.

Texto originalmente publicado no número 39 da Espiral do Tempo.

Carrera Chronograph Monaco Grand Prix
© TAG Heuer

A combinação de preto, prateado e vermelho — que é a cor do Principado e fornece também o toque racing — resulta num atraente relógio de tiragem limitada,  devidamente numerada de um a 3.000 e com diversas personalizações. Numa altura em que estão quase a cumprir-se 50 anos desde a génese do Carrera original, em 1964, o Carrera Day-Date Monaco Grand Prix Limited Edition é uma nova adição especialmente desportiva a uma das mais celebradas linhagens na história da relojoaria mecânica de pulso.


Mostrador instrumental

Carrera Chronograph Monaco Grand Prix
© TAG Heuer

O mostrador apresenta uma configuração tricompax com os totalizadores das horas (nas 6 h) e dos minutos (nas 12 h) ladeados por um anel prateado que contrasta com o fundo preto mate, enquanto o submostrador dos pequenos segundos inclui a inscrição Automatic Chronograph; o rosto do Carrera Day-Date Monaco Grand Prix Limited Edition é complementado por duas janelas para fazer jus ao nome — uma para a data, outra para o dia da semana. Os ponteiros vermelhos referentes à função cronográfica acentuam o caráter desportivo da peça. O vidro de safira antirrisco tem tratamento antirreflexo dos dois lados.


Respeito pela herança

Carrera Chronograph Monaco Grand Prix
© TAG Heuer

O Carrera Calibre 16 Chronograph Day-Date Monaco Grand Prix Limited Edition está declinado na maior caixa da histórica linhagem do Carrera: 43 milímetros de diâmetro. O formato perfeitamente redondo e as asas estilizadas respeitam o original de 1964; o grafismo da escala taquimétrica (que inclui a inscrição a vermelho «Monaco Grand Prix») sobre a luneta negra dá-lhe uma personalidade especialmente desportiva, e tanto o anel negro na coroa estriada como o anel vermelho no botão de acionamento/paragem do cronógrafo contribuem para o toque racing. O fundo contém o logótipo do circuito e a numeração.


Do metal ao cauchu

Carrera Chronograph Monaco Grand Prix
© TAG Heuer

Para ‘colar’ o Carrera Day-Date Monaco Grand Prix Limited Edition ao pulso há duas possibilidades de escolha: uma bracelete em borracha vulcanizada com as ranhuras típicas de um pneu ou uma bracelete em aço formada por cinco elos alternadamente polidos e escovados. Como não podia deixar de ser, a bracelete em cauchu apresenta o estilo mais apropriado a um relógio de inspiração automobilística e também é mais invulgar na história da coleção Carrera; surge equipada com um fecho de báscula com botões de segurança.


Motorização automática

Carrera Chronograph Monaco Grand Prix
© TAG Heuer

O Carrera original de 1964 era alimentado por um calibre de corda manual e foi um dos primeiros modelos da coleção (juntamente com o Monaco e o Autavia) a receber o primeiro mecanismo cronográfico automático aquando da sua apresentação pela marca, em 1969; o Carrera Day-Date Monaco Grand Prix Limited Edition apresenta uma motorização baseada num mecanismo cronográfico automático (Calibre 16, baseado no Valjoux 7750) que também inclui duas funções de calendário (dia e data).ET_simb


Características técnicas
TAG Heuer
Carrera Day-Date Monaco Grand Prix Limited Edition
Edição limitada a 3.000 exemplares

Referência/ CV2A1F.FT6033
Movimento/ Cronógrafo mecânico de corda automática Calibre 16.
Funções/ Horas, minutos, pequenos segundos, cronógrafo e data.
Caixa Ø 43 mm/ Aço, fundo com a gravação do logótipo «Monaco Grand Prix» e do respetivo número de edição limitada, vidro e fundo de safira com tratamento antirreflexo dos dois lados, estanque até 100 m.
Bracelete/ Cauchu com perfil dos pneus e fecho de báscula em aço.
Preço/ € 4.700

Outras leituras