Dois dias para conhecer o Curso Profissional de Técnico de Relojoaria

O Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique da Casa Pia de Lisboa vai abrir as suas portas ao público para dar a conhecer a sua oferta formativa. Esta é também uma oportunidade para saber mais sobre o Curso Profissional de Técnico de Relojoaria. A iniciativa acontece nos próximos dias 20 e 21 de fevereiro e é sujeita a inscrição.

É já nos próximos dias 20 e 21 de fevereiro que o Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique da Casa Pia de Lisboa abre as suas portas ao público para dar a conhecer a sua oferta formativa. Entre os cursos disponíveis, encontra-se o Curso Profissional de Técnico de Relojoaria.

Com as candidaturas para o ano letivo 2024/2025 a abrir em breve, esta formação tem uma duração de três anos, destina-se a jovens com o 9.º ano ou com formação equivalente e garante a certificação do 12.º ano, bem como qualificação profissional de nível 4. As saídas profissionais possíveis passam por empresas fabricantes de relógios, empresas de assistência técnica em relojoaria, lojas de relógios, ourivesarias ou outro tipo de pontos de venda. Os alunos são assim formados para «reparar, segundo as instruções dos fabricantes, qualquer relógio de uso pessoal. Sejam mecânicos ou eletrónicos, simples ou complicados; desmontar, limpar, montar, ajustar, afinar e lubrificar os diferentes tipos de maquinismos de relógios mecânicos e eletrónicos, analógicos ou digitais; reparar avarias ou defeitos detetados nos vários tipos de relógios; restaurar ou reconstruir peças e componentes a partir de dados e planos originais; polir e recuperar todos os elementos da caixa e bracelete do relógio; regular e efetuar os ensaios finais das peças, componentes ou órgãos reparados, utilizando cronocomparadores e aparelhos de teste específicos; organizar e gerir um serviço de assistência técnica» de acordo com o site oficial.

relojoeiros a trabalhar nas suas bancadas na Casa Pia de Lisboa
A Casa Pia de Lisboa forma mestres relojoeiros há mais de 125 anos.

Para muitos jovens (e não só) algumas destas noções podem soar a algo de completamente novo, mas pode também não ser assim. Em qualquer dos casos, a iniciativa ‘Casa Aberta’ agora promovida foi pensada como uma oportunidade para ficar a saber mais e para descobrir os os meandros que estão por trás da formação em relojoaria. Neste sentido, os participantes vão poder conhecer as instalações formativas, realizar diversas atividades e conversar com alunos/as e docentes. É importante relembrar que a Casa Pia de Lisboa forma mestres relojoeiros há mais de 125 anos e o Curso de Técnico/a de Relojoaria, no Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique, em Belém, continua a ser o único do género na Península Ibérica. O Mestre Paulo Anastácio é o atual Diretor do Curso.

O Dia Aberto destina-se a educandos/as dos 9.º, 10.º, 11.º e 12.º anos em geral, docentes, técnicos/as e encarregados de educação. Vai decorrer entre as 09h00 e as 12h30 no Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique da Casa Pia de Lisboa. As inscrições podem ser feitas por telefone (213615200) ou por email (rosario.ferreira@casapia.pt).

Para mais informações, visite o site oficial da instituição.

Outras leituras