Na busca contínua pela perfeição, Ayres Gonçalo Silva Ferreira traça a giz sobre o tecido, quase como uma dança, fatos masculinos clássicos que revelam detalhes personalizados únicos. No seu atelier, o Ayres Bespoke Tailor, no número 22 da Praça D. Filipa de Lencastre, no coração do Porto, a Espiral do Tempo foi recebida sob marcação, à semelhança de todos os clientes que ali entram, para uma sessão fotográfica, por entre têxteis, rolos de etiquetas, agulhas, tesouras, botões e dedais. Descubra a entrevista a Ayres Gonçalo e a produção fotográfica no número 72 da Espiral do Tempo.
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A alfaiataria passou de geração em geração na família. Pode dizer-se que Ayres Gonçalo (39) já estava predestinado. O seu avô, Ayres Carneiro da Silva, hoje com 90 anos, foi considerado um dos melhores alfaiates de Portugal, com uma carreira de 70 anos e uma carteira de clientes que incluiu artistas famosos, personalidades do desporto, deputados e banqueiros. O neto foi o único a dar continuidade ao seu legado. Hoje, também ele é considerado um dos melhores neste ofício.
O seu estilo marca e distingue o seu serviço, que tem como público-alvo homens que valorizam a excelência e a exclusividade. É um mercado em ascensão, mas o luxo está ao alcance de poucas carteiras. O artífice acredita, porém, que «menos é realmente mais», e não se cansa de dizê-lo aos seus clientes, que ficarão com uma peça única que, muito provavelmente, irá vestir gerações vindouras.
Para quem não vê futuro nesta profissão, regozije-se por saber que ainda há quem mantenha viva a arte de fazer fatos como poucos sabem: um produto final de excelência que prima pela sofisticação, elegância e qualidade, e sempre com uma particularidade de irreverência, um segredo que fica reservado para o forro.
A entrevista completa a Ayres Gonçalo pode ser lida no número 72 da Espiral do Tempo (outono 2020), já disponível nas bancas. Mas surpreenda-se também aqui, com a galeria de fotos que resultou da nossa visita:
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Então e a prova? | Ayres Gonçalo no seu Atelier em Lisboa © Paulo Pires / Espiral do Tempo
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Seiko Presage | Ref. SRPB46J1 | Corda automática | Aço | 40,5mm © Paulo Pires / Espiral do Tempo
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Então e a prova? | Atelier Ayres Bespoke Taylor Porto © Paulo Pires / Espiral do Tempo
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Tag Heuer Monaco Grand Prix de Monaco Historique | Ref. CBL2114.FC6486 | Corda automática | Aço | 39mm © Paulo Pires / Espiral do Tempo
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Junghans Meister Chronoscope | Ref. 027/7323.01 | Corda automática | Aço com PVD de ouro rosa | Ø 40,7mm © Paulo Pires / Espiral do Tempo
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Jaeger-LeCoultre Reverso Tribute Moon | Ref. Q3958420 | Corda manual | Aço | 29,9 x 49,7 x 10,9mm © Paulo Pires / Espiral do Tempo
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Jaeger-LeCoultre Reverso Tribute Moon | Ref. Q3958420 | Corda manual | Aço | 29,9 x 49,7 x 10,9mm © Paulo Pires / Espiral do Tempo
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Franck Muller Cintrée Curvex Remember | Ref. 7880BSCATREM/OVPRV | Corda automática | Ouro rosa 18kt | 39,6mm X 55,4mm © Paulo Pires / Espiral do Tempo
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Franck Muller Cintrée Curvex Remember | Ref. 7880BSCATREM/OVPRV | Corda automática | Ouro rosa 18kt | 39,6mm X 55,4mm | Ayres Gonçalo no seu atelier no Porto © Paulo Pires / Espiral do Tempo
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Raymond Weil Maestro Moon Phase Automatic | Ref. 2239-PC5-00659 | Corda automática | Aço com plaqué de ouro rosa | Ø 40mm © Paulo Pires / Espiral do Tempo
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Então e a prova? | Atelier Ayres Bespoke Taylor Porto © Paulo Pires / Espiral do Tempo
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