Estão abertas, até ao final deste mês de maio, as inscrições para o Curso Profissional Técnico de Relojoaria da Casa Pia para o ano letivo 2021/2022. O Curso tem uma duração de três anos, destina-se a jovens com o 9º ano ou com formação equivalente e decorre no Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique.
A Casa Pia tem atualmente abertas as inscrições relativas ao ano de 2021/2022 para o Curso Profissional de Técnico/a de Relojoaria. Até ao final do mês de maio de 2021, podem inscrever-se jovens que tenham concluído o 9º ano ou formação equivalente.
O Curso tem uma duração de três anos, garantindo a certificação do 12º ano e Qualificação profissional de nível 4, e vai decorrer no Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique, em Belém.
As saídas profissionais passam por empresas de assistência técnica de relojoaria, lojas de relógios, ourivesarias ou outro tipo de pontos de venda. Os alunos são assim formados para «reparar, segundo as instruções dos fabricantes, qualquer relógio de uso pessoal. Sejam mecânicos ou eletrónicos, simples ou complicados; desmontar, limpar, montar, ajustar, afinar e lubrificar os diferentes tipos de maquinismos de relógios mecânicos e eletrónicos, analógicos ou digitais; reparar avarias ou defeitos detetados nos vários tipos de relógios; restaurar ou reconstruir peças e componentes a partir de dados e planos originais; polir e recuperar todos os elementos da caixa e bracelete do relógio; regular e efetuar os ensaios finais das peças, componentes ou órgãos reparados, utilizando cronocomparadores e aparelhos de teste específicos; organizar e gerir um serviço de assistência técnica.»
A Casa Pia de Lisboa forma mestres relojoeiros há mais de 125 anos e o Curso de Técnico/a de Relojoaria, no Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique, em Belém, e é o único do género na Península Ibérica. O Mestre Paulo Anastácio é o atual Diretor do Curso.
Para mais informações sobre os critérios de admissão e candidaturas, visite o site oficial da Casa Pia de Lisboa.